Pressa e perfeiçãoAs pesquisas sobre a saída de PC Gusmão mostraram que a torcida entendeu e aceitou a decisão do presidente do Ceará, Evandro Leitão. O argumento de Leitão foi irrefutável: não poderia comprometer o cofre. Com a saída da comissão técnica, há necessidade de um recomeçar. A responsabilidade do novo treinador será muito grande, pois, quer queiram, quer não, terá seu trabalho comparado com o de PC na medida em que o certame for avançando. É natural que a expectativa sobre a qualidade do elenco aumente. A diferença a favor da Série A, quando em relação à Série B, exige comportamento superior, já pelas equipes de ponta que compõe a elite. Disso tudo Evandro sabe. E sabe também que, por mais paradoxal que pareça, terá de unir dois fatores tidos como opostos: pressa e perfeição. Em certas circunstâncias, isso é possível, sim.
OportunidadeO técnico Luiz Muller tem no Fortaleza a grande oportunidade de mostrar que já está pronto para tarefas mais exigentes que as de auxiliar de treinador, cargo que antes ocupou durante bom tempo de sua vida profissional. A carreira solo é o momento definitivo em que o técnico pode deslanchar de vez. Mas, para isso, terá de obter resultados que o façam ganhar as graças da torcida. Muller sabe disso muito bem. E um dia teria de topar esse desafio. O momento é este.
ObservaçõesSomente os times do interior e os da região metropolitana estão fazendo pré-temporada. Começaram a treinar mais cedo e cuidaram de promover experiências necessárias nesta fase. Dos chamados grandes da Capital, o Ferroviário partiu um pouco na frente com a chagada do técnico Armando Desessards. Ainda assim, num período mais de análise. /// No Fortaleza, o grupo reduzido e a chegada somente agora do novo treinador levaram o trabalho mais para ocupação de tempo e espaço do que para forte período de maior cobrança. /// No Ceará, a fase é de transição, longe das exigências de uma pré-temporada. A rigor, vejo mais recreação, em clima de espera, do que a aplicação de trabalho para valer.
Novas ideias. Novos rumosAssume logo mais a presidência da Federação Cearense de Futebol o advogado Mauro Carmélio. Chega com proposta de modernização. Mauro preparou-se para isso. Vinha há anos participando das atividades da mentora, conhecendo-a nos mínimos detalhes. Tem tudo para realizar belo trabalho. Solenidade de posse será hoje, às 19 horas, no Ideal Clube.
MensagemDo leitor José Arimatea Barroso Filho (arimateabarroso@hotmail.com): "A história se repete. Terminado o Brasileirão as equipes dispensam alguns jogadores. Ficam alguns prata de casa. Faz-se a pré-temporada. Quando começar o Campeonato Cearense, o time será totalmente diferente daquele que fez a pré-temporada". A observação do leitor só não é valida para os times do interior e região metropolitana que montaram seus elencos bem antes.
Notas & notas
Homenagem justa foi prestada pelo secretário de Esporte e lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, aos desportistas Airton Fontenele e Roberto Bonfim pela pesquisa e divulgação da memória do futebol. Bonfim produziu a "História Viva do Futebol Cearense". Airton é pesquisador emérito. /// De José Everardo Araújo de Sousa: "Se todo torcedor tivesse o comportamento que tem a torcida do meu FERRÃO, não seriam vistos atos de selvageria nos estádios".
Recordando
Ano 2000. A partir da esquerda: Jorge Mota, Sílvio Carlos e Fares Lopes. Hoje faz cinco anos da morte de Fares (19.12.2004). Ele deu muito de si pelo futebol cearense nos segmentos em que atuou (FCF, Fadec, Fortaleza). Fares foi também seresteiro dos bons. Tinha voz muito bonita. Gozei do privilégio de ouvi-lo muitas vezes. Restou a saudade desse meu querido amigo. (Acervo de Jurandy Neves).