Voltas que a vida dáPC GUSMâo certo com o Ceará. Fechado. Preto no branco. De repente, PC Gusmão fora do Ceará. Porangabuçu estremeceu. Sai o líder da melhor campanha alvinegra nos últimos 16 anos. Impossível diminuir o impacto da informação. Sensação de desmonte, principalmente pela anterior saída de jogadores como Geraldo, Erivelton, Fábio Vidal e Mota. A proposta dos auxiliares de PC, ou seja, Acácio e Jorginho, ficou bem acima do que poderia o cofre alvinegro. Inviável, pois, a permanência da comissão. Agora é começar tudo outra vez. Mudança de treinador é, a rigor, mudança de filosofia. Mexe com tudo. Mas, nestas voltas que a vida dá, a serenidade do alto comando alvinegro será fundamental na tarefa de contornar o problema. Evandro Leitão tem mais um desafio. O próximo: montar um time de qualidade superior ao que subiu para a Série A.
Outro exemploO goleiro Tiago Cardoso, após se consagrar com a camisa do Fortaleza, sendo um dos responsáveis pelo conquista de um título estadual, não teve na época seu contrato renovado com o Leão. Dizem que fez proposta elevada. Terá sido? Mas, também nas voltas que a vida dá, Tiago poderá outra vez fazer bonito no Pici. No futebol cearense as questões de renovação são muito nebulosas: o dirigente diz que o jogador pede muito e o jogador diz que o dirigente é pão-duro.
Causa e efeito
O presidente do Ceará, Evandro Leitão, não obstante as inquietações de agora, mantém inabalável o seu prestígio junto à massa alvinegra. Sua palavra é respeitada. Mas terá de agir rápido na solução dos problemas que estão surgindo, pois já se nota preocupação com relação à montagem do time para 2010, não apenas com relação ao "Estadual", mas ao Brasileirão. Explico: o certame estadual servirá de preparação para a competição maior. Portanto, o primeiro tem tudo a ver com o segundo, numa relação de causa e efeito. Expectativa abre-se com relação aos jogadores que o alvinegro pretende anunciar em breve. E agora sob o aval de um novo treinador. É natural o questionamento ora levantado.
Estádio Mauro Sampaio
O Romeirão, boa praça esportiva de Juazeiro do Norte, está pronto para ser palco dos jogos do Campeonato Cearense, inclusive para clássicos dos times da Capital, se necessário for. Entretanto, precisará de cuidados especiais quando da Série B nacional da qual faz parte o Icasa. Uma reforma para ampliar sua capacidade e modernizá-lo pegaria bem.
InovaçãoO fisioterapeuta Cláudio Taumaturgo, atualmente no Maranguape, parabeniza Mauro Carmélio, que assume a presidência da FCF amanhã, pela iniciativa de mandar incluir um fisioterapeuta na equipe de atendimento aos jogadores durante as partidas. /// Luís Torquato, por sua vez, elogia Mauro Carmélio pela escolha de Leandro Serpa para presidir a CEAF. Na opinião de Torquato, Leandro tem tudo para fazer belo trabalho.
TangerinasNo futebol cearense houve dois Tangerinas. O primeiro, nas décadas 60/70, era lateral-esquerdo. Ganhou títulos pelo Ceará e brilhou no Calouros do Ar. Hoje é veterinário e está bem de vida. O outro Tangerina destacou-se nas décadas 80/90. Revelado no Guarany de Sobral, transferiu-se para o Fortaleza, onde brilhou muito. Daí foi para o São Paulo, onde conseguiu títulos, alcançando lá o ápice de sua carreira. Não sei onde está no momento.
RecordandoTenho recebido muitas fotos para divulgação. Esta, enviada pelo colocarador Ricardo Amorim, é de um jogador chamado Carlos Alberto, que veio para o Fortaleza em 1999. Atou pelo Leão durante uma temporada. Portanto, faz dez anos que ele passou pelo Pici. Não tenho a menor idéia da posição dele no time tricolor. Quem lembra de mais detalhes a respeito desse atleta?