Montar e despontar
O futebol tem ensinado aos dirigentes que a montagem de uma boa equipe exige muito tempo, paciência, recursos financeiros, aplicação, enfim, exercícios continuados até alcançar a sintonia fina. Tudo é muito difícil na caminhada rumo ao ponto ideal. Entretanto, para desmontar uma equipe é tudo tão rápido quanto um raio. E o estrago é enorme. Situação assim vive agora o Fortaleza. Por duas vezes, chegou à Série A. De repente, viu o desmontar de tudo o que antes havia construído. Começar tudo do zero exigirá novo esforço, a partir da conscientização do torcedor. É muito natural que aconteça o afastamento da torcida em momentos de fracasso. A debandada inicial geralmente acontece. Mas depois, gradualmente, todos se reaproximam. O amor pelo clube acaba prevalecendo. O reagrupamento dependerá da habilidade do presidente.
Alto nívelA posse de Mauro Carmélio na presidência da FCF será no ideal Clube, dia 19 próximo. No convite, afirmações positivas como "prepare o coração: o melhor Campeonato da história vai começar". E mais: "Uma equipe que tem pé no chão e olho no futuro". As propostas são ousadas. No destaque, o apoio do Sistema Verdes Mares. Saber fazer um "estadual" eficiente não deixa de ser novo desafio, visando a silenciar os que, de certa forma com razão, ainda cuidam de criticá-lo.
IndefiniçõesHá muita indefinição ainda com relação à formação dos elencos de Ceará e Fortaleza. Isso não é bom, principalmente para os atletas que ficam em permanente inquietação sem saber como será 2010. O fechamento de um contrato no mês de dezembro é fundamental para que os atletas saibam onde matricular os filhos, já de olho no ano letivo seguinte. Há atleta embaralhado todo porque não sabe se ficará aqui ou terá de partir para outras cidades. Ouvi queixumes de jogadores que estão esperando definição. De um deles escutei: "Sabe lá o que é passar o Natal sem a tranquilidade de um destino certo para a família; sem saber onde será a moradia ou o colégio dos filhos. Isso é péssimo". Concordo plenamente.
De olho no tri mundial em TóquioO cearense Iarley, aí quando jogou pelo Ceará, é arma do Corinthians para ganhar a Libertadores e ir a Tóquio. Iarley é bi mundial de clubes. Jogou no Ferrão (1994), Quixadá (95), Real Madrid B-Esp (96/97), Celta-Esp (98), Melilla-Esp, Uniclinic (2000), Ceará (01/02), Paysandu (03), Boca -Arg (03/04), Dorados-Mex (04/05), Inter-RS (05/08) e Goiás (08/09).
Seleção BrasileiraMesmo com dois títulos mundiais de clubes (poucos conseguem isso), Iarley jamais foi lembrado para a Seleção Brasileira. Injustiça. Ele está com 35 anos (Quixeramobim, 29.03.1974). Na festa dos premiados pelo Sportv, ficou entre os três melhores atacantes da Série A 2009, ao lado de Adriano (Fla) e Ronaldo (Cor). Cearense para chegar à Canarinho tem de ralar. Iarley estará no Debate Bola da TV Diário amanhã às 22h30. (Dados de Airton Fontenele).
Caixa de entradaDe Walter Bastos (walter-wcb@hotmail.com): "O Leão vai ganhar o Campeonato Cearense 2010". /// De Darson M. Queiroz (darsonqueiroz@yahoo.com.br): "Discordo da maneira como você defende o Campeonato Cearense que, além de ser pouco viável financeiramente, também é fraco na qualidade das equipes. Gostaria de ver novamente o Nordestão, que gerava boa receita para os times locais. Então veríamos grandes jogos".
RecordandoDécada de 60.Esta foto foi batida no Estádio da Curuzu em Belém-PA. À esquerda, Baíbe, notável ponta-esquerda cearense na época em que ele jogou pelo Paysandu. Baíbe brilhou no América e na famosa seleção cearense, terceira colocada no campeonato Brasileiro de 1962. Hoje, Baíbe está aposentado. Retornou a Fortaleza, após morar em São Paulo. (Acervo de Jurandy Neves de Almeida).