Matéria-702856

Novo foco

Encerrada a temporada nacional, nas Séries A e B, o foco agora será o Campeonato Cearense que já começa em janeiro. Daqui até lá, rápido caminho. Além disso, haverá o natural recesso com as festas de Natal e Ano Novo. Quer queiram, quer não, o mês de dezembro não pode ser comparado aos demais meses do ano, já pelas peculiaridades. São festas e eventos relativos que oferecem oportunidade para comida mais farta. Jogador tem de policiar-se muito caso queira manter o peso. Por isso mesmo, como bem alertou o técnico Danilo Augusto, os times do interior produzem melhor no primeiro turno porque a preparação deles começa mais cedo. Aí fica um pouco mais fácil contornar a tradicional comilança do período. Além disso, o chamado campeonato "tiro-curto", como o nosso, favorece de início os que tiverem cuidados com isso.

Imagem de ídolo

Sérgio Alves é, depois de Gildo, o ídolo de maior prestígio junto à torcida do Ceará. Tem seu nome cantado em coro nos estádios. Construiu essa imagem marcando gols, máxime diante do Fortaleza. Daí ser chamado de Carrasco. Quando Sérgio encerrar a carreira, quem será o atleta a ocupar o espaço que nas décadas 60/70 foi de Gildo e, da década de 90 para cá, tem pertencido a Sérgio Alves? Impossível dizer. Ídolo assim leva décadas para solidificar posição. A vaga está aberta.

Filosofia

"Eu indiquei e trouxe alguns jogadores, mas vou aproveitar também os bons atletas de casa".
ARMANDO Desessards
Técnico do Ferrão

Confirmação de PC

Ontem pela manhã circulou informação de que PC Gusmão não havia fechado com o Ceará como antes fora divulgado. Logo André Figueiredo e Jurandi Júnior cuidaram de tranquilizar a torcida. André explicou-me que apenas os valores pedidos por PC, relativos à Série A 2010, ainda não tinham sido fechados oficialmente, mas que o Ceará resolvera atender o treinador. Autorizou-me a anunciar a presença de PC por mais um ano no alvinegro. Recado dado.

Melhores

No final dos certames, geralmente são eleitos os melhores. Não digo seja uma "seleção" senão lista de preferência pessoal. É difícil acompanhar todos os jogos das Séries A e B. De qualquer forma, pelo que pude ver na Série A, fico com a seguinte formação: Victor (Grêmio), Léo Mora (Fla), Miranda (São Paulo), Ronaldo Angelim (Fla) e Júlio César (Goiás); Pierre (Palmeiras), Guiñazu (Inter), Petrovic (Fla) e Ernanes (São Paulo); Adriano (Fla) e Diego Tardelli (Atlético-MG). Minha avaliação.

Torneio início

Pesquisas foram feitas para esclarecer a questão do "Troféu J. Markan" que está no Ceará, com a inscrição: "Acácia - ao campeão de 1921 - Ceará - 1923". Esse troféu deve ter sido entregue ao vencedor de Torneio Início. O pesquisador Airton Fontenele colheu os seguintes dados: o Bangu foi campeão do Torneio Início de 1920; o Fortaleza ganhou o Torneio Início de 1921. O Ceará ganhou o Torneio de 1922 e de 1923. Portanto, há um equívoco no troféu quando cita 1921. Correto seria 1922/1923.

"Temos que fazer tudo com muita serenidade, principalmente a contratação do técnico".

Jorge MOTA
Presidente do CD do Fortaleza

Recordando

A partir da esquerda: Alísio, Amilton Melo, Paulo Veloso e Mano. Eles faziam parte do time do Ferroviário. Alísio atuou também pelo Fortaleza. Amilton Melo, craque notável, brilhou no Fortaleza, Ceará e Atlético de Minas Gerais. Nunca mais soube notícias de Paulo Veloso. O ponta Mano está bem de vida e, vez por outra, sei notícias dele através do Lima Júnior. (Acervo de Elcias Ferreira).