O charme de volta
O futebol carioca, nos últimos oito anos, ficou à margem de título nacional na Série A. Em razão disso, perdeu posições no ranking nacional, principalmente pelo desempenho altamente positivo dos times paulistas. O último título da Série A conquistado pelos cariocas aconteceu no ano 2000, quando o Vasco da Gama sagrou-se campeão. Depois disso, só jejum (2001, Atlético-PR; 2002, Santos; 2003, Cruzeiro; 2004, Santos; 2005, Corinthians; 2006, 2007 e 2008, São Paulo). Observem o predomínio paulista com seis títulos nesse período, enquanto os Estados de Minas e Paraná ficaram com um cada. Agora, porém, o futebol do Rio de Janeiro mostra reação. A arrancada do Flamengo, de Andrade, está sendo extraordinária. Mão na taça mesmo. E o Vasco da Gama já conquistou a Série B. É o charme carioca que está de volta.
ParedãoA renovação de contrato do goleiro Adilson já era esperado. Adilson é muito bom. Além disso tem identificação com o clube. Não por acaso foi por duas vezes consecutivas eleito como melhor jogador do futebol cearense. Imagine só: um goleiro ser o melhor durante dois anos. É que Adilson ali extrapolou. Depois passou por uma fase ruim. Além disso, sofreu contusão. Tudo errado. Mas agora prepara a retomada. Expectativa e torcida pelo seu retorno. A conferir, pois.
EspeculaçõesUm dos momentos que mais detesto no futebol é exatamente o período em que a bola deixa de rolar. Quando a matéria prima escasseia, há campo fértil para especulações. Mais que isso: pululam as fofocas por toda parte. Todo cuidado é pouco. /// Época também em que os bons e maus empresários intensificam sua luta para a colocação de seus pupilos. Maior cuidado ainda se deve ter nessa hora. Não por acaso é o período em mais se compra gato por lebre. Experiência no ramo vale ponto. /// De Eudi Assunção recebi a seguinte mensagem: "Marçal será o treinador do Itapipoca Esporte Clube em 2010". Ótimo. Que ele possa desenvolver o trabalho que sempre tem produzido bons resultados. ///
Ausência confirmadaNa reunião do Conselho Deliberativo do Fortaleza, ontem, a ausência mais sentida foi a de Sílvio Carlos. Ele tomou a decisão de não comparecer, levando em conta a possibilidade de haver "temperatura elevada" no debate das questões. Também em vista de recomendação médica, Sílvio preferiu permanecer distante da vida do Fortaleza, cuidando apenas do futsal, onde há realizado significativo trabalho.
EstádiosMoro perto do Estádio Presidente Vargas. Continuo acompanhando a gradual chegada de material para a prometida reforma do PV. Mas até agora somente o material sendo descarregado. E nada mais. Queira Deus que, quando as obras começarem, haja respeito ao cronograma para evitar atrasos. /// Quanto ao Castelão, também a promessa de que tudo será feito para não prejudicar o Ceará na Série A, quando o alvinegro terá chance de faturar alto com grandes públicos e arrecadações. Já imaginaram como ficará o Castelão se o Flamengo for campeão brasileiro e vier enfrentar o Ceará?
Notas & notasO jovem Jean, de apenas 17 anos, é o artilheiro sensação do campeonato do município de Catunda, onde se sagrou campeão. "O garoto é muito bom", diz Dacildo Mourão, que o viu jogar. Atenção, portanto, olheiros de plantão. /// Dia 04 de dezembro, às 14h30, na Câmara Municipal de Fortaleza, Audiência Pública na qual serão debatidas as condições de trabalho dos cronistas esportivos do Estado do Ceará e as perspectivas de qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014. Requerimento de autoria da vereadora Eliane Novais, subscrito pelo vereador Iraguassu Teixeira.
Recordando1958/1959. Time de futebol de salão do América Futebol Clube. A partir da esquerda (em pé):Buik, Élcio, Joaci e Fernandinho. Na mesma ordem (agachados): Carrinho, Baíbe, Astrolábio e Celso. Detalhes: Baíbe brilhou na ponta-esquerda do América (futebol profissional) e da Seleção Cearense, terceira colocada no Campeonato Brasileiro de 1962. (Acervo de Jurandy Neves de Almeida).