EsperançasUm ano de trabalho sem o êxito esperado. Frustração total assinala os clubes que sentem na pele o drama do rebaixamento. Dinheiro jogado fora. Suor e lágrimas desperdiçados durante todo o tempo. De nada valeram os esforços. Em situações assim, há os que entrem em depressão. Há, porém, os que não se deixam abater mesmo diante das piores adversidades. Corretos estão os que reagem. Errados os que quedam numa postura de perda definitiva. Triste do ser humano que não tem força interior para recomeçar. A fraqueza de espírito é muito pior do que a própria derrocada. Esta pode ser transitória; aquela, perpétua. Ainda bem já são perceptíveis entre os dirigentes do Fortaleza os primeiros sinais da retomada da confiança num futuro melhor. O festival de desilusões vai ficando para trás. Mais cedo ou mais tarde estarão de volta as esperanças.
Exemplo
Ele deixou o futebol em pleno transcorrer da Série B. Disse que perdera o prazer de jogar. Refiro-me a Cleisson, de quem sou admirador, tanto por sua bela e vitoriosa história no futebol, quanto pela sólida formação moral e religiosa que ele tem. Um ser humano admirável. Talvez ninguém tenha percebido (nem eu), mas a renúncia de Cleisson pode ter sido um sinal de que as coisas no Pici estavam precisando de mudanças urgentes. De forma discreta, Cleisson preferiu sair.
Perspectiva
"O Fortaleza terá de colocar em prática todas as lições aprendidas na Série B de 2009".
Roberto Fernandes
Técnico tricolor
A festa em curso
A torcida do Ceará mostra-se incansável nas comemorações. Matéria mostrada no programa A Grande Jogada, apresentado pelo Sebastião Belmino, revelou facetas interessantes. Crianças e idosos, como se fossem de uma idade só, revelando energia continuada para cantar, gritar, embalar, dançar, enfim, exteriorizar todo tipo de sentimento de amor pelo clube. E observem que ainda haverá a tradicional carreata da classificação. Estou imaginando a multidão...
Para sempre
Muitos são os jogadores queridos de um clube, poucos, porém, os verdadeiros ídolos. A passagem de Sérgio Alves pela Ceará, que está contada em mais de três lustros, deu ao atleta a condição especial de amado, respeitado, com direito a ter seu nome gritado em coro nos estádios. /// Outro jogador amado, ídolo mesmo, embora tenha passado por períodos difíceis recentemente, é o goleiro Adilson. Ele conseguiu algo inédito no futebol: como goleiro ser eleito o melhor em dois anos consecutivos.
Notas & notas
Citei ontem uma frase de incentivo ao Fortaleza, mas não sabia o autor da mesma. O leitor Antônio Barroso de Sousa Neto mandou-me a mensagem a seguir: "A respeito da frase "Por trás de uma nuvem, há sempre um sol a brilhar", acho que é descendente do que falou Abraham Lincoln (Presidente dos Estados Unidos entre 1860/1865): "O SOL CONTINUA BRILHANDO POR TRÁS DAS NUVENS". Ela foi citada durante os movimentos em prol do fim da escravidão nas Américas".
"São 17 anos de Ceará. É uma bênção de Deus participar de mais um instante de glória assim".
Sérgio Alves
Ídolo alvinegro
RecordandoTime do Riachuelo que participou de um torneio em Sobral, com os três campeões de 1966 (América, Guarani e Riachuelo). A partir da esquerda (em pé): Gigante, Sílvio Carlos, Zé Renato, Otoni Diniz Filho, Maurício, Maninho, Zé Lino, Jessé, Hélio Rocha Lima e Surubita. Agachados (na mesma ordem): Leônidas, Fábio, Zé Maria Paiva, Pouchain, Chiquinho e Luizinho.