Profissional exemplarA presença do treinador Paulo César Gusmão no futebol cearense permitiu-me conhecer bem de perto um dos mais sérios e competentes profissionais do futebol brasileiro. Confirmou na prática seus conhecimentos. Poucas vezes equivocou-se nas leituras de jogo e nas substituições que fez. Seu índice de acerto foi elevado. Muitos jogos o Ceará ganhou após mexidas que ele processou no modelo tático, isso em pleno transcorrer das partidas. Basta o exemplo de como "matou" o jogo diante do Vasco no Maracanã, fato que assinalou a definitiva arrancada do Ceará rumo à classificação. Fora de campo, o trato respeitoso com os jogadores. Daí, transformou o time numa família unida pelo ideal e recíproco respeito. Homem de palavra, não vacilou em permanecer mesmo diante de propostas superiores. A contratação do ano. O técnico do ano.
Clip sensação
Um show de profissionalismo deu o editor de vt, Regis Ramos, da TV Diário, autor do melhor clip em homenagem à apoteose do Ceará. Impressionou porque belo nas imagens e profundo na emoção. Em cada gesto, um sentimento de amor, uma mensagem aos corações alvinegros. Ao ver o Clip, a maioria dos torcedores foi às lágrimas. Curioso detalhe: Regis, o autor da peça, é apaixonado torcedor do Fortaleza. Aí está um notável exemplo de isenção e de dignidade.
Sem precipitação
Quero Acreditar que o momento ainda não é o adequado para o alto comando tricolor tomar as mais duras decisões. Será importante esfriar um pouco mais a cabeça. A serenidade deverá nortear as posições que terão de ser assumidas em todos os níveis. O setores técnico e financeiro, até porque se ligam diretamente, terão de passar por recíproca reformulação. A estimativa de receita, dentro do novo momento, obrigará o tricolor a buscar alternativas. As contratações obedecerão a realidade do clube. Daí, nada de precipitações. Com mais alguns dias, superado o momento do abalo maior, tenho certeza de que os tricolores saberão traçar caminho seguro rumo a novas conquistas.
Futebol do Piauí
Como está o futebol do Piuí, que um dia alcançou projeção nacional com o Tiradentes? Na foto, a partir da esquerda: coronel Canuto Tupy Caldas, Airton Fontenele, o colunista e Elizabete Fontenele, filha do Airton. Detalhe: Canuto, nas décadas 70/80, foi responsável pela melhor fase do futebol piauiense. Já é tempo de o vizinho Estado buscar uma retomada.
O melhor
Jogador quando está bem logo recebe o reconhecimento público e igualmente dos especialistas. Dos dois técnicos melhor colocados na Série B, Dorival Júnior (Vasco da Gama) e PC Gusmão (Ceará), ouvi referências elogiosas a Geraldo. Dorival citou Carlos Alberto, do Vasco, e Geraldo, do Ceará, como destaque da Série B nacional. PC preferiu eleger Geraldo como o melhor da competição. Realmente, foram dois jogadores de extrema importância.
Saudade
de luto o futebol cearense com a morte de Airton Monte que jogou no Gentilândia e, após encerrar a carreira, foi na década de 60, narrador e comentarista da então Rádio Assunção (hoje Globo). Airton Monte estava com 82 anos de idade. Tinha vasta coleção sobre o futebol argentino, de quem era admirador. Dom Airton, como carinhosamente era chamado pelos familiares e amigos, foi pesquisar atento. Seu ídolo maior, Leônidas da Silva.
Recordando
Ítalo foi um dos maiores craques da época de ouro do futebol de salão do Crato. Aí ele ostenta o troféu de campeão de 1966 pelo WOLKS CLUBE.
Quando o Fluminense/RJ (futsal) jogou no Crato e tentou levá-lo, houve resistência familiar. Ítalo perdeu a grande chance de projeção nacional.
Hoje, aos 62 anos, Ítalo mora no Crato. Ele é irmão do comentarista Wilton Bezerra.