Competidor respeitávelA partir de agora o Ceará terá nova e grande responsabilidade: provar que será capaz de representar o Estado na Série A, não como simples figurante, mas como um competidor respeitável. Quero crer que o presidente Evandro Leitão, que soube muito bem aparelhar o time para ganhar a vaga na "B", igualmente saberá os caminhos a trilhar na elite. O nível da competição é superior. A cada rodada, como que em fila indiana, São Paulo, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Atlético/MG, Cruzeiro, Vasco da Gama, Avaí, Grêmio, Corinthians, Vitória, dentre outros. Haja desafio. Entendo que o grupo que aí está, com mais quatro ou cinco reforços de expressão, tenha condições de fazer belo trabalho. Pelo que ouvi dos dirigentes, jamais se admite em Porangabuçu participação efêmera do alvinegro na Série A. Querem, sim, fazer bonito. Ótimo.
Opiniões diferentesO jornalista Jussiê Cunha Filho entende que, em 2010, o Ceará tem de elaborar um plano de trabalho, visando a permanecer na elite por vários anos. Segundo Jussiê, a estrutura do Ceará ainda é pequena diante de gigantes que são bem aquinhoados com cotas altíssimas diante de valores menores pagos aos times da faixa do Ceará. Alano Maia também tem o mesmo ponto de vista de Jussiê. Já o companheiro Gomes Farias quer ousadia, conforme frase ao lado.
"A proposta do Ceará na Série A deve ser a de querer logo o título. Pensar alto".
Gomes Farias
Narrador esportivo
Fim da prostração
Está na hora de o Fortaleza deixar de lado as culpas e as penas. Não adianta ficar numa eterna prostração moral que a nada leva. Certa feita, li esta frase bastante significativa: "Por trás de uma nuvem, há sempre um sol a brilhar". Não sei quem é o autor da frase, mas ela poderá ser mote de reflexão entre os tricolores. A Série C tem de ser encarada como caminho para a viagem de volta à Série B. Portanto, mãos à obra. Ficar nas lamúrias será pura perda de tempo.
Competições
No futebol, glórias e fracassos fazem parte. Observem que o Fortaleza viveu seu momento de glória há poucos meses, quando conquistou o tricampeonato. Fez a maior festa. Ornamentou de bandeiras tricolores toda a cidade. Já agora, pouco tempo depois, aquela conquista ficou momentaneamente eclipsada pelo fracasso na Série B. Assim, um novo dia poderá descortinar novos momentos de elevação e alegria. Novas competições já estão aí. O ano novo está chegando, cheio de competições.
Notas & notasNo próximo fim de semana, de 27 a 29 de novembro, acontecerá o I Forum Cearense de Futebol. Dentre os palestrantes, Luís Roberto (narrador da Rede Globo), PC Gusmão, Evandro Leitão e PC Norões. Informações no site www.forumcearensedefutebol.com.br /// Domingo pela manhã, sairá da Praça da Imprensa, a carreata pela ascensão do Ceará à Série A. Detalhes serão divulgados pela Verdinha-810. Já imagino a multidão, máxime se o Vozão assegurar o título de vice-campeão da "B" no sábado.
"Aqui há jogadores de bem, mas, também, há jogadores vagabundos, sem compromisso".
Lúcio Bomfim
Presidente do Fortaleza
RecordandoDécada de 60. América Futebol Clube. A partir da esquerda (em pé): Silva The, Gari, Luciano Frota, Valdemir, Português e Edmilson. Na mesma ordem (agachados): Osmar, Juarez, Pouchain, Luciano Diogo e Baíbe. Detalhes: Luciano Frota é hoje médico conceituado. Nunca mais vi Luciano Diogo, que abandonou o futebol muito jovem ainda. (Acervo de Jurandy Neves de Almeida).