ConsolidaçãoOs alvinegros estão fazendo as contas para saber se já poderão festejar hoje matematicamente a subida do Ceará para a elite do futebol brasileiro. Se os concorrentes tropeçarem, principalmente Figueirense, Portuguesa e Ponte Preta, será possível, sim, desde que o Ceará obtenha mais três pontos diante do Atlético em Goiânia. É muito comum haver impaciência nessa hora. Exemplo disso está no próprio Vasco da Gama. Preparou a festa para o jogo diante do Fortaleza no Castelão, mas teve de adiá-la para o jogo seguinte no Maracanã, quando realmente se garantiu na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, perante mais de 81 mil pagantes. Ao Ceará, pois, a missão de consolidar sua posição. Se não confirmar a passagem hoje, certamente não passará do jogo com o Guarani no Castelão. Aí será pura festa, exatamente como fez o Vasco.
Na seleção
O futebol eficiente do zagueiro Erivelton, do Ceará, fez com que a equipe do site Futebol Interior o colocasse na seleção da Série B relativa à 34ª rodada. Eis na íntegra o comentário: "Mais uma vez mostrou muita seriedade para comandar a defesa do Ceará. Apoiado por quase 40 mil torcedores, no Castelão, o alvinegro venceu o Bragantino, por 2 a 0, assumindo a vice-liderança isolada. O Vovô está prestes a deixar a Série B, onde é o time mais antigo. São 15 anos ininterruptos".
"O professor nos pediu mais atenção, principalmente nas chamadas bolas paradas".
Gilmack
Zagueiro do Fortaleza
Nas mãos de terceiros
A situação do Fortaleza teve profunda alteração após o empate com o Bahia em Salvador. Até aquele momento, o Fortaleza ainda dependia apenas de si. Hoje, o tricolor cearense está também dependendo do resultado de terceiros. Síntese: ainda que vença todos os seus jogos restantes, o tricolor terá de torcer por tropeço dos que com ele disputam a primeira vaga fora da zona de rebaixamento. Complicação que aumenta a cada jogo, num cenário nada animador.
MotivaçãoNas entrevistas dadas ao Debate Bola (TV Diário), técnico e jogadores não admitiram o rebaixamento antecipado. Eles estão certos. Tem de haver motivação mesmo quando todas as condições se mostram desfavoráveis. Mas uma coisa deixou no ar preocupação a mais: a tão desejada união espiritual do grupo ainda pareceu distante na hora das comemorações dos gols de Luiz Carlos e Nicácio. Foram comemorações isoladas, numa prova inequívocas de que as arestas persistem. Isso não é bom.
Notas & notas"Eu sou fã dos guerreiros. Foguinho é um deles". Frase do colunista Sílvio Carlos, referindo-se ao Jubilou de Ouro profissional do narrador Francisco de Assis (Foguinho), ícone do rádio caririense e nordestino. /// Leitor sugere que o jornal publique as classificações finais de 2008 e 2009 para uma análise comparativa entre as campanhas dos nossos clubes. /// Cearense brilha no futsal no Joinville de Santa Catarina e na Seleção Brasileira. Trata-se de Fred, que nasceu em São João do Jaguaribe.
"Queda não deve ser motivo de vergonha, mas de retorno mais forte à Série A".
Roberto Dinamite
Presidente do Vasco da Gama
Recordando
Chinesinho morreu ontem. Em 1974, um dentre tantos vitoriosos momentos de sua brilhante carreira: o título estadual conquistado pelo Fortaleza. A partir da esquerda: Zé Carlos, Chinesinho e Amilton Melo, três dos que formaram o famoso "quadrado de ouro" com Lucinho. Chinês foi volante de fôlego e resistência física inigualáveis. Brilhou também no Calouros do Ar, Ceará e Seleção Cearense.