Jogar bemMais do que a vitória sobre o Bragantino, valeu ao Ceará a retomada do ritmo incisivo que parecia ter sumido. Serenaram os ânimos dos que estavam enxergando queda de produção na equipe. Na verdade, houve transitório declínio e não freio definitivo. Oscilação que difere de curva descendente, tão comum na reta final dos certames de longa duração. Boiadeiro e Vidal, mormente o primeiro, demonstraram resistência de maratonista. E, às vezes, também qualidade de velocista. Quanto a Mota e Wellington Amorim, precisam ajustar um pouco mais a linha ofensiva. A defesa do Ceará, mesmo não tendo se apresentado bem em Ipatinga, não tomou gol lá. E não tomou gol aqui diante do Bragantino, desta feita voltando a jogar bem. Com a aplicação de terça-feira, certamente o Ceará selará sua subida para a Série A já na próxima jornada.
Milagresna luta para sair da zona maldita, essencial será o Fortaleza não sofrer gols. Douglas tem feito milagres. Diante do Vasco da Gama, principalmente na pressão do visitante, ele garantiu a meta tricolor. Fez belas e arrojadas defesas. E só tomou depois o gol de Paulo Sérgio porque o sistema de marcação ficou desatento após o Leão marcar 1 a 0. A retaguarda do Fortaleza ainda não é confiável, como todos reconhecem, mas assim mesmo Douglas tem sido uma barreira.
Equivocado"Eu não estava impedido. Presto muita atenção e dificilmente fico em posição ilegal".
Sérgio Alves
Atacante do Ceará
Filosofia coral
Gostei da entrevista de Ribamar Soares, após aclamado presidente do Ferroviário. No primeiro item, ele logo traçou a filosofia de apoio às bases. E, claro, fez referência à preparação do elenco para a temporada 2010. Ribamar também cuidou de expressar sua preocupação com relação ao patrimônio coral que, segundo ele, está sucateado. Os torcedores muito esperam da nova diretoria. Afinal, o presente ano vai terminando cheio de frustrações para o time da Barra.
Cerco totalO Bahia está tomando todos os cuidados para não ser surpreendido pelo Fortaleza. Eles esperam público superior a 30 mil torcedores pagantes. Apesar disso, a disposição no Pici, pelo que ouvi do técnico e dos jogadores, é de superar todo e qualquer obstáculo. Se repetir o padrão apresentado diante do Vasco, o Leão terá condições de ganhar o jogo. Daí as alterações serem apenas as decorrentes dos cartões. É o jogo da última esperança para ambos. Velinha acesa num tempestuoso oceano.
Notas & notasEm 2008 o Barueri, com 63 pontos, garantiu sua classificação para a Série A 2009, após disputar 38 rodadas. Este ano o Ceará já tem 63 pontos na 34ª rodada e ainda não garantiu matematicamente sua classificação para a elite. Por aí se vê a diferença entre o nível deste ano e o do ano passado. /// Com a morte de Juvenal, zagueiro da Seleção Brasileira vice-campeã mundial de 50, restam vivos daquele elenco apenas Nilton Santos e Nena, por pura coincidência os dois zagueiros reservas.
"Partiu Juvenal, o último titular do drama da Copa do Mundo de 50 no Maracanã"
Airton Fontenele
Escritor
Recordando
Volto a publicar a foto da Seleção Cearense de 1962, agora com o nome de todos. A partir da esquerda (em pé): Lívio Amaro, Janos Tatray, William Pontes, Alexandre Nepomuceno, Aloísio Linhares, Haroldo Castelo Branco, Evandro, Carneiro e Surubita. Na mesma ordem (agachados): Carlito, Gildo, Mozart, Charuto e Baíbe. (Colaboração de Jurandy Neves).