Sonhos e realidadeA Série B está trazendo sonhos e insônias para muita gente, máxime para os clubes pendurados. Há treinador que não consegue conciliar o sono. É natural. A cobrança da torcida é maior que a dos cobradores de dívidas pecuniárias, quer pela pressão, quer pela persistência. Há gente delirando. Mas a realidade não pode fugir do foco. Nada de fantasia, gente. A missão do Fortaleza é dura demais: tem que ganhar do Vasco da Gama. Ganhar do líder. Ganhar do quase campeão. Impossível? Não, não. É difícil, muito difícil, mas possível. Sem babados. Nicácio e Luis Carlos, carrada de gols. O Vasco é favorito. O Fortaleza entra como azarão. Não conto as vezes em que o azarão saiu vencedor. Sonhos, muitos sonhos. Mas, não raro, sonhos viram realidade.
ComandanteRoberto Fernandes sabia que sua missão seria espinhosa. Mas jamais imaginou que seria muito pior que situações anteriores. A do Náutico, por exemplo, virou fichinha diante do tormento ora enfrentado no Fortaleza. Mas ele foi contratado para isso mesmo. Sem ilusões. De certa forma, Roberto Fernandes pode até ficar tranquilo. Se ganhar a vaga, virará herói. Se não ganhar, culpa nenhum terá, pois já pegou o time arrasado. Nesse último caso, será ruim apenas para o currículo.
Sem vacilar"Não existe essa de já ganhou. Temos de jogar todas as partidas com o mesmo empenho"
Paulo césar Gusmão
Técnico do ceará
Revendo conceitos
Fora de campo, PC Gusmão; dentro de campo, Geraldo. No alto, bem no alto, Evandro Leitão. Cada um, a seu tempo, cometeu equívocos e acertos. Evandro, por exemplo, confessou que um de seus maiores erros foi entender que o Ceará já estava campeão cearense quando ganhou o primeiro turno este ano. Resultado: perdeu o título e viu o Fortaleza tricampeão. Após o fracasso, Evandro concluiu que somente a subida para a Série A apagaria o vexame. Está quase chegando lá.
ObservaçõesDificuldades estão encontrando os ex-jogadores do Horizonte, Gilmack, Eusébio e Preto, quando passaram a lutar pela posição de titular, os dois primeiros no Fortaleza; o último, no Ceará. /// Interessante é que os três, em suas respectivas equipes, até tiveram boas apresentações em alguns jogos, mas não conseguiram manter regularidade de produção. Os três são bons jogadores.
Notas & notasAlô, Jurandy Neves! Gostaria de receber cópia da foto da Seleção Cearense de 1962. Quando a publiquei, não citei Haroldo Castelo Branco e Lívio Amaro. /// Hoje, aniversaria Nasion Feijó, gerente do Horizonte. Será alvo de justas homenagens. /// Everaldo Lopes, na Tribuna do Norte de Natal, mostra que ABC e América já mudaram de técnico quatro vezes. Daí as dificuldades de ambos.
"Estava há muito tempo aguardando por essa oportunidade. Espero poder contribuir"
Marcelo Bonan
Goleiro do Ceará
Recordando
1980. No Jockey Clube cearense, o hoje presidente do tribunal de justiça do, desembargador Ernani barreira Porto, ao lado de familiares (o pai hugo porto, a tia elsa, os primos tubay Filho, barreirinha e ronaldo), Comemorando a vitória de J. Aurélio no GP Turbay Barreira.