RecuperaçãoO Ceará atuou mal em São Paulo, máxime no segundo tempo. É hora de recuperar-se perante sua torcida. Jogo para três pontos, haja vista as condições favoráveis. Mesmo com a ausência de Wellington Amorim e João Marcos, os substitutos anunciados estão em condições de manter o padrão. Careca, então, tem jogado muito bem. Preto andou oscilante, mas teve momentos bons. Que saiba aproveitar melhor a chance de agora. Basta retomar o futebol que o fez destaque no Horizonte. No mais, PC Gusmão não mexe na estrutura senão quando extremamente necessário. E é bom que assim seja mesmo. A derrota diante da Portuguesa serviu de advertência. Erro estratégico como o recuo adotado na fase final não pode aqui ser repetido sob pena riscos maiores. Em compensação, nada de aventuras como lançar-se todo ao ataque porque está em casa. Tudo a seu tempo, de acordo com as circunstâncias.
AdversárioNos últimos cinco jogos, o Duque de Caxias ganhou do Bahia em Salvador (1 x 2), empatou com o Brasiliense no Rio (0 x 0), também no Rio ganhou do Ipatinga (3 x 1), perdeu para o Guarani em São Paulo (2 x 1) e no Rio ganhou do São Caetano (2 a 1). São três vitórias, um empate e uma derrota. Nítido processo de recuperação.
CuidadoAtenção senhores zagueiros e demais companheiros que trabalham próximos da área. Todo cuidado na hora de atrasar bolas para o goleiro. Já basta a infelicidade de Anderson, do Ceará, e de Everaldo do Fortaleza. Não custa nada também pedir aos goleiros que se previnam contra situações semelhantes. Comunicação, gente. E falando alto. Gritando mesmo, se possível.
Inverso
Os interesses de Ceará e Fortaleza às vezes convergem, mas na rodada de hoje estão conflitantes por óbvias razões. Vitória do América sobre a Portuguesa será ótima para o alvinegro cearense e péssima para o tricolor de aço. Se acontecer o contrário, será muito ruim para o Ceará.
Interesse alvinegroUma vitória do Fortaleza ou empate no jogo com o Bragantino, hoje, dará mais sossego ao Ceará, pois reduzirá a possibilidade de o time paulista chegar ao G-4. Além disso, o Bragantino será adversário do Ceará na 37ª rodada. Aí o Ceará já pegará o Bragantino com o moral abalado.
Harmonia
Mais que nunca o Fortaleza está precisando de paz interior, ou seja, harmonia espiritual entre seus componentes. Sem esta, não haverá como alcançar a união de esforços em campo. Uma coisa depende da outra.
DificuldadesIndependente da situação interna do Fortaleza, já seria normal encontrar dificuldade em Bragança Paulista. Mais ainda sem Élton, que vinha sendo um dos destaques do Leão. Será um teste definitivo para o poder de superação do grupo.
Conversa francaEntre homens civilizados, tudo é possível, principalmente quando se cuida de retratação. Não vale um simples e formal pedido de desculpa, mas uma retomada de recíproco respeito. É assim que terá de ser o reencontro entre Luiz Carlos e os companheiros que por ele se sentiram ofendidos.
ResponsabilidadeA cobrança de comportamento no Fortaleza terá de ser mais rigorosa nesta reta final, compreendendo disciplina dentro e fora de campo. Compromisso sagrado com empenho de palavra de homem, que não precisa de assinatura, mas de caráter.
"Futebol na pista"Sucesso teve o Dunas Race 2009 no Autódromo do Eusébio. A corrida estendeu-se de sete da noite de sábado às sete da manhã de domingo. O futebol participou, pois a equipe vencedora (categoria quarteto 6h) foi formada por torcedores do Ceará, devidamente uniformizados. No embalo da boa campanha do time, a equipe recebeu o nome de "Rumo À Primeira Divisão GPA Club". Foi uma das atrações da prova organizada pela Piauí, de Adolfo Perdigão, e elogiada pelos participantes.
Orações
Família alvinegra em orações, amanhã, sábado, às 19 horas, na Igreja das Irmãs Missionárias (Av. Rui Barbosa, 1246), na missa de 7º dia pela alma de Ieda Castelo Branco Camurça, irmã do presidente do conselho deliberativo do Ceará, Castelinho Camurça. Lembranças da querida torcedora.
RecordandoDécada de 60. Uma das formações do Calouros do Ar. Identifiquei Edilson (o primeiro em pé a partir da esquerda), Luciano (o primeiro sentado, também a partir da esquerda), e o goleiro Jairo (o quinto sentado na mesma ordem). Quem identifica os demais? (Acervo de Elcias Ferreira).
"Nesta Série B, os últimos estão dando susto nos primeiros. Todo cuidado é pouco".
Teófilo Neto
Defensor público