Sem menosprezoA análise das campanhas aponta o Ceará como favorito de hoje diante do ABC. Os números são amplamente favoráveis ao alvinegro cearense. Além disso, o Ceará tem jogado melhor fora do que em casa. Mas isso é apenas um lado da história. No futebol ninguém pode desprezar as lições passadas.
O ABC tem tradição. Verdade que faz trabalho pífio na atual Série B. Entretanto, tal fato não autoriza relaxamento por parte do Ceará. Para evitar surpresas, o ABC deve ser encarado não como o 16º colocado, mas como se líder fosse.
Correto é o Ceará posicionar-se assim. Esqueçam o ABC como time sofrido de hoje. Olhem-no como um time capaz de reações imprevisíveis. Somente assim será possível aos cearenses evitar os incômodos naturais da falta de precaução.
O Ceará é melhor. O Ceará está melhor.
Tem tudo para mais uma vitória. Primeiro passo: não menosprezar o adversário.
RespeitoAcompanhei com atenção as entrevistas dos jogadores do ABC, divulgadas pelos meios de comunicação de Natal. Todos demonstraram respeito pelo Ceará. Entrevista segura deu Júnior Negrão, que conhece bem o futebol cearense porque por aqui já passou.
PenduradoMexida geral poderá fazer o técnico do ABC, Flávio Lopes. E tem razão. O time sob seu comando está pendurado. Tem o mesmo número de pontos (31) do Bahia, que está na zona. O ABC está fora da zona porque tem uma vitória a mais. Portanto, diferença mínima. Não poderá tropeçar diante do Ceará.
CircunstânciasTal situação obrigará o ABC a assumir riscos. Terá de buscar resultado com jogo ofensivo. Ainda assim, Lopes anuncia um possível 3-6-1.
Uma "multidão" na meia-cancha. Não sei se o ideal para quem precisa ganhar de qualquer maneira.
Ausência
No Ceará apenas a ausência de Boiadeiro. Nesta parte, uma queda no potencial de apoio pela direita, onde o ala vinha "voando baixo" antes de padecer contusão no jogo com o Fortaleza. Vai Arlindo Maracanã.
DiferençaCom Maracanã muda um pouco. Se não tem a mesma subida eficiente pela direita, ele costuma surgir como elemento surpresa em diversos setores. E, não raro, conclui jogadas. Com Maracanã o Ceará terá também opção de gols nas cobranças de falta próximas da área adversária.
RetornoFabrício e Heleno de volta ao time principal do Ceará. Retorno normal dos titulares. PC Gusmão só mexe ou muda a formação quando necessário.
Sem escolhaInteressante análise fez o técnico Roberto Fernandes sobre os adversários do Fortaleza. Mostrou que ou pega um adversário também na luta contra o espectro do rebaixamento ou pega um que está na briga pelo G-4. Síntese: não tem escolha. Serão dez decisões.
VerdadeConferindo a opinião de Fernandes, basta ver o caso presente. Pega o Figueirense, que quer chegar ao G-4. Depois pega o América que está na zona. Posteriomente encara o Atlético-GO (terceiro colocado). Vai a São Paulo enfrentar o Bragantino que ainda sonha com o G-4. E volta para casa onde receberá o líder Vasco da Gama. É incrível, gente.
Compromisso
Diante de tantos desafios e dificuldades, o técnico Roberto Fernandes mandou recado curto e grosso: somente ficarão integrados os que tiverem compromisso fechado com o clube. Certamente quem não se doar acabará perdendo aposição. Está certo.
Insustentável
Paulo Wagner, que tanto de si deu ao Ferroviário, viu o desgaste chegar após várias divergências internas.
O insucesso na Série D mais transtorno e contratempo trouxe ao Ferrão. Paulo
cansou de tudo isso. É mesmo muito difícil ser presidente de um clube de futebol que fica inativo boa parte do ano.
Não sei como se seguram os times do interior, pois passam a maior parte do ano a contemplar as outras divisões.
É triste, amigos.
DecisãoEm Jaguaribe, amanhã, decisão do certame municipal. No Estádio Azulão, às 16 horas, jogam Corinthians e Tubo Arte. A equipe da "Jaguaribe FM" (Aurino Bento, Carlito Pinheiro e Douglas Carvalho) fará a transmissão.