Matéria-677466

Interesses recíprocos

Não vejo nada demais a torcida de um time torcer por vitória do maior rival diante de outros adversários, quando comuns forem os interesses. Quer queiram, quer não, Ceará e Fortaleza estarão entrelaçados na próxima rodada porque a vitória de ambos facilitará o objetivo dos dois na competição. Desconhecer essa verdade fica para os radicais que se apegam à intolerância. Argumentam alguns que, pelos pontos disponíveis, nem o Fortaleza precisa do Ceará, nem o Ceará precisa do Fortaleza. É verdade. Mas um breque nos concorrentes diretos poderá ajudar muito no caso de tropeços dos times daqui. Portanto, vitória do Ceará sobre o ABC não permitirá que este abra distância sobre o tricolor. E vitória do Fortaleza sobre o Figueirense segurará o time catarinense na pontuação que ora desfruta. Você pode até não torcer pelo rival, mas certamente poderá ser beneficiado por ele.

Rodada

Dois jogos hoje abrem a 29ª rodada da Série B. O mais importante para o Ceará envolve Portuguesa e São Caetano, dois diretos concorrentes ao G-4. A Portuguesa (6º, com 44 pontos) e o São Caetano (7º, com 41 pontos). O melhor resultado será um empate porque limitará a reação de ambos.

Purgatório

A partida Vila Nova (12º) e Bragantino (11º) pouco interesse tem para os cearenses. Ambos estão na faixa intermediária, afastados portanto de Ceará e Fortaleza. De qualquer forma, por razões óbvias, um empate seria o melhor resultado para segurá-los mais ainda na faixa do purgatório.

Comparação

Continuo observando as análises comparativas da atual Série B com relação à classificação da mesma série em 2008. Se repetidos os dados, o último do G4 entrará com 63 pontos, tal como entrou o Grêmio Barueri. Nesse caso, o Ceará precisaria apenas de 13 pontos, ou seja, quatro vitórias e um empate.

Projeção

Os estudiosos dos números atuais entendem que a pontuação para subir este ano será maior que a do ano passado. Há quem estime em 65 pontos razão por que em Porangabuçu estão trabalhando com a hipotética necessidade de cinco vitórias. São indicativos que poderão sofrer alteração para mais ou menos, dependendo da combinação de resultados.

Cedo

Não obstante os números acima, ainda acho cedo para tais verificações. Faço referência a isso muito mais por solicitação do torcedor do que por desejo de minha parte. Entendo que, como diz PC Gusmão, a meta deva ser sempre ganhar. E a vaga virá por acréscimo.

Produção

É voz comum a conclusão de que o Fortaleza melhorou muito com Roberto Fernandes. Impressionante como em apenas três jogos o tricolor saiu de uma postura confusa para atitudes convincentes. Se Roberto tivesse chegado um pouco antes, certamente o Leão não teria afundado como afundou nas mãos de Giba.

Seleção

No site paulista "Futebol Interior", a seleção eleita na 28ª rodada contemplou três nomes do Ceará: Fábio Vidal, Mota e PC Gusmão, que foi o técnico escolhido. Muito justa a escolha dos três. A participação de Mota foi decisiva. PC mexeu muito bem, até mesmo quando obrigado pelas circunstâncias.

Clássico no pedal

O clássico-rei foi acompanhado de forma diferente por cerca de 300 ciclistas do grupo Bilas do Sertão, que na noite de sábado percorreu 135 km, de Fortaleza a Canindé, via Maranguape. O rádio foi o grande aliado de quem, mesmo no pedal, não abria mão de acompanhar o jogo. Motivo de comemorações e brincadeiras para o grupo que chegou à Basílica de São Francisco já perto das 5h da manhã de domingo.

Intermediários

O presidente do Guarany, Luiz Torquato, prevê mais dificuldades para os times intermediários no certame estadual de 2010, caso o Ceará suba para a Série A. Ele diz que, assim como outros clubes interioranos, o Guará não tem nenhum jogador. E, no momento, nem grana para contratações.

Notas & notas

Meu abraço ao querido amigo, comentarista Sérgio Pinheiro, que hoje aniversaria. Amizade intocável de mais de 40 anos. ///Também aniversariam Paulino Rocha Filho e Gustavo Adolfo Maia, duas pessoas maravilhosas. Parabéns a todos.

Recordando

A partir da esquerda: Lucinho, Gil Mineiro, Djalma e Everaldo, quando atuavam pelo Ceará. A foto me foi enviada pelo colaborador Elcias Ferreira. Tenho uma dúvida quanto à data. Elcias diz que a foto é de 1978. Creio haver algum equívoco, pois Everaldo esteve no Ceará em 1994.

"Se eu merecer vencer o campeonato, vencerei".
Rubinho Barrichello, analisando suas chances na Fórmula 1

Piloto brasileiro da Brawn