Leão despertou!No dia 18 de setembro, escrevi uma matéria sob o título "Acorda, Fortaleza!". Em determinado trecho questionei: "Cadê o brio? Cadê a raça? Cadê a mística daquelas camisas que Blanchard Girão imortalizou na sua crônica? Onde sepultaram o respeito aos dirigentes históricos como Alcides Santos, coronel Mozart Gomes e Otoni Diniz? Estão transformando o Fortaleza num corpo em decomposição? Não, senhores! Uma instituição que orgulha os cearenses não pode ser jogada na vala comum das humilhações como o Fortaleza está sendo jogado. Qualquer time de subúrbio é capaz de expectorar na face dos tricolores. Se o Leão cair para a Série C, não será o fim do mundo, mas certamente será o mais vergonhoso enfraquecimento moral dos últimos tempos". Mas hoje, 28 de setembro, exatos dez dias depois do lembrado artigo, vejo que o Leão despertou. A goleada sobre o Campinense sacudiu. Trouxe esperança.
Ação
O Fortaleza prostrado cedeu espaço ao Fortaleza pleno de confiança. O Campinense, porque na zona de rebaixamento, pode até ser questionado como parâmetro, mas pouco importa. Vale mesmo a reação forte dos tricolores após a contratação do novo técnico Roberto Fernandes. Para espantar crise, vitória a partir de 3 a 0 é um santo remédio.
SimplificaçãoAs medidas de última hora, já em cima do prazo final, mostraram que Lúcio Bonfim e Renan Viera, mesmo no desespero, fizeram o possível e o impossível para tirar do atoleiro a máquina tricolor. O passo inicial foi dado.
IncentivoPelo esforços s agora empreendidos, lembrei outro trecho do artigo que escrevi no dia 18 de setembro: "Senhores, o Fortaleza não é um time qualquer para ser levado na ridicularia, alvo de gozações como coisa de pouco valor. Este time tem em sua história dois títulos de vice-campeão da Taça Brasil, título do Nordestão, dezenas de títulos estaduais. Não faz muito, por duas vezes representou o futebol cearense na Série A." Creio que essa crítica construtiva foi compreendida e já produz os frutos iniciais.
PróximoComo disse o técnico do Fortaleza, Roberto Fernandes, nada de querer ganhar tudo de uma vez, tumultuando as cobranças sobre os jogadores. Correto é ir por etapas. Passo a passo. Depois do Campinense, agora vem o Ipatinga. Cada adversário no devido tempo.
ConcorrentesO Fortaleza poderá sair da zona já amanhã, caso ganhe do Ipatinga. Basta que haja empates ou derrotas dos seus concorrentes (América, ABC e Campinense). Aí o Leão sairá da zona pelo saldo de gols.
A vez do CearáFigueirense e São Caetano passaram a ser os concorrentes mais diretos do Ceará. Querem tomar-lhe, claro, a quarta vaga. O Ceará, porém, tem o adversário teoricamente mais fraco, o Campinense. O Figueirense pega o Vasco no Maracanã. E o São Caetano recebe o Guarani. Mas a pequena margem de pontos preocupa.
VitóriasO Ceará precisa ampliar também o número de vitórias, segundo critério de desempate. Um triunfo amanhã sobre o Campinense ampliará um pouco a margem de manobra a favor do Ceará nos dois critérios iniciais que definem a classificação. Isso será importante.
CuidadoQuem viu a apresentação do Campinense diante do Fortaleza observou as limitações do visitante. Mas o Ceará incorrerá num grave equívoco se imaginar facilidade em Campina Grande. Ora, amigos, o Campinense está no desespero, sob o espectro do rebaixamento. Qualquer time em situação assim torna-se imprevisível, máxime quando em casa.
Mais firmezaNão gostei do primeiro tempo do Ceará diante do São Caetano. Creio que o modelo mais adequado é o do segundo tempo, quando buscou o jogo e arriscou um pouco mais. É bom lembrar que um empate amanhã poderá dificultar sobremaneira as pretensões alvinegras.
AlternandoIncrível como o Campinense vem alternando vitória e derrota nas seis últimas rodadas. Ganha em casa e perde fora. Ganhou do Brasiliense (1 x 0), Ipatinga (5 x 1) e Bragantino (2 x 0) em Campina Grande. Perdeu fora para Guarani (3 x 0), Atlético/GO (1 x 0) e Fortaleza (3 x 0). Vem se impondo em casa. Motivo de alerta e cuidado para o Ceará.
Recordando1961. Rara foto do Usina Ceará. A partir da esquerda (em pé): Zezito, Vicente, Batista, Evandro, Jairo e Vila Nova. Na mesma ordem (agachados): Cleto, Luiz Garapa, Lucena, Valter Rolemberg e Baíbe. O Usina foi duas vezes vice-campeão cearense. (Acervo de Jurandy Neves de Almeida).
"Estou muito contente em me filiar agora ao PSDB".
Romário, cometendo engano ao filiar-se ao PSB
Ex-jogador de futebol, citado na Veja desta semana