ContrasteIncrível contradição: o líder, Vasco da Gama, tem 39 gols marcados. O lanterna da competição, o Fortaleza, também tem 39 gols marcados. Não lembro de ter visto isso alguma vez. Creio ser fato inaudito. Além de Vasco e Fortaleza, a Ponte Preta de Campinas (8ºlugar) também assinalou 39 gols. Mas o melhor ataque da Série B é o do Atlético de Goiás, com 48 gols. São os melhores da competição. A pergunta é: como o Fortaleza, sendo o último colocado, conseguiu montar um ataque tão eficiente? E mais: como, num verdadeiro contraste, conseguiu também a proeza negativa de montar a pior defesa do Brasil? O Fortaleza sofreu 44 gols. Na Série B nenhum outro clube sofreu tantos gols. Na Série A, sim, Sport (vice-lanterna) e Náutico 16º) também sofreram 44 gols. Uma marca que confirma a vulnerabilidade há tanto tempo denuciada. Uma doença que começou no certame estadual e tornou-se crônica.
Metade
O Ceará (4º) sofreu exatamente 22 gols. Portanto, a metade do que sofreu o Leão. A vantagem do Ceará: soube manter a dupla Erivelton e Fabrício, cuidando também de mexer o mínimo possível no sistema. O Fortaleza mudou tanto que talvez nem a torcida tricolor saiba quantos zagueiros já passaram por ali. Sem proveito.
EficienteHeleno há muito vem tendo desempenho notável no sistema defensivo do Ceará. Muitas vezes não aparece tanto para o público, mas cumpre com perfeição a tarefa tática que lhe é dada pelo treinador. O mais importante neste atleta: dimensiona com exatidão o momento de ir mais à frente e o momento de ficar. Leitura de jogo que merece todos os elogios.
É GeralQuando Giba assumiu o tricolor, optou por Alexandre Fávaro, alegando a maior experiência deste diante do jovem Douglas. Fávaro, porém, não demonstrou a serenidade que dele todos esperavam. Andou falhando muito. Perdeu a condição de titular. Douglas retomou o cargo, mas sua intranqüilidade é tanta que vem também falhando muito.
MotivoOs problemas de Alexandre Fávaro e Douglas podem ter a mesma origem: a insegurança passada pela fragilidade da defesa. Tem lá goleiro que jogue bem, sabendo-se desprotegido e quase sempre entregue à sanha dos atacantes adversários? Será que, escudados por defesa consistente, não teriam eles desempenho melhor, mais positivo?
AlasBoiadeiro ou Arlindo Maracanã? Os dois.
OpçõesFeliz o PC Gusmão que pode ter à disposição Boiadeiro e Arlindo Maracanã. Feliz o PC Gusmão que pode ter à disposição Fábio Vidal e Jorge Henrique. Quando pelas circunstâncias as substituições acontecem a produção segue sem perder a qualidade. E, às vezes, até melhora. Aí está a vantagem de um bom elenco.
ReverênciaNa missa de 7º dia pela alma de Mozart Gomes, a Igreja do Carmo ficou lotada. Familiares, amigos e desportistas em orações. Não compareci porque estava trabalhando no jogo do Ceará. Cristiano Santos, do Memofut, anotou a presença dos ex-jogadores Joãozinho, Célio, Tangerina, Tidão, Emanuel (filho do Jombrega) e Fernando Sátiro, dentre outros.
AbaloA prostração moral que tomou conta do Fortaleza é algo que preocupa pelos desdobramentos psicológicos negativos daí decorrentes. A cada jogo, a maior obrigação de ganhar deixará os atletas mais tensos e, portanto, mais inclinados a erros. Risco que aumenta.
ContasJá há quem esteja calculando o número de pontos que o Leão precisará para escapar do rebaixamento. Isso ainda dependerá de resultados de terceiros.
RecordandoPoucos lembram do ex-jogador Quixaba, que fez nome no futebol do Cariri na década de 40. Ele defendeu Treze Esporte Clube, Seleção Juazeirense, Central de Caruaru e chegou a jogar no Ceará Sporting Clube. O jornalista e escritor, Raimundo Araújo, que faz trabalho de preservação da memória do futebol juazeirense, mandou-me essa foto do Quixaba.
Três rodadasConcordo com os que entendem ser cedo ainda para dizer quem está ou não classificado para a Série A. Da mesma forma é cedo para se antecipar quem desce ou não para a Série C. Há, porém, um consenso: uma das vagas já é do Vasco da Gama. Motivo simples: o time tem 11 pontos a mais que a Portuguesa, quinta colocada. Portando, margem muito ampla. Além disso, a estrutura do Vasco está muito acima dos demais concorrentes, razão talvez da grande vantagem estabelecida. Quanto aos demais, não há tamanha segurança. Nada que em três rodadas não possa mudar substancialmente.
"Há alguma coisa sobrenatural impedindo as vitórias do Leão. Não tem explicação".
Marcos Rocha Lima Xenofonte
Torcedor do Fortaleza (Mora na Gentilândia)