Matéria-671499

Supremacia alvinegra

Primoroso primeiro tempo do Ceará: 2 a 0. E poderia ter estabelecido placar ainda melhor. Em certo momento, Mota, Geraldo e Wellington Amorim tiveram tudo para em conjunto deixar a bola na rede. Não deixaram. De qualquer forma, amplo o domínio alvinegro. A rigor, não foi incomodado sequer uma vez. Lopes passou a fase inicial em berço esplêndido. Que bela partida fez o Careca. Lamentável sua contusão justo no momento em que marcou o gol. Que bela partida fez Arlindo Maracanã: um gol e o passe para o gol de Careca. Na fase final, o Vila Nova projetou modelo mais ofensivo com Ricardinho, Edvaldo e Gil. Mas o Ceará jamais perdeu o controle da situação. Valorizou a posse de bola, gastou o tempo. E assim assegurou mais três pontos. Rômulo, Jardel e Jorge Henrique cuidaram de fazer o essencial para manter a vantagem alvinegra. Mantiveram. Missão cumprida.

Fracasso

Mais uma vez o Fortaleza tropeçou na mesma pedra, ou seja, os erros no sistema defensivo. O ataque faz, a defesa desfaz. E assim, de fracasso em fracasso, o desespero aumenta. O espectro do rebaixamento assusta mais. A virada do Duque de Caxias (4 x 3) foi cruel. E justa.

Sete

O Fortaleza sofreu sete gols em dois jogos. Uma avenida. Uma peneira. Por três vezes o Leão comandou o placar. Por três vezes o Duque de Caxias empatou. E virou. E venceu. A prostração moral tricolor amplia-se. Inacreditável a derrota como aconteceu.

Homenagens

O conselho deliberativo do Fortaleza fará homenagem especial ao jornalista Sílvio Carlos pelos 50 anos de atuação deste nos meios de comunicação. Sílvio continua brilhante em tudo o que faz. Quanto ao "Leão de Ouro", comenda criada na gestão Sílvio Carlos para homenagear depois da morte tricolores ilustres, os escolhidos este ano foram Mozart Gomes (Mozarzinho), Luís Rolim Filho, Robério Vieira (Gata Mansa) e Paulo Moura.

De volta

O goleiro Adilson retornou aos treinamentos no Ceará. Seu objetivo é alcançar novamente o desempenho que levou a torcida a chamá-lo de Paredão. E, a partir daí, iniciar uma disputa leal com o goleiro Lopes, atual titular da posição. Interessante não esquecer que Marcelo Bonan também está na luta. Melhor para o Ceará.

Futebol grego

Encontrei o jogador Guedinho, que teve há alguns anos boa passagem pelo Ferroviário. Ele atualmente atua no futebol da Grécia. Veio a Fortaleza recuperar-se de uma contusão. Já quase no ponto, Guedinho marcou viagem de volta para Atenas, onde tem feito bom trabalho.

Exemplos

Hora de parabenizar a jogadora de vôlei de praia, Shelda, que encerrou sua vitoriosa carreira pelas arenas do mundo. Medalhista olímpica e mundial, orgulho dos cearenses que a viram em ação. Aliás, o vôlei de praia cearense tem nomes que estão imortalizados por grandes conquistas. Basta lembrar a dupla Franco e Roberto Lopes na década de 90.

Planejamento

Quando uma diretoria não faz planejamento correto, quase senpre paga caro por isso. Não vou longe: taí o Fluminense do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais equipes do futebol nacional. Mais um vez o Fluminense pendurado. E olhe que há alguns anos o Flu foi rebaixado para a Série B. Pelo visto, não aprendeu a lição.

Participação

A campanha dos times nordestinos na Série A está ruim. O Sport que formou um timaço e até ganhou a Copa do Brasil de 2008, hoje ocupa a vice-lanterna. O Náutico está pendurado, pois apenas um ponto o separa da zona maldita. Razoável apenas o Vitória que está na 12ª posição. Ainda assim, nem de longe lembrando o grande Vitória vice-campeão do Brasil.

Técnico

Com toda a campanha vitoriosa de Dunga à frente da Canarinho, ainda vejo a cobrança de alguns segmentos contrariados da imprensa brasileira, que não se conformam com o êxito dele no comando da seleção. Calculem se o Brasil estivesse na situação da Argentina?

Encontro

O Grupo de Literatura e Memória do Futebol(Memofut) homenageará um dos maiores goleadores do futebol cearense: Orlando Facó. Será sábado, 19 de setembro, às 10:00h no auditório do CPQT, Rua Padre Francisco Pinto, 114, Gentilândia, perto do PV.

Recordando

Professor e ex-atleta Fernando Sátiro (E) e Meton Maia e Silva. Na década de 60, Fernando destacou-se no Fortaleza. Foi contratado pelo São Paulo, onde atuou ao lado dos astros De Sordi e Zizinho. Fernando esteve em Fortaleza e visitou o limoeirense Meton, recordando os tempos da Copa do Sertão ( Apcdec).

"Estou feliz aqui no Vasco e vim dar minha contribuição para o time voltar à Série A".
Fumagalli
Meia contratado por empréstimo ao Sport/PE