Esperança
O Ceará terá hoje o seu maior desafio até agora na "B": encarar o Vasco no Maracanã. O time carioca é tido e havido como antecipado dono de uma das quatro vagas para a Série A 2010. E faz campanha que reforça o consenso. Porém, cada jogo tem sua história. O Vasco é favorito. Mas o futebol comporta resultados que fogem da lógica e contrariam prognósticos dos mais conceituados especialistas. Nisso consiste a possibilidade de o Ceará surpreender. A boa campanha do alvinegro cearense, que está no G-4, também autoriza o cronista, embora respeitando as condições favoráveis aos cariocas, a admitir triunfo de quem favorito não é. No jogo em Fortaleza, o Vasco venceu e foi melhor. Mas ali o Ceará não tinha o padrão de hoje. Ainda estava vacilante e passaria por terrível crise. Agora, pelo contrário, o Vozão experimenta fase positiva, numa situação bem diferente da do primeiro encontro.
SubstitutoResponsabilidade maior terá o substituto de Michel no Ceará. Ficou provado que, com Michel, a marcação é mais forte e eficiente. Opinião unânime: se Michel estivesse em campo, Marcos Dener não teria desfilado livre entre os defensores alvinegros, tal como desfilou e fez o gol. Ninguém brecou a jogada como deveria. Logo...
RecordandoMostro o "Recordando" de hoje em dois tempos. Aí está o Bececê, ídolo do Fortaleza, vice-campeão da Taça Brasil de 1960. Na época da foto, ele ainda jogava na Seleção de Limoeiro do Norte.
Pela direitaBoiadeiro fez belo primeiro tempo contra o Juventude. Seu pecado: foi fominha, fazendo conclusões quando companheiros tinham melhor condição. Mas fundamental sempre seu apoio pela direita. Cabe, porém, uma observação: Ramon, ala do Vasco, sobe muito exatamente pelo setor de Boiadeiro. Todo cuidado, pois.
Reforços
O Fortaleza trouxe de volta para o futebol cearense Dedé e Paulo Paraíba. Bons jogadores. Paulo formou com Antonio Menezes, no Ferroviário a melhor dupla de zaga do certame cearense 2009. E Dedé, além de eficiente como volante (sua posição de origem), mostrou-se muito bom na ala direita. Boas contratações.
Volante
Quanto a Ticão, volante que também foi apresentado ontem, cabe uma observação: é bom jogador. Mas, como faz algum tempo não o vejo em ação, prefiro aguardar um pouco para analisar o atual momento do atleta. As referências são elogiosas.
ElencoCoisas do futebol: justo quando Luiz Carlos tem de ficar fora em razão do terceiro cartão, Bambam não mais faz parte do grupo tricolor. Tipo da negociação feita na hora errada. Se pelo lado financeiro trouxe algum proveito ao clube, pelo lado técnico deixou visível e lamentável carência.
EntradasNo Castelão, uma situação vem incomodando e criando problemas para os torcedores: o portão de entrada para quem paga "inteira" é um e o portão para quem paga "meia" é outro bem distante. Assim, na hora de ingressar no estádio, pais têm de se separar dos filhos e namoradas, dos namorados. Não está correto isso.
Novo técnicoSe o Fortaleza tem problemas como não contar com Cristian e Luiz Carlos, a Portuguesa tem muito mais. Além da mudança de treinador - Benazzi assumiu no lugar de Renê Simões - ainda não foi superado de vez o trauma pelas ameaças feitas por torcedores armados. O ambiente está confuso.
Saída
Fortaleza poderá sair da zona de rebaixamento hoje, caso obtenha uma vitória. Aí um empate entre Juventude e Duque de Caxias seria ótimo para manter o Leão livre da zona.
Recordando IIVeja agora Bececê (63 anos de idade). Ele brilhou tanto no Fortaleza que foi contratado pelo Palmeiras/SP. Lá, atuou ao lado de craques famosos como Júlio Botelho (Julinho) e Djalma Santos. Após pendurar as chuteiras, Bececê permaneceu morando em São Paulo. (Fotos do álbum de Francisco Gervásio, filho do Bececê. - Colaborou Ernando Carvalho).
Campanha e ameaçasQual o motivo de a Portuguesa vir sendo alvo de ameaças, se o time está numa situação mais confortável que a do Fortaleza? Está em 9º lugar, (28 pontos), cinco acima do primeiro da zona, o Duque de Caxias (23). Problema é a seqüência de fracassos. Empatou com o lanterna Campinense (3 x 3) e perdeu para ABC, Juventude, Duque de Caixas, Vasco da Gama e Vila Nova. São sete jogos sem vitórias. Mas nada justifica a ameaça armada. Benazzi assumiu no lugar de Simões e chegou estimulando o grupo. Lembrou que em 2007 levou a Portuguesa à Série A 2008. E já fala em classificação para 2010.
"É uma pena. Nos outros Mundiais eu não estava bem. Desta vez, eu estava 100%".
Leandro Guilheiro, após ser eliminado na Holanda
Judoca brasileiro