Matéria-664717

Returno

Nem tempo para pequeno repouso. Mal terminou a primeira fase da Série B, já amanhã começará o returno. E começará sob forte pressão para os que tentarão buscar agora os pontos perdidos na fase anterior. Esta segunda volta assume característica especial, definidora a cada partida. Especificando: no caso do Ceará, o alvinegro empatou (2 x 2) com o Juventude em Caxias. Amanhã, o Juventude terá a última chance de buscar os dois pontos que em casa deixou de ganhar. Com relação ao Fortaleza, o adversário é o Guarani. Como o tricolor aqui perdeu (2 x 4), terá de buscar em Campinas os três pontos que deixou escapulir quando do jogo no Castelão. A partir de agora, não mais haverá como reaver qualquer ponto perdido ou os que em casa um time deixar de ganhar. Daí o caráter decisivo do returno, onde uma pequena falha poderá levar o time à eliminação.

Pontuação

Quem tem pontuação acima de 30 está mais tranquilo. Mas isso serve apenas como referência inicial nesta nova fase. É ótimo o time estar no G-4 ou na órbita deste, mas, como fazem os corredores das provas de 100 metros rasos, só na reta final é que se saberá quem guardou energias para os instantes decisivos.

Ritmo

Conseguirá o Ceará repetir a pontuação obtida na primeira fase? Creio quem sim. Basta examinar a oscilação dos concorrentes. Mas para evitar as supostas e possíveis estafas de fim de temporada, será fundamental ter um elenco uniforme. Já se sabe que é quase impossível um time manter o mesmo ritmo forte, de aplicação e velocidade, durante o todo o certame.

Consenso

Ninguém tem dúvida de que o Vasco da Gama ficará com uma das vagas. O time carioca poderá trafegar dentro do G-4 ou dele ficar fora em algum momento, mas, no geral, há um consenso de que o time vascaíno tem sobra na estrutura para superar as adversidades que venha a enfrentar. É por aí.

Lanterna

Afirmação que comporta certa reserva é a de que o Campinense já está rebaixado. O time paraibano realmente está a perigo com apenas 14 pontos. Mas teremos 57 pontos em disputa. Portanto, matematicamente tudo é possível. Não usa de bom senso quem antecipa a eliminação do Campinense, mesmo porque ainda há muita água para correr sob a ponte.

Repercussão

A goleada do Fortaleza sobre o Paraná (4 x 0) é mesmo para espantar fantasmas. Ótimo para Márcio Fernandes que começa vendo o time ganhar novo astral. O Fortaleza tem time para sair do rebaixamento. O resultado do jogo anterior é indicativo de que, de forma gradual, o Leão poderá ir assumindo posições mais compatíveis com sua equipe.

Elogios

O Ceará tem sido alvo de comentários positivos em todo o Brasil. Basta acessar alguns sites para ver as referências positivas ao Vozão. A goleada sobre o América/RN (1 x 5) consolidou a crença de que o alvinegro está pronto para voltar à Série A em 2010. Entendo possível, mas tenho um conselho: é preciso ampliar a margem que o separa do quinto colocado.

Pontos

Costumo dizer que a margem para ser confiável tem de alcançar, no mínimo, sete pontos. Dirão talvez que estou exigindo demais. Mas não é isso. Projeto a situação para as rodadas derradeiras. Se o time chega com uma margem de apenas seis pontos nas duas últimas rodadas, correrá o risco de perdê-la exatamente na reta final.

Estréia

Mota começou muito bem sua nova fase no Ceará. Sofreu pênalti, fez o gol e deu passe para mais um. Suportou o jogo inteiro. Não poderia ter sido melhor. Calculem amanhã diante da torcida no Castelão.

Bela exibição

Rogerinho merece também menção especial pela apresentação que fez diante do Paraná. Pelo sim, pelo não, parece que o ambiente com Giba estava mesmo deteriorado. Pela alegria do grupo, notava-se um espécie de alívio entre os tricolores pela saída de Giba. E uma satisfação com o novo treinador, Márcio Fernandes.

Notas & notas

Rubinho Barrichello ganhou, com muito mérito, o GP da Espanha. Sereno e humilde, jamais aproveita a vitória para alfinetar seus críticos.

Recordando

Década de 70. Calouros do Ar. A partir da esquerda (em pé): Ribeiro, George, Vilanova, Renato, Duran e Marivaldo. Na mesma ordem (agachados): Mota, Célio, Brivaldo, Zé Gerardo e Alísio. Detalhes: Ribeiro e Vila foram campeões cearenses pelo América em 1966. (Acervo de Elcias Ferreira).

"Gostaria de reiterar que ela, Yelena Isinbayeva, é a número um."

Anna Rogowska, sobre a recordista e campeã olímpica e campeã mundial do salto com vara feminino