MissãoO Fortaleza, após a brilhante conquista do tri estadual, entrou numa interminável fase de incertezas. O primeiro equívoco foi transferir o comando das decisões para o importado modelo gaúcho. Não deu certo. Apressou-se demais quando resolveu demitir Mirandinha. E foi lento demais até resolver pela saída de Giba. Talvez o Lição de agora sirva para futura reflexão, caso novamente o Leão experimente situação semelhante com o novo treinador. Uma diretoria pode dar carta branca a quem quer que seja, mas não pode retardar reações quando sentir que o trabalho não vai bem. A cobrança tem de ser interna, antes de acontecer nas arquibancadas.
FaseNum time de futebol, não há fase ruim que perdure o ano todo, a não ser em raras exceções. A do Fortaleza anda tão difícil que até o artilheiro Marcelo Nicácio perdeu pênalti, fato que com ele dificilmente acontece. É a vida. Tempo, pois, de começar a mudar.
MaisJogadores do Leão que podem render muito mais: Cristian e Rogerinho. E jogadores que poderão ser melhor aproveitados, desde que adaptados a um modelo adequado às características deles: Gilmack, Eusébio e Bismarck.
Repercussão
Talvez nem o próprio torcedor do Icasa tenha dimensionado ainda, na sua verdadeira grandeza, o feito do Verdão. Notem bem que, em 2010, o objetivo do Icasa, embora na segundona cearense, será buscar a elite nacional, onde hoje estão os poderosos Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos...
Interior
Não será esta a primeira vez que o interior cearense estará representado na Série B nacional. O Guarany de Sobral participou da Série B do Brasil em 2002. O Guarany tinha ficado em terceiro lugar na Série C. Com o licenciamento do Malutron, a vaga ficou para o time cearense. Mas o Guará não conseguiu permanecer na "B" para o ano seguinte.
AcertoFeliz o time que consegue acertar na contratação de um treinador. Tudo fica mais fácil na montagem e utilização dos recursos humanos disponíveis. É o caso do Ceará.
PC Gusmão "fechou" o grupo. Com habilidade contornou até situações delicadas como, por exemplo, deixar no banco ou fora do banco o ídolo Sérgio Alves.
Respeitosamente conseguiu a adesão desse atleta mediante conversa franca. Sérgio se engajou e até, posteriormente, teve também suas chances de jogar. Tudo certo.
LiderançaVamos para a última rodada da primeira volta da Série B. O Vasco, tido e havido como o time que repetiria a façanha do Corinthians, não fez bem assim. O Vasco pode até terminar líder, mas não tem tido a sobra que dele todos esperavam. De qualquer forma, ninguém duvida que uma das quatro vagas será mesmo do time carioca.
ReaçãoO Ceará é a maior surpresa dessa primeira volta. E poderia estar até com um pouco mais de folga, caso não tivesse empatado em casa com a Ponte Preta na rodada passada. Dificilmente uma equipe consegue sair da zona de rebaixamento para alcançar o G-4 ainda na primeira volta do turno. O Ceará conseguiu.
DestinoO ex-jogador Lídio Neto dá informações sobre alguns jogadores citados no Recordando de ontem: "Mimi está lotado na Câmara Municipal de Fortaleza; Rubens Salim mora em Recife; Zé Paulo é professor do município; Chinesinho submeteu-se a um transplante de fígado e passa bem; Joãozinho trabalha no campo do Tigrão no Parque Araxá.
Mensagem
De Salvador Barbosa, técnico de futebol (salvadorbarbosa@hotmail.com): "Atacante Frank, que formou a dupla sempre lembrada, Frank e Sandro Gaúcho em 1997, está há seis anos jogando na Itália, mas louco para vir jogar em Fortaleza. É um atacante experiente, que sabe fazer gols." Recado dado.
ForçaPreto não deve se intimidar ou ficar abatido diante da possibilidade de ir para o banco quando das aguardadas estréia de Mota e Rômulo. Como bom jogador que é, cuidará certamente de aperfeiçoar suas qualidades de artilheiro para aproveitar alguma oportunidade futura. Num de certame de longa duração, isso é perfeitamente possível.
Recordando1973. Time de Basquete do Círculo Militar, quando foi tetracampeão em 1973. Esse time alcançaria a marca história de decacampeão. A partir da esquerda (em pé): Benjamim, Gogó, Sidrião Neto, Iochc, Régis e Paulo Antonio. Na mesma ordem (agachados): Mateus, David, Roberto Moreira, ? . Em comemoração ao notável feito, haverá um churrasco comemorativo, sábado próximo, no Círculo Militar, quando serão prestadas as devidas homenagens. Faz 30 anos dessa conquista inesquecível. E lá estarão os protagonistas da façanha jamais alcançada por qualquer outro time de basquete no Ceará.
"Eu estou acreditando no meu Ferrão. E domingo estarei lá em Horizonte."
César Aboim
Gerente Financeiro do Grupo Edson Queiroz