Matéria-662884

Novo perfil

O Icasa vive um novo instante de responsabilidade. Após confirmar presença na Série B nacional, definiu a proposta de desafios ousados, conforme as exigências da categoria. Subir de uma série para outra superior também representa mais ônus. Nessa parte, não apenas com relação ao time em si, mas também no tocante à estrutura a ser oferecida pelo município. Ouvi o narrador Francisco de Assis (Foguinho) solicitando atenção especial para o Romeirão. Procede a solicitação do "Fogo". Juazeiro do Norte que já lida bem com a romarias, certamente saberá receber outro tipo de multidão. Desta vez envolvendo não apenas os agentes do futebol.


Técnico

Aconteceu o que todos esperavam: Giba caiu. A rigor, em nenhum momento Giba foi feliz nas propostas apresentadas no Fortaleza. Além dos resultados insatisfatórios, criou áreas de atrito. Pelos seguidos insucessos, até demorou demais no comando do time.

Demora

A diretoria de um time precisa ter sensibilidade para saber o momento certo de mudar de treinador. Não pode se deixar levar pelos brados da torcida, mas também não pode fazer de conta que não os escuta. Aí a diferença entre o dirigente precipitado e o que pondera. Ser lerdo no futebol pode resultar num brutal fracasso.

Ausência

Sem Heleno e Michel, o técnico PC Gusmão terá de fazer dupla mudança num setor que, pelo gosto dele, permaneceria intocável. Mas no futebol nem sempre isso é possível. De qualquer forma, não deixa de ser importante mexida assim porque avalia o potencial do "banco".

Defesa

O observador de arbitragem da CBF, Nogueira da Silva, rebateu a agressão verbal feita pelo presidente do Bahia, Paulo Carneiro, que chamou de "juiz de m..." o árbitro cearense Almeida Filho. Nogueira disse que viu o jogo. Afirmou que as declarações de Carneiro foram injustas e inoportunas.

Na luta

Há muita gente não acreditando no Ferroviário para o jogo de volta. Sei que a situação ficou muito complicada, mas ainda acredito no poder de reação coral. Digo isso baseado no que o Ferrão fez na primeira fase da competição, quando, de lanterna, terminou líder do grupo. Apesar do desgaste pela viagem de ônibus, há amplas possibilidades de recuperação. Nada de enrolar a toalha, gente. Confio no Ferroviário.

Complicação

A partir da 20ª rodada, quando começa o returno, entendo começar também maior aflição para os que não conseguiram na primeira volta do certame uma pontuação mais significativa. Motivo simples: pontos perdidos nesta fase não mais poderão ser recuperados diante do mesmo adversário. Dívida que fica. Aí reside o perigo.

Recuperação

A história do Campeonato Brasileiro, nas suas diversas categorias, tem registrado algumas surpresas. Times que terminam a primeira fase na zona de rebaixamento conseguem recuperação tão significativa que até voltam a brigar pelo G-4. É verdade. Mas isso fica no rol das exceções.

Lembrete

Icasa e Guaratinguetá estão sendo apontados como favoritos na luta pelo título brasileiro da Série C. Tudo bem, o Verdão realmente está no embalo, máxime após a goleada sobre o Paysandu. Mas nada de menosprezar América/MG e Asa de Arapiraca. Se estes chegaram nesta fase, têm seus méritos.

Salvador

Esperem do atacante Mota o empenho e o talento que ele tem para assinalar gols. Mas nada de colocar nos ombros dele a responsabilidade isolada de salvador da pátria no que diz respeito ao ataque. Isso poderá ser contraproducente. Que se dê ao Mota a tarefa normal de resolver o problema de gols em Porangabuçu, mas sem concentrar em demasia a missão que lhe será confiada.

Se quisesse

Analisando os jogos mais recentes, não tenho dúvida ao afirmar que o meia Cleisson, se quisesse voltar, poderia fazê-lo na maior tranquilidade do mundo. E não apenas para o Fortaleza senão para qualquer equipe do futebol nacional. Lamentei ter ele perdido a alegria d´e jogar. Cleisson sabe muito.

Recordando

Década de 70. Fortaleza Esporte Clube. A partir da esquerda (em pé): Aloísio Linhares, Zé Paulo, Louro, Renato, Joãozinho e Roberto Barra Limpa. Na mesma ordem (agachados): ? . Rubem Salin, Lucinho, Chinesinho e Mimi. Detalhes: Aloísio, Louro, Renato e Lucinho morreram. Não sei onde anda Rubem Salim. Vez por outra tenho notícias de Zé Paulo e Mimi. Joãozinho está morando em São Paulo. Zé Paulo está muito bem. Chinesinho enfrenta problemas de saúde. Chinês tinha excelente preparo físico. (Colaboração de Elcias Ferreira).

"Ganhamos na Série B muito mais do que perdemos no certame estadual."
Zacarias Silva
Presidente do Icasa