Matéria-661667

Surpresas

Ainda é cedo para se apontar quem sobe ou desce na Série B. Sim, há equipes que, pela estrutura e tradição, podem ser colocadas no rol das possíveis ascensões. Mas apenas teoricamente. Caso do Vasco da Gama. Os resultados da rodada passada dão demonstração inequívoca das imprevisíveis variações. Vejam bem: o mesmo poderoso Vasco, aqui citado, empatou com o modesto América/RN, que ocupa a 13ª posição. E olhe que o Vasco, se tivesse conquistado três pontos, estaria líder. O líder, Atlético/GO, em casa, empatou com o Ipatinga. O vice-lanterna, ABC/RN, foi a Brasília e no Boca do Jacaré arrancou um empate (1 a 1) diante do Brasiliense. Portanto, resultados que quebraram pretensões dos favoritos. E certamente não vai parar aí o rosário de surpreendentes resultados. Por isso, cuido de reafirmar: é cedo demais para antecipações sobre quem subirá ou descerá na atual competição.

Troca

Sempre que há troca de um jogador por um pacote de atletas, lembro da colocação feita por Franzé Morais, um dos mais queridos presidentes da história do Ceará. Segundo ele, no bojo de um pacote pelo menos um jogador se aproveita, apesar do risco da transação.

Falhas

Os goleiros Alexandre Fávaro, do Fortaleza, e Lopes, do Ceará, foram muito infelizes na rodada passada. Cada um, a seu modo, falhou justo no momento em que não poderiam falhar. Nada, porém, de colocar nos ombros desses atletas a culpa total pelos insucessos.

Oportunidade

Não obstante o tropeço tricolor diante do Vila Nova em Horizonte, um jogador ganhou as graças da torcida: Kiko. Ele há se mostrado eficiente nas finalizações em bolas de média distância, na entrada da área. Os três gols que recentemente marcou provam isso.

Paciência

Vi o Renan Vieira explicando a situação do Fortaleza. Ele entende que é preciso compreender o trabalho do técnico Giba. Segundo Renan, a pressão psicológica tem deixado a equipe preocupada, fator que potencializa o erro. Renan pede um pouco mais de paciência à torcida.

Presença

Também concordo com o Renan: é preciso paciência. A mudança de treinador no Fortaleza no presente momento será contraproducente. Entretanto, como a fragilidade da defesa tricolor é notória, providência urgente terá de ser tomada. Se assim não for, a presença de Giba no Pici será novamente questionada.

Gols

Repetição da velha história: Misael é dispersivo, mas é que vem marcando gols importantes no Ceará. Assim na vitória sobre o Atlético/GO, assim na derrota para o Guarani. No instante em que padronizar suas atuações, certamente ganhará a condição de titular.

Cansa

Não há time que mantenha o mesmo padrão quando joga três dias depois de uma participação, incluindo viagens, ainda que aéreas. Cansa. Observem como a produção do Ceará caiu muito diante do Guarani em Campinas. Geraldo e Fábio Vidal que o digam.

Festa prevista

Domingo, às 22h30, o Debate Bola (TV Diário) reservou espaço especial para mostrar tudo sobre Icasa x Paysandu. Espero que dê vitória do Verdão. Nossa intenção é mostrar os principais momentos da festa. Mas, mais uma vez faço advertência: nada de soberba. A humildade será fundamental.

Desgaste

Dói ver o Ferroviário pegar a estrada esburacada. É muito longe. Longo caminho até Aracaju. Mas, se não há dinheiro, terá de ser assim mesmo. Alguns times, na mordomia; outros, na agonia. O desgaste será grande. Resta acreditar no poder de superação dos corais.

Destruição

Se no Brasil tivessem modernizado o transporte ferroviário, seria ótimo. Aí, tudo bem. Os trens na Europa ´voam´ a 300 k/h, tudo no maior conforto. A viagem coral a Aracaju seria tranqüila. Aqui, no lugar da modernização, sucatearam a antiga RVC. E destruíram um excelente meio de transporte.

Recordando

A partir da esquerda: França e Pintado, dois talentos do futebol cearense. Fizeram história aqui e também fora do Estado. Nas décadas de 30 e 40, França brilhou no Fortaleza e na Seleção Cearense. Na mesma época, Pintado brilhou no Ceará, no Botafogo do Rio de Janeiro e na Seleção Cearense. (Colaboração de Jurandy Neves).

"Tenho boa relação com o torcedor do Corinthians. Tenho muitos seguidores no twitter."
Mano Menezes
Técnico do Corinthians