Faltou ousadiaVitória justa do Gurani. O domínio foi discreto, mas o Bugre quis mais. O Ceará não repetiu a produção nem o entusiasmo do jogo anterior, quando ganhou do Atlético/GO. Ontem, o Ceará foi parcimonioso nas conclusões durante todo o primeiro tempo. Apenas uma com Boiadeiro e outra com Amorim. Na fase final, o Guarani buscou a definição. Melhorou com Eduardo e Fabinho. Fez a diferença com Ricardo Xavier, que marcou 1 a 0. E ampliou com Walter Minhoca (2 a 0). O Ceará, que estava meio atônito, retomou a confiança com Reinaldo e Jorge Henrique. Este perdeu grande chance, mas momentos depois criou o lance para o gol de Misael (2 a 1). A reação alvinegra chegou tarde. O pecado do Ceará foi excesso de timidez. Faltou ousadia ao Vozão. E quando resolveu buscar o empate, o tempo não o favoreceu. A inquietação dos minutos finais dificultou tudo. Que o Ceará não se deixe abater por esse revés.
Tropeço tricolorEm Horizonte, susto no início com o gol de Gil, que colocou o Vila Nova em vantagem. O Fortaleza superou a afobação inicial. Marcelo Nicácio empatou. E deu o passe para Kiko fazer outro. Leão virou para 2 a 1, mas Lamentavelmente não soube matar o jogo.
GolaçoGrave erro do Fortaleza foi permitir nos momentos finais o empate do Vila Nova ( 2 a 2). Belo gol de Gil, mais uma vez ele, o homem que fez a diferença. A defesa tricolor o viu agir, conduzir a bola e assinalar um golaço. Leão foi melhor. Kiko o destaque. Mas nada adiantou.
Arbitragem
Há muito a arbitragem cearense não alcança projeção nacional. Quando muito, uma escalação aqui, outra acolá, mas sem a repercussão que Dacildo Mourão conseguiu quando ostentava o escudo da Fifa.
NomesA não repercussão da arbitragem cearense no âmbito nacional não se deve à falta de bons profissionais. Pelo contrário, nessa área temos até melhores árbitros que muitos ´Fifa´. Isso ficou provado na reta final do Campeonato Cearense, quando ´importamos´ árbitros para dirigir os jogos derradeiros.
RançoUma coisa está bem clara: mudaram os dirigentes da arbitragem nacional. Entretanto, desde a encrenca do Armando Marques com o Dacildo Mourão, nunca mais as oportunidades oferecidas aos cearenses foram as mesmas. Tanto é verdade que faz anos não temos nomes daqui nos jogos decisivos da Série A, vitrine para projetar os que têm pretensão de chegar ao quadro da Fifa.
Em festaO Cariri comemora a vantagem que o Icasa abriu sobre o Paysandu, pois joga por um simples empate sem gols para garantir sua ascensão à Série B nacional em 2010. Mas cuidado com o ´já ganhou´ que tem prejudicado e surpreendido clubes em vantagem. Seria melhor nem pensar nisso agora.
Experiência
O técnico do Icasa, Flávio Araújo, sabe quão enganosa e perigosa é vantagem assim. Numa decisão do título estadual com o Fortaleza, o Icasa entrou com vantagem semelhante. Segurou até os instantes finais, mas no último minuto perdeu o título. Clodoaldo fez o gol que levou o Leão ao triunfo.
Lição
Não custa lembrar que, na Copa do Brasil, o Icasa também tinha a vantagem do empate sem gols diante do Vasco no Romeirão. Mas acabou perdendo (4 a 1). Ficou a Lição. Correto será o Icasa jogar como quem não tem vantagem. Avante, Verdão!
Estádio
Quando o então prefeito de Horizonte, Chico César, mandou construir o ótimo Estádio Domingão, nem de longe imaginou que em curto espaço de tempo fosse contar com a preferência de dois dos três times grandes da capital. Ferroviário e Fortaleza já estão lá. Falta só o Vozão.
É ´FERA´Sábado próximo, a partir de 08 horas, em Aquiraz, no Catuleve (Clube de Aviação Desportiva) haverá o ´FERA - Fortaleza Encontro Regional de Aviação´. Pilotos e aviões de várias regiões do Brasil. Shows aéreos , pára-quedismo, aeromodelismo, exposição de carros antigos e sorteio de vôos panorâmicos. Entrada franca.
Recordando
11.12. 2000. A partir da esquerda: Pintado (faleceu recentemente), escritor Airton Fontenele e Didi (morreu em 2001). Airton entre duas glórias do futebol cearense, carioca e brasileiro. Pintado foi campeão pelo Ceará (1931/32 e 1948). Didi, bicampeão mundial pelo Brasil em 1958 na Suécia e em 1962 no Chile. Foto batida na casa do Airton em Fortaleza.
"Vamos voltar a ganhar e lutar pelo título brasileiro.´
Balbuena, contratado pelo Corinthians
Zagueiro paraguaio