Vizinhos em tudoNem deu tempo descansar. Já hoje o Ceará enfrenta o Guarani em Campinas. Os dois são vizinhos de sonhos e esperanças. Um ponto separa do Guarani o Ceará (29 a 28). Mínima diferença de posição (3º e 4º, respectivamente). Mas há maior vantagem do Ceará no saldo de gols (8 a 4). Prenúncio de jogo equilibrado pela comparação dos números. De certa época para cá, Guarani e Ceará percorrem caminhos diferentes. O Guarani em queda; o Ceará em ascensão. O Guarani já foi líder, mas vem perdendo posições. No jogo passado foi derrotado pelo Ipatinga (1 a 0) e esteve ameaçado de sair do G-4. No Guarani estão Douglas (ex-goleiro do Icasa), Alemão (ex-zagueiro do Ceará) e Nei Paraíba (ex-atacante do Fortaleza). O técnico é Vadão, bastante ´rodado´, nos times do interior de São Paulo. Não há jogo fácil em Campinas. Postura alvinegra deverá ser a mesma adotada nas duas recentes vitórias fora de casa.
RetornoErivelton volta a compor, ao lado de Fabrício, a zaga titular do Ceará. Tranqüilidade para o Técnico PC Gusmão. É que Anderson provou ter amplas condições de substituir Erivelton nos momentos em que este tiver de ficar fora, quer por contusão, quer por punições. A vantagem de Erivelton está no melhor entrosamento.
RepetiçãoFábio Vidal está experimentado ótima fase. Talvez a melhor desta sua nova fase no Ceará. Superou as críticas que há bem pouco tempo ainda lhe eram feitas. Diziam que Fábio não suportava dois tempos no mesmo ritmo. Contra o Atlético/GO jogou bem nos dois. E agora? Bom, que repita em Campinas a bela atuação que teve sábado no Castelão.
ElencoContratações são necessárias. Explico: ainda há longo caminho pela frente. A Série B não está sequer na metade. Geralmente, no returno, já pelo esforço a que são submetidos os atletas, aumentam sobremaneira as possibilidades de contusão. Nesta parte, quem tiver melhor elenco fará a diferença.
Análise favorávelHá por parte da crônica o reconhecimento público da evolução do Fortaleza. Ontem, no programa do Belmino (TV Diário), o analista Carlos Fred fez observação importante: apesar do gol que tomou, a defesa do Fortaleza, setor mais criticado do clube nos jogos anteriores, teve bom desempenho.
AtaqueA propósito, Carlos Fred também fez ver que, ao contrário do esperado, desta vez foi o ataque que não se houve bem, posto ter desperdiçado inúmeras oportunidades. Tubo bem. Revendo o vídeo dos melhores momentos, observei realmente as falhas de conclusão. Mas entendo isso como situação passageira, pois o ataque tricolor é um dos melhores do campeonato.
ReflexosQuero acreditar também que, quer queiram, quer não, o Marcelo Nicácio sentiu as turbulências da semana passada, quando foi alvo de propostas interessantes e tentadores. Certamente isso mexeu e fez reduzir o poder de concentração do atleta, com reflexos no jogo.
Gol do ´Fico´Para hoje, diante do Vila Nova, Marcelo Nicácio já terá superado de forma total os efeitos da semana de apreensão. O Vila Nova, segundo a imprensa de Goiânia, não atuou bem no jogo passado, quando no sufoco ganhou do Bahia (1 a 0). Ótimo momento para Nicácio assinalar o gol do ´Fico´.
ForçaDas vaias aos aplausos, o técnico do Ferroviário, Gilmar Silva, conseguiu reverter desfavorável situação. De lanterna a líder, a reviravolta animou a torcida coral para enfrentar o Sergipe na próxima fase da Série D. O Sergipe, apesar de classificado, perdeu em casa para o Central/PE por 2 a 1. Boas as chances corais.
RecordandoO vereador Gelson Ferraz teve a feliz iniciativa de, numa sessão solene na Câmara Municipal, homenagear a Rádio Uirapuru pela passagem dos 53 anos da ´Emissora do Pássaro´. Lá revi velhos companheiros como Heraldo Menezes, Moésio Loiola, Edson Silva, Assis Silva, além de familiares do querido e saudoso José Pessoa de Araújo, proprietário e fundador da Rádio Uirapuru e também fundador da hoje TV Cidade. Representando o saudoso Afrânio Peixoto, seu filho, Afrânio Peixoto Júnior, tão atencioso quando o pai. Não puderam comparecer Cid Carvalho (representado pelo jornalista Paulo Tadeu), Júlio Sales, Bonifácio de Almeida, Lúcio Sátiro, Colombo Sá, Carlos Alberto, Vilar Marques e Chico Rocha, dentre outros. Mas valeu o reencontro com a emissora onde iniciei minha profissão em 1965.
"Este negócio de infarto, avc e morte súbita deveria ser banido do mapa."
Sérgio Pinheiro
Comentarista da Equipe de Gomes Frias na Verdinha 810