Matéria-660428

Recorde

De duas formas, o Ceará tem marcado sua participação na atual Série B: pela excelente presença da torcida e pela reação após a chegada de PC Gusmão. Esses fatores levam a crer que público e renda de hoje estabelecerão novos recordes. Há quem estime em 30 mil pagantes. Não sei se chegará a tanto, mas acima de 25 mil torcedores é o calculo que faço. Lógica simples: se no horário das almas (21h50 da ´madrugada´), mais de 18 mil pagantes viram a vitória do Ceará sobre o Ipatinga (2 a 0), calculem num sábado à tarde, logo diante do líder, o Atlético de Goiânia... PC Gusmão mantém sua filosofia de não alterar a equipe senão no que for extremamente necessário. Caso de Anderson, que substitui o suspenso Erivelton, e João Marcos, que retorna à meia-cancha. Um time preparado para vencer, mesmo sabendo que o adversário é, no momento, uma das melhores senão a melhor equipe da competição.

Diversificação

Impressiona no Atlético a diversificação de autores de gol. Robston, Elias, Juninho, Brasão, André Leonel, Márcio, Gilson, Jairo, Pituca, Anailson, Wesley... Puxa, quase todo mundo já assinalou gol. Alerta para a defesa do Ceará ante tamanha variação adversária.

Sensatez

Até pelas entrevistas, já observei que Geraldo vai assumindo a condição de referência no grupo alvinegro. Pela consciência e maturidade, ganhou a respeitabilidade dos demais companheiros. Fala com pleno conhecimento dos desafios. E revela muita sensatez no que diz.

Otimismo

As declarações do técnico Giba, considerando o objetivo de ganhar quatro jogos seguidos, diz bem da postura confiante assumida pelo Fortaleza. E, de certa forma, tem razão o treinador. A chegada de Rogerinho deu outra dimensão ao ataque. E o time revelou-se mais seguro e melhor definido no jogo passado.

História

Como o Diário do Nordeste ontem mostrou, a Ponte Preta tem um histórico de triunfos e vantagens nos confrontos com o Leão. Tudo bem. Mas isso no futebol também tem um basta. Quem sabe não será hoje em Campinas o dia de o Leão dar o troco por tudo o que até aqui padeceu?

Felicidade

Hora de conferir a tranqüilidade de Marcelo Nicácio, agora com toda a situação resolvida no Fortaleza, sem sonhos de clubes da Série A. Ruim seria se restassem pendências. Jogador para produzir bem tem de estar feliz no grupo, feliz com a profissão, feliz com a vida.

Exemplo

Vejam só que belo exemplo deu o jogador Cleisson: no instante em que não mais sentiu felicidade em jogar futebol, resolveu com toda a dignidade encerrar a carreira. E olhe que ele tinha e ainda tem futebol de alta qualidade para continuar jogando. Basta querer.

Duas frentes

Icasa e Ferrovário. O Ferrão na D pode seguir e tem condições para encarar o Alecrim em Natal. Mas missão muito mais difícil é a do Icasa na Curuzu diante do Paysandu. Avante, Verdão!

Soberba de alguns

De Mário Magalhães (Rádio Tupinambá/ Sobral: ´Você falou de arrogantes técnicos do Sudeste/Sul que vêm trabalhar aqui (não são todos). Pior são os cronistas daquelas bandas que chegam à Zona Norte. Pensam que não entendemos de futebol. São abusados, quando deveriam nos agradecer pela acolhida. Afinal, estão comendo o nossa baião-de-dois, com águas do Rio Acaraú.´

Notas & notas

Torcedores do Ceará, os conhecidos Joãozinho das Castanhas e o professor Virgílio Taveres aniversariam hoje. Querem de presente, claro, uma vitória do alvinegro cearense. E mais ainda: além de ver o time no G-4, querem chegar à vice-liderança já na próxima rodada.

Mensagem

De José Amilton Pereira ( joseamiltonprr@hotmail.com): ´No Ceará houve união igual à do Fortaleza de 2000 a 2007. O time passou a ser vencedor, respeitado, garantindo elevado público nos estádios. Por que o presidente do Fortaleza não une o pessoal de dinheiro e boa vontade do Leão para tirar o time dessa situação?´

Recordando

Calouros do Ar na década de 70, quando ainda era da primeira divisão cearense. A partir da esquerda (em pé): Peçanha, Vilmar, Gavillan, Nivardo, Jonas e Miro. Na mesma ordem (agachados): Piçarra, Zé Augusto, Décio Pelé, Zé Maria Paiva e Louro. Nunca mais vi o bom ponta Louro. Décio mora em Juazeiro. (Acervo de Elcias Ferreira).

"Time que chega é aquele que cresce na competição. Espero que o Ferroviário siga."
Pedro Henrique (pdrinhoh@gmail.com)
Colaborador