G-4 mais próximo
Mais que nunca o G-4 está na mira do Ceará. A derrota da Portuguesa para o Juventude, dentro do Canindé, abriu espaço para o alvinegro chegar ao grupo privilegiado. Se Guarani e Figueirense tropeçarem, bastará uma vitória sobre o Atlético/GO para sacramentar o objetivo do time cearense. O jogo de sábado no Castelão cresceu mais ainda de importância. Chance de ouro para o Vozão porque em casa com o apoio de sua torcida. Se os ventos continuarem a favor, o Vozão poderá ir mais longe, ou seja, alcançar até a terceira colocação, no caso de derrotas de Guarani e Figueirense. Não se pode perder de vista o critério saldo de gols. Não raro a definição vem por esse critério. No momento, Ceará e Figueirense estão iguais (sete de saldo). O Guarani tem apenas cinco de saldo. Bem mesmo está o Vasco com 13 gols a mais. Portanto, o G-4 está cada vez mais próximo. Basta o Ceará fazer a sua parte.
ExpectativaHá clima de festa para a estréia de Mota no Ceará. O êxito da campanha, com venda elevada da camisa especial do jogador, é prova disso. Mas há outra expectativa: estará Mota no ponto para, após processo de recuperação, encarar logo uma partida como a de sábado?
RespostaBom, na hora de escalar um jogador que procede de contusão, o técnico sabe o momento ideal e o tempo certo para escalá-lo, mediante informação do departamento médico. Nesta parte, importante é a opinião do próprio jogador sobre suas reais condições físicas.
OportunidadeExemplo marcante sobre retorno às atividades no tempo certo está havendo no próprio Ceará. O Arlindo Maracanã está voltando de forma gradual, justamente para se recompor, máxime com relação ao melhor ritmo de jogo, até agora ainda não alcançado por ele. Mas é assim que se faz.
Previsão
Nem sempre se confirmam as previsões feitas com relação a jogadores que poderiam explodir num determinado ano. Bambam, por exemplo, teria 2009 como o ano de sua afirmação. Aliás, o mesmo se dizia de Adailton, que terminou indo embora do Pici. Ainda lutam para se estabelecer de vez Guto e Bismarck.
No mundo todo
A TV Diário, agora via internet, coloca a imagem e voz cearenses nas telinhas do mundo todo. Basta acessar www.tvdiario.tv.br e logo aparecerá ao vivo a programação da televisão que os brasileiros aprovaram. Do jeito que a gente sabe fazer e o público gosta.
O melhorQual o melhor jogador do futebol cearense no momento? Não há ainda destaque absoluto, ou seja, aquele no qual a maioria dos votos cairia caso houvesse uma enquete. Há alguns destaques. Cito Michel no Ceará e Marcelo Nicácio no Fortaleza. Mas é bom não confundir destaque com o melhor.
Acima da médiaO melhor nada mais é senão aquele que, por suas atuações deslumbrantes, fica acima da média e, de forma constante, faz a diferença. Este, sim, consegue eleição por larga margem. Caso de Clodoaldo nos bons tempos ou, coisa mais recente, o do goleiro Adilson.
Avaliação
Para assumir a condição de melhor, o atleta deve manter padrão elevado na maior parte do certame. Boiadeiro esteve em alta, caiu um pouco e até foi para o banco. Caso semelhante ao de Wanderley do Fortaleza. Já agora Boiadeiro está outra vez em alta.
SensaçãoApós a bela exibição na vitória do Ferroviário sobre o Treze (2 a 0) em Horizonte, Juninho passou a ser visto com maior atenção pelos torcedores corais. O cronista esportivo Ivan Bezerra disse que, em momentos, Juninho, pelos dribles curtos, fez lembrar o ídolo Clodoaldo.
ReforçoO retorno de Alan e Panda contra o Paysandu será de grande valia para o desafio diante em Belém no Pará. A qualidade do futebol de Panda é indiscutível, desde o tempo em que atou pelo Itapipoca, quando se transferiu para o ABC/RN. Alan mostrou eficiência no Fortaleza e Ceará, máxime quando ao lado de Ronaldo Angelim.
RecordandoNa década de 80, o então governador Gonzaga Mota homenageou jogadores veteranos das décadas 50/60. A partir da esquerda: Maciel (goleiro, ex-América), Jair (volante), Gonzaga Mota, Sapenha (famoso e folclórico ex-zagueiro do Fortaleza , hoje mora em São Paulo) e Mercy (ex-volante do América e Ferroviário). (Colaboração de Jurandy Neves).
"Ele precisa aprimorar a forma, jogar mais. Assim, não vai ser mais vaiado."Delair Dumbrosck (sobre a reação do ala Léo Moura contra a torcida)
Presidente em exercício do Flamengo