Resultados imprevisíveis
Sábado será um dia de extrema importância para o Ceará. Momento de ingressar no G-4. Numa avaliação geral, os resultados da 15ª rodada revelaram produção imprevisível até de times que vinham mantendo certa regularidade. Caso, por exemplo, do Figueirense derrotado pelo lanterna Campinense por 4 a 2. Outro fato que vem chamando a atenção dos analistas é o visível declínio do Guarani/SP. Após uma série vitoriosa, experimenta agora seqüência de insucessos. O Ceará é o único que há dez jogos vem mantendo padrão confiável. O alvinegro enfrentará o Atlético de Goiânia, equipe que igualmente vem crescendo na competição. Aliás, segundo o técnico do Ceará, PC Gusmão, o Atlético é o mais estruturado concorrente, opinião que compartilha com todos os que conhecem de perto os equipamentos do próximo visitante. Se o Ceará ganhar, mais motivos para pensar com a Série A em 2010.
Discordo
Há pessoas que dizem ser cedo demais para se pensar no G-4. Discordo. Pensar no G-4 deve ser objetivo predominante antes mesmo de começar a disputa.
Comete grave equívoco de percepção e de avaliação quem for pensar no G-4 apenas no returno ou já na reta final da Série B nacional.
RitmoSempre gostei do futebol de Arlindo Maracanã. É versátil, bom. Lembro quando, no jogo final com o Fortaleza, ele iniciou a jogada e depois se projetou em velocidade, escorando de cabeça cruzamento vindo da esquerda. Teve visão perfeita de toda a jogada. Mas nas duas últimas partidas em que ele agora entrou, não acompanhou o ritmo. Há algo que não está dando certo.
TécnicoNo próximo adversário do Ceará, o Atlético de Goiânia, o técnico é Mauro Fernandes, que conheci aqui quando ele veio treinar o Ceará. Bom treinador.
Entretanto, talvez por não ter encontrado na época melhor estrutura em Porangabuçu, seu trabalho não resultou tão positivo.
AproximaçãoNoto que o técnico Giga está procurando aproximação com os segmentos que foram alvo de suas inoportunas observações. Ótimo. Cabeça quente, não raro, gera incompreensões que podem ser desfeitas mediante diálogo, mas para isso é preciso espírito conciliador.
MagiaVitória tem o poder mágico de mudar discursos e semblantes, fato muito comum nos esportes de uma maneira geral. No futebol então é demais. O Giba raivoso e irônico da entrevista após a derrota para o Bragantino cedeu lugar a um outro Giba, feliz e simpático, mandando mensagem positiva para o torcedor. Melhor assim.
Convivência
Verdade é que há necessidade de convivência pacífica e respeitosa entre a comissão técnica, jogadores, torcida e crônica esportiva.
Se assim não for, os embaraços acabam atrapalhando as atividades de todos, com prejuízo coletivo.
ImagemDo cearense Carlos Alberto Albuquerque Souza (calberque@hotmail.com), Uberlandia/ MG: ´Os já mais ´rodados´, como eu, tiveram a sorte de ver o Pintado dezenas de vezes fechando o gol no velho PV. Aprendemos a ver nele um cidadão exemplar. Nós, torcedores do Ceará, de modo particular, e cidadãos, de modo geral, manteremos a imagem dele em nossas lembranças.´
RecordandoNas décadas 40/ 50, o futebol de Juazeiro do Norte viu brilhar no Treze, Volante e Seleção de Juazeiro o jogador Darim - Dario Maia Coimbra.
Depois, ele se destacou também como comentarista esportivo, publicitário e comerciante bem-sucedido. (Colaboração do jornalista e escritor Raimundo Araújo).
EstratégiaO Icasa faz notável campanha na Série C nacional. Nesta parte, louve-se o trabalho do técnico Flávio Araújo, que tem história no clube. No Verdão estão Alan, Tiago e Marciano. Certamente, não teria sido rebaixado se Flávio lá estivesse no certame estadual. Marciano está numa ótima fase. Aliás, ele tem identificação também com a história do clube. Agora chegou o momento do desafio maior: eliminar o Paysandu de Belém. Tudo muito difícil. Desde 1967 acompanho times cearenses em Belém. Ganhar lá, quer na Curuzu, quer no Baenão, quer no Mangueirão, é sempre muito complicado. Pouco importa que o futebol paraense tenha descido tanto. Ao Icasa vale uma advertência: os percalços serão muito maiores do que os encontrados até agora. Caberá ao técnico Flávio Araújo a estratégia para contorná-los.
"Quero me recuperar o mais breve possível para voltar a pilotar uma Ferrari."
Felipe MassaVice-campeão mundial de Fórmula 1