De zona a zonaA natural empolgação da torcida do Ceará é compreensível: em treze rodadas, o time foi capaz de sair da desagradável experiência da zona de rebaixamento para, embora temporariamente, ter sentido o gostinho da zona de classificação. E mais: poderá voltar ao G-4 já na próxima rodada. Portanto, deixou de rondar a parte baixa para ficar na órbita do grupo de cima, de olho no Vasco, Figueirense e Portuguesa, os mais próximos. O sistema defensivo do Ceará vem mostrando consistência. É verdade que cometeu desatenção no gol do Duque de Caxias, quando Edivaldo a todos se antecipou para cabecear. Até Lopes ficou meio confuso no lance que quebrou a sua especial condição de cinco jogos sem gols, fato plenamente superável. Agora esperará o Ipatinga, amanhã, no Castelão. O time mineiro vem de um empate com O Juventude em Caxias (2 a 2) e ocupa a nona colocação. Cuidado com o visitante...
FestaEm pleno domingo pela manhã, a torcida alvinegra provou estar no embalo das grandes promoções. Na festa do atacante Mota, três mil torcedores em Porangabuçu. Otimista, Evandro Leitão espera agora público entre 25 e 30 mil torcedores amanhã no Castelão.
GoleadorO ataque do Ceará, embora criticado por ineficiência, pois passou alguns jogos em branco, melhorou seu aproveitamento, ora com Misael ora com Preto. Este, inclusive, chegou ao seu sexto gol, sendo agora o quarto melhor da Série B, ao lado de Marcão e Marcelo Nicácio.
LiderançaA artilharia isolada da Série B está com Rafael Coelho, do Figueirense, que já assinalou 10 gols. Em seguida estão Edivaldo, do Duque de Caxias, com 9 gols. Depois vem Bil, do Bragantino, com 7 gols marcados. A propósito, Bil estará no caminho do Ceará no dia 1º de agosto, em Bragança Paulista.
ProjeçãoFaltam seis rodadas para terminar a primeira volta da Série B nacional. O Fortaleza pega fora de casa Vasco, Ponte Preta e São Caetano. E recebe em casa Bahia, Vila Nova e Paraná. O Ceará fora de casa enfrentará o Bragantino, Guarani e América/RN. Em casa receberá Ipatinga, Atlético (GO) e Ponte Preta. Nada fácil, pois.
EmpecilhosSe o Fortaleza ganhar do Vasco amanhã, estará não apenas iniciando sua recuperação, mas também dando boa contribuição ao Ceará na luta do alvinegro para voltar ao G-4. É que atualmente o Vasco e o Figueirense são os principais empecilhos no objetivo do Vozão.
Esperança tricolorNa derrota para o Bahia, o Vasco jogou mal, máxime no primeiro tempo. Mostrou melhor qualidade, mas pecou nas finalizações. Se o Leão jogar com prudência, mas encaixando contra-ataque, poderá trazer bom resultado, desde que não repita o erro cometido na derrota para o Atlético/GO, quando deixou Nicácio isolado.
Lembrete
Este ano o Fortaleza arrancou um empate diante do Flamengo em Volta Redonda, jogo válido pela Copa do Brasil. O Leão formou com Douglas, Danilo, Silvio e Edson; Coutinho, Júlio, Sidnei (Marcelo Nicácio), Eusébio e Guto; Bambam (Wanderley) e Luiz Carlos (Bismarck).
CircunstânciasO modelo tricolor no empate com o Flamengo pode ser analisado pelo técnico Giba. Se o resultado foi bom, nada impede que seja estudado principalmente porque as circunstâncias são semelhantes, ou seja, jogo fora diante de um grande.
Próximo da ´B´Empate com o Salgueiro (1 a 1) dá ao Icasa o direito de, no próximo domingo no Romeirão, garantir sua vaga para a etapa seguinte da Série C. Entrará como favorito diante do Confiança. Se passar, ficará a dois jogos da ascensão para a Série B, bastando então ganhar o mata-mata. Ótimo.
Delicada situaçãoContei com vitória coral para dar ao Ferroviário melhores condições nos dois próximos jogos. Com o empate diante do Flamengo em Teresina, o Ferrão terá de ganhar do Treze e, na última partida, ganhar do Alecrim em Natal. Isso para não depender de outros resultados. Ainda assim está na briga. Força, Ferrão!
"Não fui eu quem matou Michael Jackson nem quem trouxe a gripe suína para o Brasil."
Romário, citado na Veja, justificando turbulências que ora enfrenta
Ex-jogador