Matéria-655154

Marcha ascensional

Hoje, no Castelão, o Ceará enfrenta a Portuguesa. Em casa, nos últimos quatro jogos, o Vozão obteve nove pontos (2 a 1 no São Caetano, 2 a 0 no Campinense e 2 a 0 no ABC, além do empate com o Fortaleza (0 a 0). E há dois jogos o Ceará também não perde fora de casa: empatou (3 a 3) com o Paraná em Curitiba e ganhou (1 a 0) do Brasiliense no Boca do Jacaré. Portanto, gradualmente os números passaram a ser favoráveis ao Ceará, que desenvolve reconhecida reação. E agora com todo o direito de vislumbrar o G-4 ao seu alcance, desde que mantenha a marcha ascensional ora empreendida. Apesar dos ajustes alcançados, ainda há um fator que precisa ser melhor trabalhado: a finalização. O elevado número de oportunidades perdidas preocupa. Há necessidade de índice de aproveitamento mais eficiente nessa parte. Como sempre tenho lembrado: gol também define classificação, caros amigos.

Adversário

A Portuguesa tem novamente à disposição o zagueiro Bruno Rodrigo, o volante Acleisson e o atacante Christian que não atuaram no jogo passado porque estavam punidos. O técnico Paulo Bonamigo, portanto, terá melhores opções para definir a sua equipe.

Circunstâncias

Prenúncio de dificuldades no Castelão. Portuguesa é vice-líder, tem cinco pontos a mais que o Ceará e duas vitórias a mais que o alvinegro. Paulo Bonamigo conhece bem a estrutura do futebol cearense, onde foi campeão pelo Fortaleza. Mas as circunstâncias hoje são diferentes.

Em alta

Misael tem sido alteração processada com sucesso por PC Gusmão no segundo tempo dos jogos do Ceará.

Assim diante do ABC, assim diante do Brasiliense.

Não tardará a hora em que Misael pleiteará a condição de titular, com justificada razão.

Afirmação

O técnico PC Gusmão vai conseguindo gradualmente ganhar as graças da torcida. No jogo diante do ABC, embora tenha conquistado a vitória por 2 a 0, ainda se ouviu manifestação contrária ao modelo tático por ele adotado. Já na vitória em Brasília, houve aprovação quase unânime ao sistema escolhido.

Consistência

Está provado: futebol é resultado. Como o Ceará está há seis jogos sem saber o que é derrota, a torcida começa a ganhar maior confiança no time e, basicamente, no trabalho do treinador. Se o alvinegro ganhar da Portuguesa, PC Gusmão ampliará sua credibilidade no cargo.

O nome

O Fortaleza, de Giba, melhorou muito, se feita uma comparação entre a produção do jogo em Santa Catarina e o da vitória sobre o América. Visível a evolução de Cristian. E se querem que Marcelo Nicácio continue marcando gols, basta colocar uma parceria na frente.

Adversário

A afirmação do time de Giba tem desafio duro amanhã em Goiânia. O Atlético, no Serra Dourada, não perdeu uma sequer. Em casa, seu único tropeço foi um empate com a Ponte Preta (1 a 1). Lá, chegou a aplicar 5 a 0 no Paraná. Marcou 17 gols no Serra Dourada. Incrível.

Nova sede

Mauro Carmélio e Idemar Citó, eleitos presidente e vice da FCF, terão antes da posse um encontro com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Na pauta, a solicitação de apoio para a construção da nova sede da FCF, porquanto a atual será demolida em virtude da reforma do PV.

Narradores

De Arimatéa (arimatea101@hotmail.com), Cidade Santa Luzia do Oeste, Rodônia: ´Sem dúvida, ainda hoje o Galvão Bueno é disparado o melhor narrador esportivo do Brasil. Sobre revelações, vejo o Kaio Cézar, da TV Diário, e narradores jovens da TV Interativa.´

Tempo

De Mário Batista da Silveira Filho (mario_eulalia@hotmail.com): ´Sou a favor de o técnico passar no mínimo um ano no time. Quando ganha o campeonato, ninguém elogia como deveria elogiar o técnico. Mas os jogadores estão sempre em primeiro plano pelo desempenho. E o pobre do treinador, onde está?´

"Vamos torcer para que o carro esteja melhor na Hungria! Valeu pelo apoio de todo mundo."
Nelsinho Piquet, após confirmada sua permanência na equipe
Brasileiro da Renaut - Fórmula 1