ArtilhariaBola na rede. Tudo o que a torcida do Vozão quer. Mota fica para o próximo mês. Hoje a solução terá de ser com a turma que aí está. Não creio que Wellignton Amorim continuará perdendo tantos gols, nem tampouco quem o acompanhar no ataque. Fazer gol é arte. Não é para todo mundo. É dom também. Há gente especializada apenas em colocar a bola na rede. Outros trabalham, correm, criam. O especialista, como diz o narrador Carlos Fred, tem ´pé que balança a rede´. Cada treinador tem seus atacantes eleitos, preferidos. Se escolher bem, ótimo. Se errar, pagará caro pelo equívoco, muitas vezes até com o próprio cargo. A defesa do Ceará melhorou muito. O goleiro Lopes entrou bem, muito bem. A meia-cancha já provou que cria situações. Portanto, falta corrigir o toque final. Aí reside o maior problema do alvinegro cearense. Solução: bola na rede, como diria o ex-narrador Peter Soares, hoje juiz de Direito.
AvaliaçõesQual o melhor jogador do Ceará no momento? Resposta sem pestanejar: Michel. Regularidade a toda prova. O segundo melhor, na minha opinião, Geraldo. Aliás, considerei um equívoco a sua substituição no jogo passado. Passou. Hoje será outra história.
FavoritoO Ceará é favorito diante do ABC. Não me venham com pretextos para justificar algum tropeço, afirmando que todo jogo da Série B é difícil. Difícil é. Eu sei. Mas quem joga em casa, tem melhor campanha e uma torcida como a do Ceará, deve, sim, ser considerado favorito.
ObsessãoA pressão da torcida coral aumentou após o fracasso na estréia diante do Alecrim. Reação natural, compreensível. Ganhar do Treze em Campina Grande virou obsessão. O técnico Gilmar Silva promove mudanças. Resta saber se terão o efeito desejado.
EstréiaIvan, que estréia amanhã pelo Ferrão, é bom lateral. Não de hoje faço elogios ao seu trabalho, desde sua passagem pelo Ceará e pelo Guarany. Colocar Válter na sua verdadeira posição de volante é certeza de melhoria no setor. Ainda entendo que Júnior Cearense seria melhor opção, embora tenha sofrido críticas no jogo anterior.
PacificaçãoSomente uma vitória devolverá ao Ferroviário a total pacificação. Um empate não alterará muito os ânimos, pois compreensível resultado assim fora de casa. Mas nem de longe pensar em derrota amanhã em Campina Grande. Aí o tomento de Paulo Vágner o levará à insônia definitiva.
TempoIcasa somente voltará a jogar pela Série C no dia 19, enfrentando no Romeirão o time do CRB. Uma semana para ajustes. Mas a luta direta do Verdão é com Asa/AL e Salgueiro/PE. Há apenas duas vagas para a etapa seguinte.
ComemoraçãoSantos, de Jaguaribe, completa hoje 48 anos de existência. Receberá as faixas de campeão em jogo com o São Paulo no Estádio Clóvis Beviláqua. Transmissão da FM Jaguaribe, com Aurino Bento e Carlito Pinheiro.
GozaçãoDe Ivan Moreira dos Anjos (ivan.moreira.anjos@oi.com.br), Natal/RN: ´O Ferroviário daí é como o Alecrim aqui: time de todas as torcidas. E motivo de gozações de torcedores de outros times. Se um dos grandes está por baixo, como é o caso do ABC, a torcida do rival América tira logo um sarro, dizendo que o Alecrim vai subir e o ABC vai descer para a 3ª divisão.´
AdvertênciaDe Marcos Caminha (caminhamarcos@yahoo.com.br)- São Luís-MA: ´ Sou Ferrão há anos, do tempo de Coca-Cola, Simplício, Edmar, Facó, Milton Bailarino, João Carlos e outros. Hoje, o Ferrão está uma tristeza. Torcida humilhada´. Desse jeito iremos ser rebaixados.´