Ataque e defesa
A eficiência do ataque do Fortaleza está expressa no número de gols que até aqui marcou: 15. Mas é preciso examinar também a fragilidade da defesa tricolor, que sofreu 16 gols. Conclusão: como no Leão a vocação ofensiva é mais acentuada, a maioria sobe e deixa a retaguarda exposta por falta de proteção na frente da área. Resultado: vulnerabilidade mesmo. Já o Ceará, nos últimos jogos, vem apresentado situação pouco comum: a defesa está melhor no ataque do que na sua verdadeira função de conter os adversários. Algo assim paradoxal que conduz a uma leitura de certo modo difícil. Diante do Fortaleza, que tem a melhor linha ofensiva, a defesa do Ceará poderá ou não subir como vem fazendo? Marcelo Nicácio, perigoso atacante tricolor, certamente prenderá mais nos seus setores Fabrício e Erivélton. Os detalhes que tomei como tema não devem ficar à margem. Giba e PC Gusmão sabem disso.
Feliz retornoFestejada a volta de Cleisson porque lucidez pura. Festejada a volta de Geraldo porque pura lucidez. O duplo retorno enriquece o clássico. É em jogos assim que mais aparecem os jogadores talentosos. Os artistas adoram um clássico e abominam partidas mambembes.
PrivilégioO Sebastião Belmino gosta de brincar, dizendo: ´Se eu fosse técnico, o Arlindo Maracanã escolheria a posição em que gostaria de jogar.´ Penso da mesma forma, mas com uma ressalva: examinar primeiro a condição física do Arlindo, antes de expor o atleta num jogo tão importante.
Titularidade
Cristian veio para ser titular? Ora, amigos, a titularidade é uma decorrência do desempenho do jogador perante o técnico do time, quer nos treinos, quer nos jogos. Cristian, se tiver o mesmo padrão que aqui apresentou na sua primeira estada, tem condições de lutar pela vaga no time principal. Mas isso não quer dizer que seja absoluto, intocável.
DisponibilidadeMais importante é o treinador ter disponível no elenco jogadores que, quando chamados, mantenham o perfil. Quando não puder contar com Cleisson, terá Cristian. E a recíproca será verdadeira. Vale indicar também que qualquer um deles poderá ocasionalmente ocupar a posição principal.
PúblicoOs mais otimistas apostam que o público no clássico ficará em torno de 40 mil pessoas. Isso seria mais provável se os times lutassem no extremo superior da classificação na Série B. Para mim, se de 30 mil pagantes para cima já será de bom tamanho.
HospedagemNa matéria mostrada por André Alencar, direto de Jonesbusgo, África do Sul, o prefeito de Maracanú, Roberto Pessoa, examina as obras que ali estão sendo realizadas para a Copa 2010. Pessoa foi ver de perto, pois quer fazer de Maracanaú local de hospedagem de uma das delegações que virão para a Copa 2014.
Pratas de casaA matéria assinada por Ivan Bezerra e Fernando Maia, sobre o pouco aproveitamento da prata de casa no futebol cearense, é uma denúncia grave. Os jogadores daqui continuam sendo preteridos por gente que nem sempre tem qualidade.
Profeta
Santo de casa obra ou não milagre? Os evangelistas Lucas e João já afirmam que, segundo palavras de Jesus Cristo, um profeta não é bem recebido em sua terra. Isso mais pela falta de fé dos conterrâneos. Fora da religião a declaração também pode ser válida.
Aquém
A campanha do Vasco da Gama na Série B está muito aquém do que a sua torcida esperava. Nem de longe lembra o que fez o Corinthians quando na Série B empreendeu trabalho de retorno à Série A. O Coringão logo abriu distância, não deixando que ninguém o acompanhasse.
MensagensTenho recebido muitas mensagens de vascaínos inconformados com a campanha do time na Série B. De Fernando Brígido (jfbrigido@gmail.com), aqui mesmo de Fortaleza: ´Sofrível, a campanha do nosso Vasco na série B. Completamente diferente do Corintians, que fez sucesso do começo ao fim.´ Concordo, Fernando.
"Treinador Roberto Cavalo caiu da sela, demitido pelo Confiança/SE, após três derrotas."Síntese de tópico escrito por
Everaldo LopesColunista da Tribuna do Norte de Natal