Retomada dos pontos
Duas derrotas em casa; duas vitórias fora de casa. O Fortaleza, numa bela arrancada, está neutralizando agora os insucessos iniciais acontecidos no Castelão. Perdeu aqui para o Guarani (2 x 4) e para o Brasiliense (2 x 3). E empatou com o Duque de Caxias (1 x 1). Portanto, precisa apenas de um empate fora para repor o único ponto que lhe falta para cobrir na totalidade o prejuízo que teve no Castelão. Mais importante que a pontuação já recuperada é a certeza de progresso na produção da equipe. Do jogo em Ipatinga restou uma lição: a defesa, antes alvo de comentários desfavoráveis, finalmente apresentou bom desempenho. Isso é deveras animador. O time, que começou o certame sofrendo quatro gols, não sofreu nenhum em Minas. E reduziu o saldo de gols negativo para apenas um. Após três vitórias seguidas, não resta dúvida da retomada do Leão. Com tudo o que tem direito.
O técnicoIndiscutível a participação do técnico Giba nesta nova fase do Fortaleza. Gradualmente ele foi processando as mudanças e já agora começa a colher os frutos. Está claro que ainda falta muito para chegar à produção ideal, mas está a caminho. É o que importa.
É gol!Marcelo Nicácio está numa fase excepcional. Tudo dá certo para ele. Até mesmo quando a bola se mostra mais para o adversário, termina sobrando para ele. Nos três recentes jogos do Fortaleza, ele fez a diferença nas finalizações. E vai encostando na artilharia da ´B´ nacional.
Sem exageroO Fortaleza está otimista e com razão. Afinal, já são três vitórias seguidas. Tem o reforço de Cristian e, segundo Renan Vieira, vem mais. Mas é preciso deixar os elogios na medida certa, sem exagero, para que não se passe a falsa idéia de que o time está no ponto. Para pensar na Série A terá de melhorar bastante ainda.
EleiçãoO luta pela sucessão na FCF tende a ficar cada vez mais quente. A disputa nos bastidores se intensifica. Votos contados e recontados. O ´tapetão´ também entra como ingrediente para criar novas expectativas. Só espero que tudo transcorra num clima de decência e respeito recíprocos. Sem piadinhas...
Clássico
Se houver vitória do Ceará sábado diante do Campinense, o clássico com o Fortaleza terá Castelão lotado. O tricolor já fez sua parte, empolgando a galera leonina com três triunfos consecutivos. Agora cabe ao Vozão manter o entusiasmo da torcida alvinegra.
VelocidadeAlex Gaibu tem como característica impor ritmo de jogo mais forte, veloz mesmo. Isso é bom, pois o futebol moderno exige a presença de jogadores assim. Mas Alex, desde que chegou a Porangabuçu, tem alternado boas e más apresentações. Hora, pois, de entrar e manter o padrão para cima.
PolêmicaAndrezinho, que fez bela campanha pelo Horizonte, tem as preferências de PC Gusmão. Realmente Andrezinho tem valor. Mas há quem entenda que Boiadeiro é melhor. Assunto polêmico. Em questionamento o cruzamento nem sempre preciso do ala Boiadeiro.
FirmeNo Ceará, firme como uma rocha é Michel. Pode haver variação de padrão em todos os setores, comprometimento de alas, deslize de goleiro, falha de ´a´ ou de ´b´, mas Michel permanece intocável porque mantém produção consistente, inabalável. Incrível regularidade.
Brasil
Hoje tem Brasil x África do Sul. Em 1996, houve fato hilariante. O primeiro tempo terminou com 2 a 0 para a África do Sul. Aí seu treinador, Clive Barker (escocês), comemorou os gols africanos, imitando um aviãozinho bem na frente do banco da Canarinho. Zagalo não gostou.
Brasil IINa fase final, Zagalo fez entrar Zé Elias, que fechou a defesa. O Brasil virou para 3 a 2. Após o gol de Bebeto, o da vitória, Zagalo, na frente do banco da Seleção da África do Sul, onde estava o técnico Clive, passou também a imitar um aviãozinho, acompanhado de Américo Faria e de outros da delegação. (Dados de Airton Fontenele).
"Se Maradona diz que a porta está aberta, tenho de buscar uma chave."Júlio Grondona, sobre a volta de Riquelme à Seleção Argentina
Presidente da AFA