Terceira vitória
O Fortaleza tentará logo mais a sua terceira vitória consecutiva na Série B nacional. Se assim for, terá recuperado seis pontos do total que perdeu em casa no vacilante início de sua participação. O Leão marcou sete gols nos dois últimos jogos: Marcelo Nicácio (3), Luiz Carlos (2), Sílvio (1) e Eusébio (1). Uma média animadora para quem busca recuperação. Verdade que Luiz Carlos está fora do jogo de hoje, mas, mesmo assim, o desempenho do ataque com a presença de Wanderley correspondeu plenamente. A preocupação de todos resiste na meia-cancha que ainda passa por alguns senões. O mais visível: a falta de marcação forte. Isso vem preocupando. E muito. A defesa, que tem seu desempenho questionado, encontra álibi exatamente na ausência de melhor proteção na frente da área. Daí a razão da vulnerabilidade. Nesta parte reside a cobrança da torcida. E toda a atenção do técnico Giba.
AdversárioO Ipatinga, adversário tricolor hoje, é teoricamente bem superior ao Campinense/PB. É o sétimo colocado com 11 pontos. Se ganhar hoje, chegará ao G-4 com 14 pontos. Por aí se vê como está equilibrada a disputa pelas quatro primeiras posições.
OnzePonte Preta, Ipatinga, Duque de Caxias, Bahia e Portuguesa estão com onze pontos, todos com três vitórias, dois empates e duas derrotas. O índice de aproveitamento é de 52,4%. Logo mais, o América/RN pega a Ponte Preta. O G-4 poderá sofrer boas alterações hoje.
Justificação
Jailson teve estréia discreta pelo Fortaleza. E não poderia ser diferente. Agora, no segundo jogo que faz, possivelmente mostrará avanços. Mas a formação de um juízo definitivo sobre a real condição do jogador no momento somente será possível com mais alguns jogos.
Exame
A atuação oscilante de Alexandre Fávaro em Campina Grande levantou os primeiros questionamentos sobre o afastamento de Douglas, que foi barrado no time titular do Fortaleza. Pelo menos até agora, nada justificou a troca de goleiros. Fávaro tem a seu favor a experiência. Mas isso não é tudo.
TítuloLimoeiro do Norte ganhou com mérito a segundona cearense. Lá há bom estádio, o Bandeirão. Tudo, portanto, para fazer belo trabalho em 2010. Basta se organizar. Limoeiro tem tradição no futebol como, não raro, prova com fotos no Recordando o jornalista Meton Maia e Silva. Projeção para a Região do Jaguaribe.
Contratações
Na medida em que alguns vão saindo (Ciel, André Neles, Henrique, Branquinho), o Ceará vai contratando. Aí está Jorge Henrique, que promete corresponder às expectativas. Queira Deus. Aliás, a respeito de contratações, quem indicou os quatro que foram embora?
PrejuízoNo futebol cearense não sei quem banca as idas e vindas de tanta gente que não dá certo. E no final fica por isso mesmo. Sem nenhum proveito, gastaram muito dinheiro com passagens e hospedagem para os quatro do Ceará que agora deixaram o clube. Pode?
MetaSe Evandro Leitão souber usar os espaços na mídia para conscientizar o torcedor alvinegro a marcar presença com mais de 20 mil pessoas no Castelão, certamente terá resposta positiva. Tudo dependerá da estratégia. Aquele peça genial, criada pela Mota Comunicação para o Ceará, sensibiliza muito.
Notas & notasOs detratores de Dunga estão de boca fechada. Até mesmo os mais mordazes tiveram de se curvar após a goleada sobre a Itália. /// A Fórmula-1 é mais máquina que braço. Em 2008, Hamilton e Massa. Este ano, Buton e Barrichello. Varia de acordo com o avanço da máquina.
OraçõesHoje, às 18h30, no Santuário de N. S. Auxiliadora, anexo ao Colégio Juvenal de Carvalho (próximo ao Estádio Carlos de Alencar Pinto), missa de 7º dia pela alma de Tiquinho, inesquecível herói do tetra do Ceará (1975/76/77/78). Família alvinegra em orações pelo atleta que gravou seu nome história do clube.
Em forma
Pronto para retornar aos gramados o astro cearense, Bechara. Profissional de elevado padrão técnico, cracão mesmo, Bechara aí aparece ao lado de seu personal treining, Humberto Barroso, um dos responsáveis por sua total recuperação. Quem também teve participação direta na recuperação do jogador foi o fisioterapeuta Paulo, do Fortaleza.
"Se eles estão em crise, nós não temos nada a ver com isso".Felipe, após a vitória sobre o São Paulo
Goleiro do Corinthians