Matéria-648137

Fragilidade

O Campinense, adversário do Fortaleza hoje, tem revelado fragilidade em todos os níveis. Perdeu cinco jogos dos seis que disputou. E duas dessas derrotas aconteceram em Campina Grande, local da partida de logo mais. O time é lanterna da competição. Portanto, vulnerável. Isso não quer dizer, porém, certeza de vitória do Fortaleza. Este, para conseguir mais um triunfo, terá de alcançar aplicação crescente, ou seja, melhor que a jogo passado, quando ganhou a sua primeira partida na competição (3 a 2 no Juventude). As circunstâncias são favoráveis ao Leão, embora o tricolor tenha apenas um ponto a mais que o adversário. Oportunidade para o Fortaleza buscar lá fora três dos pontos que deixou escapulir no Castelão. Numa análise comparativa, a formação cearense é melhor que a atual do Campinense. Mas nada de subestimar o adversário que, no desespero, entra como franco atirador. Aí reside o perigo...

Estréia

Jailson, lateral-esquerdo contratado pelo Fortaleza, topou estrear sem a necessidade de mais treinamentos com os companheiros de equipe. Demonstrou muita confiança ao aceitar esse desafio. Poucos jogadores arriscam cartadas assim. Boa sorte.

Conversa

Claro que a decisão de Jailson não veio por acaso. Houve troca de informações entre ele e o treinador. O convencimento recíproco aconteceu após explicações de parte a parte. Agora é esperar na prática o resultado da produção dele em campo. A conferir, pois.

Ataque

Wanderley e Marcelo Nicácio. O primeiro é veloz e não raro assinala gols. Movimenta-se bem e sabe criar embaraços para a defesa adversária. Marcelo Nicácio é especialista na finalização. Sabe fazer gols com muita competência. Com ele, o poder de fogo do Leão é um; sem ele, fica bastante reduzido.

Problemas

Do time base do Campinense (Fabiano; Márcio Paraíba, Cléber e Márcio Bahia; Ivan (Émerson), Charles, Henrique, Rodrigo Broa (Almir) e Fernandes (Giuliano); Fábio Júnior e Tiago Cavalcante) conheço bem Broa, Giuliano e Fábio Júnior), conheço poucos. O técnico Argel Fucks tem tido trabalho, tentando arrumar a casa.

Tempo

Ceará somente voltará a jogar no dia 27, sábado próximo. PC Gusmão com bom tempo para ajustar a equipe. Um dos objetivos: tornar a retaguarda tão eficiente na tarefa de defender quanto o foi na surpreendente missão de atacar.

Em alta

O prestígio de Erivelton e Fabrício junto à torcida cresceu em razão da vitória que os dois construíram diante do São Caetano. Agora precisam corrigir as falhas que fizeram o alvinegro padecer alguns gols fáceis. Mais uma vez chamo atenção para o jogo aéreo, onde as indecisões estão mais frequentes.

Questão

Hoje e amanhã a definição dos semifinalistas da Copa das Confederações. No Grupo A, Espanha (classificada). Com chances para a segunda vaga estão África do Sul (4 pontos) e Iraque (1 ponto).

Consciente

No Grupo B, o Brasil (6 pontos) precisa apenas de um empate com a Itália para garantir a vaga. De olho na segunda vaga estão Itália (3 pontos) e Egito (3 pontos). Os Estados Unidos estão desclassificados. O Egito é a grande surpresa da competição. Bateu nos atuais campeões do mundo e perdeu do Brasil com gol de pênalti.

Pequeno risco

O Brasil pode ficar fora da final. Se Itália e Egito ganharem, ficarão com seis pontos e igual número de vitórias. Saldo de gols definirá. De 1938 a 2009, as seleções principais de Brasil e Itália enfrentaram-se 13 vezes (6 vitórias do Brasil, 5 derrotas e 2 empates). Dados de Airton Fontenele.