Matéria-647836

Segunda vitória

Fortaleza confiante na segunda vitória. Motivo simples: com o triunfo sobre o Juventude/RS (3 a 2), desapareceu a pressão psicológica. Novo astral tomou conta do grupo. O técnico Giba segue na filosofia de mudar apenas o essencial. Caso do retorno de Neto, que saíra por punição. No mais, Marcelo Nicácio ao lado de Wanderley, enquanto Luiz Carlos busca plena recuperação. É por aí. Eusébio, na minha avaliação, é um jogador admirável, pelo empenho (combate e apóia), além de, não raro, de longa distância bater forte no gol. Portanto, uma opção a mais nas conclusões a partir da linha intermediária. Alexandre Fávaro segue no gol, não por demérito de Douglas, que continua tão bom quanto antes, mas pela maior experiência do atual titular. No Campinense, próximo adversário do Fortaleza, o técnico Argel Fucks tenta corrigir a defesa de seu time, a pior da competição (15 gols sofridos).

Defesas

A propósito, a defesa do Fortaleza também tem falhado muito. É a segunda mais vazada da Série B. Sofreu 14 gols. Portanto, apenas um gol a menos que a do Campinense, a pior do certame. Outras defesas vulneráveis são as do ABC, Ceará e Juventude (12 gols).

Explicação

Ontem, no programa do Belmino (TV Diário), Jailson falou de sua atual condição física. Está no ponto para estrear pelo Leão. Diferente dos que aqui chegam e pedem 15 dias para entrar em forma. Gosto de profissional assim, que se cuida, e que está sempre pronto para começar.

Assistência

Fabrício e Erivelton foram os responsáveis pela primeira vitória do Ceará. Erivelton, destaque da partida, além do gol que marcou, fez a assistência no gol de Fabrício. Síntese: os dois estiveram muito bem no apoio. Resta agora corrigir as indecisões na retaguarda, onde atuam. Daqui um aviso: atenção especial no jogo aéreo.

Cruzamento

Gostei da atuação do ala Boiadeiro contra o São Caetano. Fundamental seu apoio pela direita. Mas ele precisa aperfeiçoar os cruzamentos que ainda não estão saindo na medida. Basta um pouco mais de treinamento e atenção. Não creio seja tão difícil corrigir essa parte.

Privilégio

O técnico PC Gusmão terá a oportunidade de estudar, de camarote, os dois próximos adversários alvinegros: Campinense e Fortaleza. Estudará e anotará os pontos vulneráveis de cada equipe. O Ceará enfrentará o Campinense no dia 27/06 e o Fortaleza no dia 04/07.

Ausência

Independente do substituto, a ausência de Geraldo será sentida no próximo jogo do Ceará. Não de hoje Geraldo tem sido fundamental no setor de criação, não apenas pelas situações favoráveis que cria, mas pelo domínio de bola. Quando necessário, ele sabe segurar o jogo.

Questão

Limoeiro largou na frente na decisão da segunda divisão cearense. Mas a vitória por 2 a 0 sobre o Crato, apesar da vantagem obtida, não garante nada ainda. Vai pegar fogo o jogo de volta no Estádio Mirandão, no Crato, amanhã, dia 20.

Sem cansaço

Goleada do Brasil (3 a 0) nos Estados Unidos apagou a má impressão que ficara na apertada vitória sobre o Egito. Desta vez, sem o pretexto do cansaço, tudo correu bem, com bela apresentação. Vitória construída sem problemas, desde o início da partida. O detratores do técnico Dunga tiveram de engolir seco.

Lição

Vejam só como a experiência no futebol tem sua importância. Quando em 2008 o jogo estava 3 a 0 para o Corintihians e Enilton fez o gol do Sport no Pacaembu, o atacante Carlinhos Bala disse à imprensa paulista que o gol de Enilton tinha sido o gol do título.

Lição II

A imprensa paulista levou na gozação a declaração de Carlinhos Bala. Resultado: em Recife, no jogo de volta e decisivo da Copa do Brasil, o Sport aplicou 2 a 0 no Corinthians e foi mesmo o gol que Enilton marcara no Pacaembu o que fez a diferença e deu o título ao Sport. Agora, a frase do rodapé de hoje diz tudo.

"Se a gente marcar um gol lá, eles precisarão fazer quatro."
Mano Menezes, sobre a vantagem no jogo com o Inter no Beira-Rio
Técnico do Corinthians