Matéria-644898

Solidariedade sempre

Fazia tempo o esporte não registrava emoção tão diferente quanto a experimentada ontem no Ginásio Paulo Sarasate. Mais que um jogo de futsal, uma festa. Mais que uma festa, amor ao próximo. Solidariedade total às vítimas das enchentes. O time da TV Diário ganhou do Planet Globe (estrelas da tv, Carlos Bonow, Kadu Moliterno, Heitor Martinez, Nicola Siri, Thierry Figueira, Jorge Pontual, Max Viana, Caio Castro, Márcio Kieling, Cláudio Heinrich, Tico Santa Cruz e o técnico Gaúcho) por 5 a 2 . Os artistas visitantes mostraram muito talento com a bola. São bons. Alem disso, simpáticos e acessíveis. Um ato perfeito pela acolhida do público e pela interação de todos. O apoio dado pela Assembléia Legislativa, Fecomércio, Coelce, Prefeituras Municipais de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú e Governo do Estado do Ceará também revelou o sentimento de irmandade que a todos uniu em torno do ideal de servir.

Vanguarda

Com o êxito da Torcida Solidária, a TV Diário confirmou sua vocação para estar na vanguarda dos interesses do Estado do Ceará. Jamais peca pela omissão. Vai e faz. É para os cearenses a TV de todos os momentos. Seu diretor, Roberto Moreira, feliz da vida.

Craques da TV

O time da TV Diário foi composto por funcionários (David, Lima Júnior, Tony Nunes, Wellignton Nunes, João Inácio) e convidados: Manoel Tobias, Gera, Fagner, Luiz Gastão, Marquinhos, Carlos Eduardo, Tim Gomes, Guilherme, Chico Pessoa. Belmino contundido não jogou.

Pontos

Polêmica gerei, quando disse que o Fortaleza perdera seis pontos em casa (derrotas para Guarani e Brasiliense), enquanto o Ceará perdera quatro (derrota para o Vasco e empate com Figueirense). Até errei se disse que o Ceará perdeu um ponto no empate com o Figueirense. Na verdade, o Ceará deixou de ganhar dois pontos, pois faturou um.

Afirmação

Hoje continuo afirmando que o Leão perdeu em casa apenas seis pontos (duas derrotas citadas). Já no empate com o Duque de Caxias, o Fortaleza não perdeu dois pontos, apenas deixou de ganhá-los dos três disponíveis. Mas respeito as opiniões contrárias.

Explico

Se cada jogo vale três pontos, como é que pode, em caso de empate, cada time ganhar um ponto e perder dois. Nesse caso, a partida teria de valer seis pontos e não três, como manda o regulamento. O time deixar de ganhar pontos é diferente de perdê-los. Penso assim.

Débito

Outro argumento: para um time ganhar pontos, o adversário terá de perdê-los. Assim, quando um time vence, a equipe derrotada entrega ao adversário vencedor os três pontos disponíveis. Daí o débito que fica. Já num empate, os times deixam de faturar dois dos três pontos disponíveis, mas não os entregam ao adversário.

Questão

Sei que o argumento por mim levantado é confuso. E pode até estar errado. Mas quis com isso provar que não cuido de favorecer a nenhuma equipe nas opiniões aqui expostas.

Consciente

Tenho da linha de raciocínio ora exposta. Entendo que o Fortaleza terá de buscar lá fora os seis pontos que em casa perdeu. O Ceará terá de buscar lá fora dois pontos. Motivo simples: aqui perdeu três para o Vasco, mas como ganhou um ponto fora ( em Caixas), tem débito de dois pontos em casa.

Avaliação

De Gilson Roberto A. de Oliveira (Itaperi): ´Visando às disputas da Série B do Brasileirão, os Nossos dirigentes querem se basear na qualidades de nossas equipes e nos seus respectivos desempenhos no Campeonato Cearense. Taí o que estamos vendo: um verdadeiro papelão´.

Preparação

Vejam bem: o certame estadual, se bem aproveitado, poderia servir de base para a montagem de ótimas equipes. Problema é que só depois do ´estadual´ os times contratam reforços. E aí já pegam a Série B começando. Como, da noite para o dia, não se ajusta um time, o desarranjo fica feito. E tome prejuízo.

"Só sairia do Flamengo se a proposta fosse boa para o clube e para mim."
Ronaldo Angelim
Zagueiro do Flamengo