Matéria-643633

Panorama

Surpresa tem sido o Guarani/SP, único com 100% de aproveitamento na ´ B´. /// O Vasco apresenta a desculpa de ter pedido a invencibilidade porque poupou jogadores para a decisão que terá hoje diante do Corinthians em busca de vaga na final da Copa do Brasil. /// Fortaleza tem de resgatar fora os seis pontos que em casa perdeu (2 x 4 Guarani e 2 x 3 Brasiliense). /// O resgate do Ceará será menor, pois em casa perdeu três pontos (0 x 2 Vasco e 2 x 2 Figueirense), mas, como ganhou um ponto fora (2 a 2 Juventude), a dívida alvinegra é de dois pontos. Se ganhar em Goiânia, o Ceará terá neutralizado os pontos perdidos em casa e ficará com um ponto de saldo fora. /// O último classificado para a atual Série A (quarto da Série B 2008) foi o Barueri, com 63 pontos. ///Na ´B´ atual, o Ceará tem dois pontos; o Fortaleza, zero. Se o índice se assemelhar ao de 2008, terão de ganhar mais de 60 pontos para sonhar com a ascensão.

Referência

O presidente do Ceará, Evandro Leitão, afirmou ontem na TV Diário que o objetivo do Ceará é dar ainda a volta por cima e chegar à Série A no final do ano. Mas disse que igualmente importante é o exemplar modelo de gerenciamento ora adotado.

Diversificação

Evandro chamou atenção para o atual controle das finanças do clube, onde há total transparência. Também destacou o engajamento da torcida no programa sócio-torcedor, além das atividades paralelas, todas de grande apelo popular e social, dentro e fora do clube.

Embolou

Faltam três rodadas para o término do hexagonal que apontará os três classificados para a primeira divisão cearense em 2010. A rodada de hoje pega fogo: Uniclinic x Maracanã, Limoeiro x Tiradentes, Crato x Guarani. Teoricamente Guarani (13 pontos) e Limoeiro (12) estão com a mão na vaga. Mas Tiradentes (11), Uniclinic (11) e Crato (10) têm também boas chances.

Paredão

Adilson teve a paciência necessária para retomar a condição de titular. Agora terá de provar que o ´banco´ foi útil para ele, que vinha alternando defesas monumentais com deslizes em gols fáceis.

Reflexão

Quanto a Bonan, entendo ter sido escalado num momento inadequado, sob forte pressão. Se ele tivesse entrado num jogo de menor responsabilidade, certamente teria encontrado condições favoráveis para se firmar. Alem disso, não houve como evitar a comparação com Adilson. Isso foi ruim.

Atenção redobrada

Sempre elogiei o ala Neto (ex-Itapipoca), hoje no Fortaleza. Mas vale adverti-lo: mais atenção no combate dentro da área, visando a evitar pênaltis. Cometeu dois em dois jogos seguidos.

Surpresa

Estranhei a debandada de diretores do Ferroviário contrários à gestão do presidente Paulo Wagner, acusado de ser concentrador. Os dirigentes corais sempre me pareceram voltados para a paz. Daí a minha surpresa.

Artistas famosos

Domingo, às 16 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, o ´Futebol Solidário´ contará com artistas famosos da televisão brasileira: Thierry Filgueira, Carlos Bonow, Kadu Moliterno, Heitor Martinez, Nicola Siri, Jorge Pontual, Max Viana, Caio Castro, Tico Santa Cruz e Márcio Kieling. No time cearense, Fagner, Manoel Tobias, Gera, Falcão e Sebastião Belmino, dentre outros. Entrada: dois quilos de alimentos não perecíveis.

Fiscalização

Engana-se quem pensa que a fiscalização dos gastos com a Copa 2014 ficará nas mãos de raposas brasileiras. Os ´velhinhos´ da Fifa são passados na casca do alho. A auditoria vem de fora. E não permitirá falcatruas. Não confundir com as obras inacabadas que pululam por aqui.

Copa 2014

O deputado federal, Chico Lopes, analisa a Copa como instrumento para incrementar visitas também após o evento: ´Vamos agora lutar pelas verbas, pelos investimentos, para que os visitantes tenham uma boa impressão do Estado do Ceará e se sintam estimulados a retornar, independentemente da Copa do Mundo´.

Recordando

1980. Jockey Clube Cearense. A partir da esquerda: Marcelo, Ernaninho, J. Aurélio montado no cavalo Cartaz, Barreirinha, Paulinho Benevides, Hugo Porto (hoje com 94 anos de idade e de bem com a vida) e o radialista Paiva Filho. Bons tempos do Jockey Club há 19 anos, época do glamour nas tardes de clássicas corridas.

"Quero ser a número 1, por isso fico tanto tempo na quadra."
Caroline Wozniacki, citada na Veja por disputar todos os torneios
Tenista dinamarquesa