Matéria-643135

Meio século depois

Em 1958, então menino com 11 anos de idade, acompanhei pelo rádio a Copa do Mundo realizada na Suécia. Tudo muito distante. Os narradores Pedro Luís e Edson Leite deram um baile. Não havia cobertura pela tv. O Brasil ganhou o título. Marcou 5 a 2 na Suécia na grande final. Em 1990, cobri a Copa da Itália. O que era tão distante ficou tão perto, bem à minha frente. Lá encontrei Pedro Luís, narrador que encantara a minha infância em 1958. Nem acreditei. Agora, vejo a minha querida cidade de Fortaleza escolhida como subsede da Copa do Mundo 2014. O que parecia impossível vai acontecer. Finalmente a Copa do Mundo, saída dos meus devaneios de 1958, passando pela realidade das quatro que cobri (Itália, 19990; Estados Unidos, 1994; França, 1998; e Alemanha, 2006), vem bater à minha porta. E vem trazendo promessas de progresso. E vem certamente para fazer Fortaleza mais bela.

Documentário

Agora em junho vai fazer 51 anos daquela Copa de 1958. Uma Copa sem transmissão pela tv para o Brasil. Justo meio século depois, Fortaleza ganha as páginas dos jornais e tvs do Brasil e do mundo. A ´Loira Desposada pelo Sol´ ganha novo status. Privilégio de apenas mais onze.

Estrutura

Passada a euforia da confirmação da cidade de Fortaleza, vamos agora pensar nos desafios de obras que necessariamente terão de ser construídas. O metrô, há anos emperrado, receberá impulso acentuado. Sairá para nova realidade com ramais para o Castelão.

Ligação

Nas cidades que conheci como sede ou subsede de Copas do Mundo (Itália, Estados Unidos, França e Alemanha), sempre havia um sistema de transporte, com metrô especial deixando a torcida nas proximidades dos estádios. Faz parte das exigências da Fifa. Os mais eficientes que vi foram os da Alemanha e da França.

Segurança

Na Itália, vi batedores de carteira. Em Milão, grupo de ciganos atacou o companheiro Carlos Fred. Depois, eu mesmo fui alvo da ação de gente assim. Com um detalhe: eles não matam nem ferem: mas levam seus objetos. Na França, vi assalto no metrô de Paris. Na Alemanha não vi ações desse tipo. Segurança nota 10 só na Alemanha. Modelo a seguir.

Bloqueio

Nos países que sediaram Copas do Mundo, vi uma espécie de isolamento das áreas onde estão os estádios. Com um raio de aproximadamente dois ou três quilômetros é montado um ´cinturão´ de segurança em toda a área. A partir daí há monitoramento aéreo e terrestre perfeito.

Educação

Exemplar o comportamento da torcida por onde andei. Nos estádios, nada de papel no chão. Poltronas flexíveis. Banheiros cheirosos antes, durante e depois da partida, limpos como se não tivessem sido usados. Disciplina na hora de entrar e sair do estádio. Da mesma forma, durante todo o jogo.

Resposta

As gangues terão de ser extintas aqui. Com elas, será impossível se promover Copa do Mundo. É bom lembrar que a confirmação de uma cidade não quer dizer que está esteja definitivamente garantida. Para confirmá-la, será preciso provar que todos os itens exigidos pela Fifa serão cumpridos. Esta parte de segurança merecerá atenção especial aqui. Depredação de ônibus será inadmissível.

Primazia

Juciê Cunha mostrou ao vivo, pela TV Diário, direto das Bahamas, a reunião na qual a Fifa confirmou as 12 cidades brasileiras que sediarão a Copa 20014. Com um detalhe: foi o primeiro a mostrar imagens do evento para o Brasil. Parabéns.



"Hoje não é o fim, mas apenas um começo."

Ricardo Teixeira
Presidente da CBF