Período de observaçõesHoje e amanha, haverá a complementação da quarta rodada da Série B. Aos cearenses resta a contemplação, pois já cumpriram seus programas nesta parte. E, por sinal, não foram bem. Agora terão uma pequena pausa, pois somente voltarão a intervir no dia 05 de junho, sexta-feira da próxima semana. Até lá, muito trabalho e observações para Giba e PC Gusmão. Coincidência é que amanhã Duque de Caxias, próximo adversário do Fortaleza, e Vila Nova, próximo adversário do Ceará, estarão se enfrentando no Estádio Giulite Coutinho em Mesquita. Síntese: PC Gusmão e Giba atentos ao mesmo jogo, mas com objetivos bem diferentes: Giba de olho no Duque; PC de olho no Vila. O Duque ganhou dois jogos e perdeu um; o Vila ganhou um, perdeu um e empatou o outro. Portanto, ambos estão longe das campanha de Vasco da Gama e Guarani que estão com 100% de aproveitamento. A conferir.
O DuqueO novato Duque de Caxias, tem Vinícius; Oziel, Eduardo Teles (Juninho), Santiago e Paulo Rodrigues; Silva, Thiaguinho, Bruno Moreno, Clayton e Geovani (Leandro Cruz); Edivaldo (Thiago Santos). Técnico Rodney Gonçalves. Time desconhecido, mas cuidado com ele.
O VilaComo ocorreu cos times daqui, o Vila Nova também teve problemas com treinador. Contratou Vágner Benazzi, que, quase sem tempo de conhecer o grupo, teve de estrear na rodada passada. E o fez com vitória apertada (1 a 0) sobre o São Caetano no Serra Dourada.
OportunidadeSó depois da estréia, Benazzi teve oportunidade de conhecer para valer o grupo. Avaliou titulares e reservas em treinos específicos para o jogo de amanhã com o Duque e, na seqüência, de olho no jogo diante do Ceará.
FormaçãoA base do Vila é Juninho; Thiago Carvalho, Edson Borges e Leonardo; Osmar (Dida), Cocito, Otacílio, Marcel (Pachola) e Canindé; Willian (Marco Aurélio) e Vanderlei. Nada de especial. Mas tem tradição de sempre complicar o Ceará. Hora de o Vozão acabar com os espantos.
TV Diário é showDomingo, a partir de 15 horas, a TV Diário transmitirá ao vivo, direto das Bahamas, a reunião da Fifa que indicará as cidades brasileiras escolhidas para sediar jogos da Copa 2014. O repórter Juciê Cunha está nas Bahamas e já amanha (sábado) mostrará nos programas do Canal 22 um panorama antecipado do evento. No domingo, Belmino comandará mesa-redonda, antes e depois da confirmação.
Liderança
A rodada de hoje (Guarani/SP x Bragantino/SP e Atlético/GO x Ponte Preta/SP) pode apontar um novo líder da Série B. Se o Guarani ganhar ou empatar, será o líder. Mas, se o Bragantino ganhar por diferença de cinco gols, líder será.
Lei secaNo trânsito, a chamada Lei Seca é rigorosa. Pelo menos é essa a idéia que se tem até agora. No futebol, não. Alguns são execrados; outros são perdoados. Tudo depende das circunstâncias. Mas futebol é assim mesmo. Desde quando ingressei no rádio em 1965 acompanho coisas assim...
Três vagas
Faltando quatro rodadas para terminar a segundona fase da segunda divisão cearense, Limoeiro (12 pontos), Tiradentes (11) e Uniclinic (11) estão bem perto do retorno à elite em 2010. Mas o Guarani de Juazeiro, com 10 pontos, ainda tem ótimas chances. Certame pega fogo neste afunilamento.
Vantagem
Na Copa do Brasil, empate de 1 a 1 na casa do adversário no jogo de ida é boa vantagem, pois basta um empate de 0 a 0 no jogo de volta para garantir a vaga. Mas isso pode ser ledo engano. Certo está o técnico Mano Menezes, do Corinthians, quando expôs pensamento assim.
MarcaçãoMuitas vezes, a falta de melhor percepção transfere para a zaga e também para o goleiro um problema que fica um pouco mais na frente, ou seja, no combate ao adversário na intermediária. Se não houver marcação forte e eficiente na entrada da área, os jogadores de trás não raro são atirados à feras.
RecordandoDécada de 70. Jogadores do Ferroviário na Barra do Ceará. A partir da esquerda: o uruguaio Ramirez (sim, aquele que saiu correndo atrás do Rivelino em pleno Maracanã, querendo agredir o brasileiro), Valdecir, Ado (goleiro reserva de Félix, tricampeão mundial no México pelo Brasil em 1970), e um não identificado. (Acervo de Elcias Ferreira).
"Contratar acima de três treinadores por ano não faz time".
Gavillan
Engenheiro e ex-jogador de futebol