Matéria-642072

Assombro

Pânico geral: medo de cair para a Série C. Será o fim do futebol cearense. Cedo para desespero? Pelo contrário: é tarde. Deveríamos ter visto isso antes, ou seja, que os times tinham padrão estadual. Ainda há tempo para evitar a desgraça. Há tempo, sim, mas a recuperação terá de ser imediata, urgente, anteontem. Giba, PC Gusmão, socorro! Não lembro de ter visto um começo cearense tão pífio desde que se criou o Campeonato Brasileiro nas diversas categorias. Quatro rodadas sem vitória. Quatro rodadas com seis derrotas e dois empates. O Fortaleza zerado. O Ceará com magros dois pontos. As perspectivas não são animadoras. Dirão, talvez, que estou sendo um ´pregoeiro do pessimismo´, segundo velha colocação do ex-presidente José Sarney. Dirão também que estou à moda Regina Duarte, ou seja, ´com medo´. Tudo bem. Estou, sim, sendo realista. E dando o alerta, antes que seja tarde.

Lembrete

Luís Torquato me liga de Sobral e diz que a arbitragem lá fora está fazendo com os cearenses (Ceará prejudicado na Bahia e o Fortaleza prejudicado em Natal) o que a arbitragem daqui faz com o Guarany de Sobral no certame estadual. De certa forma, pelo que houve no ´estadual 2009´, o Torquato tem lá sua razões.

Gols

Preto tem marcado os gols do Ceará. É possível que, nos próximos jogos, mude para melhor o índice de aproveitamento das conclusões alvinegras. O que mais vem preocupando a torcida é o elevado número de gols perdidos. Enquanto o Ceará perde as chances, os adversários vão lá e conferem. Foi assim com o Vasco, assim com o Figueirense.

Ausência sentida

Sem Michel, o Ceará revelou sua vulnerabilidade no combate a partir da meia-cancha. Rafael Lima, do Figueirense, saiu para o ataque antes da linha intermediária de seu próprio time. E livre conduziu a bola até na frente da área do Ceará. Daí para o gol de Rafael Coelho. E não apareceu ninguém do Vozão para matar a jogada.

Absurdos

Revi os erros das arbitragens dos jogos Bahia x Ceará e ABC x Fortaleza. Nada de colocar nos árbitros a culpa do insucesso. Tudo bem. Mas os nossos representantes devem formalizar seus protestos junto à CBF, visando a evitar novos absurdos. Arbitragem também rebaixa.

Objetivo

Lamentável a contusão de Arlindo Maracanã, justo quando melhor vinha sendo seu desempenho no Ceará. Arlindo me parecia mais solto, mais consciente de suas múltiplas e variadas funções, bem diferente de sua primeira passagem aqui, quando preso à função de ala na direita.

Verdão

Bom o time do Icasa, que começou a Série C nacional, ganhando do Confiança em Sergipe: Aloísio, Tiago, Alan, Everaldo, Marcus Vinicius, Ricardo Baiano, Guto, Jeferson (Júnior Xuxa), Panda, Marciano (Dodó) e Pantico (Janeudo). Não entendo como o Verdão foi rebaixado aqui. No ´estadual´ faltou Flávio Araújo.

Ao vivo

Juciê Cunha e Paulo César Norões seguem hoje para Bahamas. Domingo, dia 31, farão a cobertura do anúncio das cidades brasileiras indicadas pela Fifa para os jogos da Copa do Mundo 2014. Juciê fará a reportagem ao vivo para a TV Diário. PC Norões, para os demais veículos do Sistema Verdes Mares.

Gols

Mesmo ainda fora de sua melhor condição, Luiz Carlos segue marcando gols. Se acelerar a retomada, perdendo os quilos que terá de perder, não tenho dúvida de que cumprirá bem sua missão de goleador. Mas, para tanto, terá de redobrar os esforços, visando a alcançar no menor espaço de tempo possível a condição física ideal.