ApreensãoOs próximos jogos dos cearenses serão de extrema importância para indicar caminhos. O início tem sido de apreensão. Há fortes sinais de equilíbrio, máxime no alto da tabela. Basta ver que o Vasco venceu todos os jogos que fez e, mesmo assim, está fora do G-4. É incrível. Há cinco times com 100% de aproveitamento. Não lembro de ter visto início de Série B tão renhido quando o deste ano. Não quero acreditar que a competição permaneça nesse patamar elevado, mas é bom que os times da parte baixa da tabela cuidem logo de acionar os esquemas de reação. Pela tabela, até a sétima rodada, o Ceará pegará Bahia, Figueirense, Vila Nova, Paraná e São Caetano. Os adversários do Fortaleza serão Brasiliense, ABC, Duque de Caxias, Juventude e Campinense. Teoricamente (apenas teoricamente mesmo), alguns adversários menos complicados para o Leão. Mas nada de pensar em situações fáceis.
SaídaZé Teodoro deixa o Ceará. O convite do Juventude chegou na hora certa para ele. A situação do Zé no alvinegro estava complicada. O time não vinha ganhando. Um tropeço diante do Bahia azedaria tudo. A rigor, a passagem inesquecível do treinador pelo Vozão foi em 2006 quando, com um time inferior ao do Fortaleza, ganhou o título estadual sobre o maior rival. A saída agora acabou sendo boa para o técnico e para o Ceará. E tudo começará outra vez. Melhor assim.
Ídolo sempreHá alguns dias publiquei fotos do inesquecível Zé Milton (Zé1000ton), o Pelé do Futebol de Salão. Zé Milton morreu moço demais. Foi ídolo nos times, na Seleção Cearense e na Seleção Brasileira. Com isso toquei o coração de dona Cyra, mãe dele. Ela me enviou uma carta. Fiquei emocionado. A seguir transcrevo-a na íntegra por traduzir um grande sentimento materno.
Coração de mãe
De dona Cyra Montezuma da Cunha: ´Prezado Tom Barros, são passados trinta e três anos e a dor que dilacera o coração de uma mãe que perdeu seu filho, o inesquecível Zé1000ton, não arrefece. É Cruel! O conforto que me traz um pouco de alívio é que, em sua rápida passagem pela Terra, soube fazer amigos como você, Sílvio Carlos e muitos outros que não o esquecem. Isso refrigera e gratifica a minha alma. Mas... onde você conseguiu as fotos que ilustram suas matérias no Diário do Nordeste? Cordialmente, Cyra Montezuma da Cunha.
PosiçõesLamento que Arlindo Maracanã tenha sentido contusão exatamente quando estava experimentando ótimo momento no Ceará. Acho Arlindo melhor quando joga sem posição fixa, com liberdade de ação. Na ala direita, Boiadeiro ainda é o melhor no Ceará.
Voluntarioso
Luiz Carlos tem a seu favor a imensa vontade de jogar. Jamais poderá ser acusado de fazer corpo mole. Pelo contrário, Luiz sempre luta para estar entre os titulares do Leão. Com efeito, isso é bom. Se atuar de forma mais amiúde, rapidamente voltará ao peso ideal.
ÚtilRinaldo, que deu títulos ao Fortaleza, é visto todos os dias fazendo ´cooper´ na Av. Beira-Mar. Não sei a razão por que os times daqui não têm interesse nesse atacante, que é profissional sério, dedicado. Rinaldo está com 32 anos. E pode ser muito útil num certame de longa duração como a Série B. Com tanta gente perdendo gol, Rinaldo merece uma oportunidade.
MaratonaCresce o interesse dos cearenses pelas maratonas. Aí estão os corredores cearenses, Rogério Franco, Cristiano Ponte e Luciano Almeida, que representarão o Ceará na 26ª Maratona de Porto Alegre, domingo próximo. Eles treinaram duro para encarar os 42,195 km da prova. Os três são profissionais de áreas diversas, atletas amadores que por amor se dedicam à corrida em busca de saúde e bem-estar.