Recado diretoAs vitórias do Vasco sobre Icasa (4 a 1), Brasiliense (1 a 0) e Vitória (4 a 0) são recado direto ao Ceará, que o enfrentará amanhã. Foram nove gols em três jogos, média de três por partida. Diante do Brasilense, um triunfo apertado com produção regular; diante do Vitória, uma produção convincente que animou a torcida cruzmaltina. O Ceará terá condições de ganhar do Vasco? Numa análise realista, respondo que é possível, mas terá de cercar-se de determinados cuidados. Não poderá dar espaços a Léo Lima, Pimpão e Elton. O técnico Dorival Júnior sabe explorar isso muito bem. Quero acreditar que o alvinegro cearense, se guardar o modelo que aplicou em Caxias do Sul, poderá alcançar êxito na missão diante dos cariocas. Em outras palavras: não se expor demais, mas sempre acionando os mecanismos de ataque. Síntese: respeitando o adversário, mas também se dando a respeito.
TitularMarcelo Bonan soube, com muita dignidade, permanecer no ´banco´, aguardando o momento para alcançar a condição de titular. Bonan jamais se rebelou contra a situação, mesmo quando Adilson experimentou momentos delicados. Belo exemplo profissional.
ReservaAgora é a vez de Adilson aceitar pacificamente e com hombridade a condição de segundo goleiro da equipe. Isso não é desdouro senão circunstância comum no futebol. O ´Paredão´ terá agora de dedicar-se aos treinamentos à espera de uma nova oportunidade.
AusênciaCarlos Alberto, um dos principais jogadores do Vasco, fora do jogo contra o Ceará. Ele sentiu fortes dores no jogo contra o Vitória. Melhor para o Ceará, pois Carlos Alberto é o homem que melhor desempenho vem tendo na meia-cancha vascaína. Desfalque que certamente será muito sentido pelo visitante.
AlteraçõesO time do Ceará, que estreou na Série B, deve mudar apenas no que for necessário. Adilson, por motivos explicados, cedeu seu posto. No mais, é manter a formação, que atuou em Caxias. Preto e Wellington Amorim produziram bem, mas a entrada de Misael permitiu melhor movimentação na frente. Decisão com Teodoro.
CritérioA utilização dos novos contratados somente será feita mediante gradual encaixamento. Zé Teodoro pode evitar precipitações. Tem a base. A partir daí, mandará a campo quem melhor estiver. Mesmo critério usado para a substituição de Adilson.
ResultadoJá vi de tudo quando o assunto é demissão de treinador. Todo mundo sabe que, no Brasil, os resultados determinam ou não a permanência dos técnicos: ganhou fica; não ganhou, sai. Não acho isso correto, mas lamentavelmente a mentalidade aqui é essa.
EpisódiosNo futebol cearense há episódios pitorecos nas demissões de técnicos. Houve treinador demitido quando a bordo de um avião. Um outro soube de sua demissão quando num táxi ouvia rádio ao lado do motorista. Certo treinador comandou seu time, sem saber que na arquibancada do estádio já estava seu substituto.
Meteoro
O técnico de passagem mais meteórica que conheci foi Amauri Knevitz no Fortaleza. Ele nem teve tempo de começar a trabalhar e logo foi mandado embora. ´Não vou colocar no currículo minha passagem pelo Fortaleza´, disse ele.
ContestaçõesMirandinha, mesmo tendo conquistado o tri, jamais teve a seu favor a unanimidade da torcida e de parte da diretoria do Leão. Mas eu sou admirador do Miranda pelo trabalho sério que realiza. Tem suas teimosias como todo treinador tem. E por isso mesmo muitas vezes contestado.
Pressão
Verdade é que os próximos resultados definirão a permanência ou não de Miranda no Fortaleza. Um insucesso diante do Brasiliense já tornará a situação insustentável. São as voltas que rapidamente o mundo do futebol dá. As glórias do título de tricampeão não estão conseguido dar estabilidade ao vitorioso treinador.
"Não vejo motivos para preservar jogadores contra o Ceará".
Dorival Júnior
Técnico do Vasco