Órbita do poderDentro de 23 dias será feito o anúncio das cidades brasileiras que serão subsedes na Copa do Mundo de 2014. O anúncio deveria ter sido feito no dia 20 de março em Zurique na Suíça. Mas, após ponderações em vista dos relatórios recebidos, transferiram para as Bahamas o anúncio oficial, quando do encontro do comitê executivo da Fifa no dia 30 de maio. Apesar de não ter havido manifestação oficial da CBF e da Fifa, cinco cidades estão confirmadas como sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. E outras quatro praticamente garantidas: Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. Mas uma coisa é anúncio oficial; outra bem diferente é especulação, ainda que gerada nos bastidores das entidades oficiais. Ora, ínfima é a linha que espera a decisão definitiva e a especulação, máxime quando esta é passada por homens que ficam na órbita do poder internacional do futebol. Logo...
Notas & notas
Não comentei os jogos da Copa do Brasil porque o ´Caderno´ fechou mais cedo. /// O Ferroviário foi o time que mais soube aproveitar as ofertas de clubes de outros estados para negociar seus jogadores. /// Ferrão não pode perder de vista sua missão na Série D.
Destino
Jogadores que atuaram este ano pelo Guarany de Sobral e que têm qualificação para disputar a Série B nacional: Elielton, Vantuir, Leto, Clodoaldo, Didi Cearense, Jessuí e Jefferson. Sem esquecer também a importância de Oliveira Lopes, competente treinador.
ObjetivoApós perder o título estadual 2009, só há uma maneira de a diretoria alvinegra fazer a torcida esquecer a perda que teve para o Fortaleza: subir para a Série A no Campeonato Brasileiro. A Série B já começa sábado para o alvinegro. Missão bem mais difícil que ganhar o título cearense.
AdversáriosOs adversários que o Vozão terá pela frente provam o que foi dito: Juventus, Vasco, Bahia, Figueirense, Vila Nova/GO, Paraná, São Caetano, Campinense, Fortaleza, ABC, Brasiliense, Portuguesa, Duque de Caxias/RS, Ipatinga/MG, Bragantino, Atlético/GO, Guarani/SP, Ponte Preta e América/RN.
ElencoJá se vê que a diferença técnica entre o ´estadual´ e Série B nacional é muito grande, tanto na duração do certame quanto na qualidade dos competidores. No ´estadual´ é possível trabalhar com elenco reduzido. Na ´B´ necessariamente o elenco terá de ser bem maior porque maiores as exigências.
AnáliseO Ceará contratou mais de um time (Andrezinho, Henrique, Marcel, João Marcos, Jardel, Careca, Reinaldo, Luizinho, Marcelo Brás, Branquinho, Wellignton Amorim, Preto e André). Impossível analisar agora. Não raro, desconhecidos ´explodem´. Portanto, correto mesmo é esperar para formar um juízo seguro sobre o novo grupo.
QualidadeCostumo dar certo tempo. Só a partir do terceiro jogo será possível se ter uma idéia sobre a qualidade dos novatos do Ceará. Isso na medida em que o Zé Teodoro for promovendo as estréias. Antes será temerário emitir opinião.
ContribuiçãoAchei correta a decisão de manter Adilson, Bonan, Fabrício, Erivelton, Vidal, Chicão, Sérgio Alves, Michel, Gaibu, Heleno, Alberto, Misael, Geraldo e Maracanã. São jogadores que poderão dar importante contribuição na luta pela ascensão.
MaisHeleno e Alberto poderão oferecer muito mais do que mostraram no Campeonato Cearense. Verdade que contratempos dificultaram o trabalho deles. Caso de Alberto com sua contusão. Mas, como a Série B é longa, ambos terão todo o tempo do mundo para mostrar serviço.
AgradecimentoMeus companheiros Neno Cavalcante, Sílvio Carlos e Belmino emocionaram-me. As referências elogiosas ao meu trabalho na narração e cobertura do clássico que decidiu o Campeonato Cearense 2009 deixaram-me muito feliz e com a sensação do dever cumprido. Agradeço de coração. Responsabilidade que aumenta.
"Nós conquistamos a Jules Rimet e eu espero que o Brasil conquiste essa taça também".
Pelé, sobre a Taça da Copa do Mundo Fifa
Tricampeão mundial pelo Brasil