Matéria-636415

Órbita do poder

Dentro de 23 dias será feito o anúncio das cidades brasileiras que serão subsedes na Copa do Mundo de 2014. O anúncio deveria ter sido feito no dia 20 de março em Zurique na Suíça. Mas, após ponderações em vista dos relatórios recebidos, transferiram para as Bahamas o anúncio oficial, quando do encontro do comitê executivo da Fifa no dia 30 de maio. Apesar de não ter havido manifestação oficial da CBF e da Fifa, cinco cidades estão confirmadas como sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. E outras quatro praticamente garantidas: Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. Mas uma coisa é anúncio oficial; outra bem diferente é especulação, ainda que gerada nos bastidores das entidades oficiais. Ora, ínfima é a linha que espera a decisão definitiva e a especulação, máxime quando esta é passada por homens que ficam na órbita do poder internacional do futebol. Logo...

Notas & notas

Não comentei os jogos da Copa do Brasil porque o ´Caderno´ fechou mais cedo. /// O Ferroviário foi o time que mais soube aproveitar as ofertas de clubes de outros estados para negociar seus jogadores. /// Ferrão não pode perder de vista sua missão na Série D.

Destino

Jogadores que atuaram este ano pelo Guarany de Sobral e que têm qualificação para disputar a Série B nacional: Elielton, Vantuir, Leto, Clodoaldo, Didi Cearense, Jessuí e Jefferson. Sem esquecer também a importância de Oliveira Lopes, competente treinador.

Objetivo

Após perder o título estadual 2009, só há uma maneira de a diretoria alvinegra fazer a torcida esquecer a perda que teve para o Fortaleza: subir para a Série A no Campeonato Brasileiro. A Série B já começa sábado para o alvinegro. Missão bem mais difícil que ganhar o título cearense.

Adversários

Os adversários que o Vozão terá pela frente provam o que foi dito: Juventus, Vasco, Bahia, Figueirense, Vila Nova/GO, Paraná, São Caetano, Campinense, Fortaleza, ABC, Brasiliense, Portuguesa, Duque de Caxias/RS, Ipatinga/MG, Bragantino, Atlético/GO, Guarani/SP, Ponte Preta e América/RN.

Elenco

Já se vê que a diferença técnica entre o ´estadual´ e Série B nacional é muito grande, tanto na duração do certame quanto na qualidade dos competidores. No ´estadual´ é possível trabalhar com elenco reduzido. Na ´B´ necessariamente o elenco terá de ser bem maior porque maiores as exigências.

Análise

O Ceará contratou mais de um time (Andrezinho, Henrique, Marcel, João Marcos, Jardel, Careca, Reinaldo, Luizinho, Marcelo Brás, Branquinho, Wellignton Amorim, Preto e André). Impossível analisar agora. Não raro, desconhecidos ´explodem´. Portanto, correto mesmo é esperar para formar um juízo seguro sobre o novo grupo.

Qualidade

Costumo dar certo tempo. Só a partir do terceiro jogo será possível se ter uma idéia sobre a qualidade dos novatos do Ceará. Isso na medida em que o Zé Teodoro for promovendo as estréias. Antes será temerário emitir opinião.

Contribuição

Achei correta a decisão de manter Adilson, Bonan, Fabrício, Erivelton, Vidal, Chicão, Sérgio Alves, Michel, Gaibu, Heleno, Alberto, Misael, Geraldo e Maracanã. São jogadores que poderão dar importante contribuição na luta pela ascensão.

Mais

Heleno e Alberto poderão oferecer muito mais do que mostraram no Campeonato Cearense. Verdade que contratempos dificultaram o trabalho deles. Caso de Alberto com sua contusão. Mas, como a Série B é longa, ambos terão todo o tempo do mundo para mostrar serviço.

Agradecimento

Meus companheiros Neno Cavalcante, Sílvio Carlos e Belmino emocionaram-me. As referências elogiosas ao meu trabalho na narração e cobertura do clássico que decidiu o Campeonato Cearense 2009 deixaram-me muito feliz e com a sensação do dever cumprido. Agradeço de coração. Responsabilidade que aumenta.

"Nós conquistamos a Jules Rimet e eu espero que o Brasil conquiste essa taça também".

Pelé, sobre a Taça da Copa do Mundo Fifa
Tricampeão mundial pelo Brasil