Matéria-636171

Dois tricampeões

Entrega recíproca das faixas. Festa de um lado, festa do outro. Isso até antes de começar a partida. Depois, quando a bola rolar, Fortaleza e Flamengo cuidarão de suas responsabilidades na Copa do Brasil. No primeiro jogo, deu empate. Mas ali tanto Flamengo quanto Fortaleza estavam de olho também na competição estadual, que acabaram ganhando no domingo. Agora a concentração total e exclusiva será nessa disputa nacional. Equilíbrio à vista. O empate de 0 a 0 em Volta Redonda obriga o Leão a ganhar o jogo caso não queira ir para as disputas de pênaltis. Ao Flamengo bastará empate com gols. Jogadores que fazem a diferença no visitante: Ronaldo Angelim, Léo Moura e Kleberson. Jogadores que fazem a diferença no Leão: Coutinho, Bismarck, Marcelo Nicácio. Cuidado maior do tricolor: não sofrer gol, pois aí terá de fazer dois. Complicará demais. É a Copa do Brasil com suas peculiaridades

Cearenses

No tricampeão do Flamengo 1953/54/55, no elenco do time carioca estava Babá, cearense que hoje mora em Caucaia. No Flamengo, tri de agora (2007/08/09), Ronaldo Angelim, que nasceu em São Paulo, mas teve toda a sua infância em Juazeiro do Norte.

Injustiçado

Ronaldo Angelim é um dos mais injustiçados jogadores do futebol brasileiro. Jamais teve seu nome lembrado pelos técnicos da Canarinho. Mas teve seu nome lembrado por Ronaldo Fenômeno, que o considerou um dos melhores do zagueiros que ele já viu em ação.

Diferença

Na decisão do tricampeonato carioca de 1955, diante do América, cerca de 140 mil torcedores foram ao Maracanã. Na decisão de domingo passado diante do Botafogo o público pagante foi de 78.393 pagantes. Hoje, o Castelão será pequeno para abrigar o imenso público que lá estará.

Desafio

Vi o estrago que os vândalos fizeram, depredando ônibus após o jogo de domingo no Castelão. Por mais que a Polícia Militar tente evitar a ação desses marginais, eles desafiam as autoridades. Fica difícil mesmo combatê-los, pois atacam de surpresa em pontos e locais imprevisíveis. Incrível.

Treinador

Parabéns ao ex-goleiro Salvino, treinador de goleiros do Fortaleza. Por ele passaram com destaque Getúlio Vargas, Tiago Cardoso e agora Douglas. Os três foram destaque, principalmente Tiago e Douglas. Espero que todos reconheçam a importância de Salvino nas suas vidas profissionais.

Contratações

O Ceará mira a Série B. Evandro Leitão supera o revés sofrido e só pensa agora na classificação do Ceará para a Série A. As contratações estão aí. Mais de um time. Somente quando a bola rolar será possível uma opinião segura, até por necessidade de observar o momento do jogador.

Escola

Juventude, no Rio Grande do Sul, será o primeiro desafio do Ceará na Série B. A escola gaúcha, de forte marcação, servirá como experiência inicial para o Vozão cuidar de seus ajustes. Esta parte o Zé Teodoro conhece muito bem, pois, como jogador e como técnico, muitas vezes já enfrentou os gaúchos.

Verdão

Juazeiro recebe o Vasco da Gama. Diferente do Fortaleza, o Icasa ficará com a vaga caso haja empate sem gols. Placar de 1 a 1 levará a decisão para os pênaltis. Empate a partir de 2 a 2 classifica o Vasco.

Margem

A vantagem do Verdão do Cariri é significativa. Além de jogar em casa, no Romeirão, nem precisa ganhar o jogo. Desafio é saber administrar a situação. A propósito, é bom Zé Teodoro examinar a produção vascaína, pois no sábado, dia 16, o Ceará já receberá o Vasco no Castelão.

Onde anda

Gostaria se saber onde anda Vilma Maria, que foi a primeira repórter esportiva do Estado do Ceará. Trabalhou comigo na Rádio Dragão do Mar em 1969. Depois, ela trabalhou na TVE (TV Educativa), hoje TV Ceará - Canal 5. Vilma fazia reportagens nos clubes e nos estádios. Depois dela, veio a Marilena Lima.

"Deus me proporcionou sair do futebol com a mesma alegria que eu comecei".
Fábio Luciano, confirmando o encerramento de sua carreira
Zagueiro, ex-capitão do Flamengo