Indefinição
Tudo começou no dia 10 de janeiro. Após pouco mais de três meses, aí estão Fortaleza e Ceará. Decidem o título estadual como nos velhos tempos. No primeiro turno, o Ceará terminou líder da fase classificatória com 18 pontos. E ganhou o turno numa disputa com o Ferroviário. No segundo turno, o Fortaleza terminou líder a fase classificatória com 19 pontos. E ganhou o título do turno final, superando o Guarany de Sobral. No confronto direto em 2009, o Ceará ganhou mais. São três vitórias alvinegras, uma vitória do Leão e um empate. Mas a única vitória do Fortaleza teve significado maior, pois na primeira partida da decisão do título estadual, fato que o colocou com a vantagem do empate no jogo de amanhã. Não é tudo, mas tem seu significa, pois o tricolor terá margem para trabalhar. A história recomenda prudência. Não há título decidido antecipadamente entre alvinegros e tricolores. Logo...
AcomodaçãoO Ceará ganhou o primeiro turno com todos os méritos. Foi realmente melhor que os concorrentes. Mas, por mais paradoxal que pareça, não avançou para um estágio melhor após o título. Passou por problemas e tentou contornar com o retorno de Zé Teodoro.
O contrárioO Fortaleza assumiu atitude aposta à do seu rival. Contratou reforços e conseguiu fazer crescer a produção do grupo. Ganhou com mérito o segundo turno e abriu vantagem para o jogo de amanhã. Vem num ritmo de sucessos no ´estadual´ e na Copa do Brasil.
Incógnita
Os fatores analisadas nem sempre pesam na decisão. Esta assume característica própria, de acordo com o andamento do jogo. Por isso Mirandinha disse: ´Não ganhamos nada´. Por isso Teodoro disse: ´É possível contornar a desvantagem na próxima partida´. Tudo é possível.
ArbitragemPaulo César de Oliveira apita a decisão cearense. Mais um ´Fifa´. Que não invente nem complique. A propósito, na decisão da Série B 2002 - Criciúma 4 x 1 Fortaleza, este PC fez uma das piores arbitragens que já vi. Hora, pois, de apagar tanta coisa ruim. Que desta vez ele seja feliz.
SegurançaA torcida sairá do estádio, uma de cada vez. Primeiro a torcida do perdedor. Quarenta minutos depois, a torcida do campeão. A PM fará o acompanhamento. Modelo pode até não resolver todas as questões, mas reduzirá bastante as possibilidades de confronto. Gostei da estratégia.
ProntoFerruccio Feitosa, Secretário de Esportes do Estado, garante que o Estádio Castelão está pronto para receber o grande público de amanhã. Pronto em todos os sentidos, máxime com relação ao apoio que será dado ao torcedor. Ferruccio quer o torcedor tendo conforto nessa praça esportiva.
QuestãoÉ bom frisar que, agora em maio, o Castelão poderá ser confirmado como palco de jogos da Copa 2014. E o tratamento dado aos torcedores numa Copa é de extrema cordialidade e atenção. Então é bom mesmo ir exercitando logo agora.
Verdão esperança
Pelo que vi do jogo em São Januário, o Icasa tem todas as condições de, na próxima quarta-feira, dia 06 de maio, às 19hs30min, ganhar a vaga para a etapa seguinte da Copa do Brasil. Certamente será uma partida tão difícil quanto a realizada no Rio. Não há jogo fácil contra time carioca.
PrejudicadoRevi o lance do pênalti cometido em Gilberto pelo lateral do Vasco. Pênalti escandaloso a favor do Icasa. Mas o árbitro Wagner Reway, mesmo estando próximo ao lance, não marcou. Reawy é do Mato Grosso. Fez a média dele com os cariocas. Estes árbitros...
IncrívelNão entendo como o Icasa conseguiu ser rebaixado no futebol cearense. É algo inacreditável. O Verdão tem encarado com desenvoltura times do futebol paulista, carioca e segipano. Já tem a vantagem do empate de 0 a 0 no jogo de volta com o Vasco. Mas sucumbiu diante de times modestos daqui mesmo. Pode?
"Para quem vê Ceará x Fortaleza desde 1963, nada me causa estranheza em resultados".
Sérgio Castelo Branco Pinheiro
Colaborador