Preocupações alvinegrasEnquanto o Fortaleza cumpria sua programação pela Copa do Brasil, o Ceará cuidava das atenções especiais que tem dado à decisão do Campeonato Cearense 2009. De domingo a domingo, uma semana para o alvinegro superar problemas. Um deles: a pouca produção de Geraldo, jogador fundamental nas incursões ao ataque. Se houver marcação forte em cima de Geraldo, como fazer para criar alternativas? Há quem diga que Arlindo Maracanã poderá ser o nome ideal para, com liberdade, trabalhar na faixa próxima a Geraldo, fato que facilitaria a ação de ambos. Faz sentido. Quanto a anotações sobre o desempenho do Fortaleza no Rio, podem não ter grande valia. As situações são diferentes, inclusive com relação ao propósito de cada equipe. Em Volta Redonda o jogo não decidia nada; domingo estará em jogo um título estadual. Preocupações alvinegras procedem. Afinal, na primeira partida o time deixou muito a desejar.
Autoconfiança
O moral do Fortaleza cresceu ainda mais depois do empate com o Flamengo no Rio de Janeiro. Sabe lá o que é encarar um time que está na decisão carioca com o Botafogo... O Fortaleza encarou. E fortaleceu sua autoconfiança para a decisão diante do Ceará.
CondiçãoSe o Fortaleza faturar o tri estadual no domingo, a entrega de faixas deverá acontecer exatamente no jogo diante do Flamengo na quarta-feira. Calculem o público no Castelão. Renda para encher os cofres do Pici. Se o Fortaleza perder o tri, a retração será normal.
FinalizaçãoSe as oportunidades perdidas por Obina tivessem sido oferecidas a Marcelo Nicácio, certamente uma ou duas o atacante do Fortaleza teria deixado nas redes. Nicácio teve apenas uma chance (não como as que Obina teve) e quase assinalou o gol. Obina está mal nas conclusões.
SucessãoO goleiro Douglas, do Fortaleza, vai gradualmente conseguindo estabelecer seu nome como um dos bons. Jogou bem contra o Flamengo no Rio, onde se comportou de forma segura. Agora cuida de corrigir a maneira de sair do gol, situação onde vez por outra ainda vacila. De Getúlio Vargas a Tiago Cardoso, de Tiago Cardoso a Douglas, uma bem feita linha de sucessão.
MistérioTreinos secretos. O técnico Zé Teodoro optou por esconder a preparação alvinegra já agora na reta final. Será que isso faz sentido? Creio que não. Mas respeito muito a decisão do treinador. Ele é que está na linha de fogo.
SimulaçãoMesmo sem ter a oportunidade de ver o modelo tático a ser adotado por Zé Teodoro, não é tão difícil estabelecer uma simulação para examinar como o Ceará poderá surgir em campo domingo próximo. Basta ver as variações que o próprio Zé usou durante o primeiro turno, conquistado pelo Vozão.
NovidadeNa conquista do primeiro turno, o Ceará não tinha ainda o concurso de Arlindo Maracanã. Aí reside talvez a única diferença. Mesmo assim não é de todo surpresa, pois a maneira de Arlindo atuar é bastante conhecida, já pelo tempo que tem no futebol cearense.
Tudo prontoO secretário de Esporte, Ferrucio Feitosa, assegura que já na manhã do clássico todos os equipamentos do Castelão estarão à disposição. A ordem é dar conforto ao torcedor. Bilheterias, elevadores, portas de acesso, porteiros instruídos, tudo funcionando bem cedo.
O tempo passa
Hoje faz 15 anos da morte do inesquecível Ayrton Senna. Morreu em 1994, aos 34 anos, quando liderava o GP de Ímola e seu carro bateu na curva Tamburello. Herói brasileiro. Lançou a semente para a criação do Instituto Ayrton Senna, que hoje atende jovens em todo o Brasil.
Números
Durante uma década, Ayrton Senna bateu todos os recordes da época: 161 corridas, 3 títulos mundiais, 80 pódios, 41 vitórias, 65 pole-position e 614 pontos. Dados enviados pela fã incondicional, Elizabeth Fontenele, que diz: ´Senna viverá sempre em nossos corações como o eterno Ayrton Senna do Brasil. Valeu, Senna!´
"Eu sou apenas uma peça da engrenagem".
Ayrton Senna, após estréia na Fórmula-1 no Brasil em 1984
Saudoso tricampeão mundial de Fórmula-1