Árbitros e TVHá muito defendo o uso das imagens de tv para tirar dúvidas das arbitragens na hora do jogo. Mas a Fifa resiste. Não admite mudanças. Temos de tolerar absurdos. Agora mesmo taí o Eugênio Simon brigando com a imagem. Ele garante que foi pênalti. A imagem mostra que não foi. Pode? Pior ainda fez o hoje comentarista de tv Oscar Roberto de Godói. Ele não marcou visível pênalti a favor do Ceará no último minuto da decisão da Copa do Brasil de 1994 diante do Grêmio em Porto Alegre. O jogo estava Grêmio 1 a 0. Se o Ceará empatasse seria campeão. Godói fez que não viu. Há algum tempo, no programa de tv do qual Godói é integrante, mostraram o lance. Todos na mesa disseram que foi pênalti. Só o Godói continuou dizendo que não foi. Enquanto houver teimosos como Godói e Simon e conservadores na Fifa jamais as imagens da tv serão usadas para tirar dúvidas. Pior para os times. Pior para o torcedor.
IngressosReclamações muitas sobre a interferência de cambistas já no primeiro jogo decisivo. Claro que para a decisão de domingo próximo não deverá ser diferente. É impossível extinguir do futebol a figura do cambista. Vi isso em plena Copa do Mundo na França. Incrível.
AdvertênciaPoliciamento posto em prática no primeiro jogo da decisão foi bom. Neutralizou pontos perigosos perto dos terminais. Como domingo próximo será a decisão mesmo, os ânimos da torcida certamente estarão mais agitados. Isso exigirá maior cuidado por parte da PM.
Campeonato 2009Os cronistas esportivos poderão voltar até 17 horas de hoje na escolha dos melhores de 2009. A entrega do Troféu Verdes Mares acontecerá no dia 4 de maio. Para votar basta acessar www.verdesmares.com.br/craque. De posse do login e da senha, cada cronista terá direito de votar uma única vez.
Destaques
No certame estadual, cito alguns destaques: Marcelo Nicácio. Chegou e logo artilheiro. Para mim, Nicácio é o nome do campeonato. Diego, do Ferroviário, também brilhou. O mesmo digo de Boiadeiro, melhor ala. Bom Carlos Alberto, do Maranguape (vice-artilheiro).
Outros nomesBismarck, revelação. Conseguiu sua afirmação em 2009. /// Michel, regularidade pura. /// Antonio Menezes e Erivelton formariam zaga ideal. Leto e Elielton (Guarany) cresceram na reta final do certame./// Vantuir vinha sendo o melhor goleiro, mas falhou muito na decisão da vaga. /// Optei por Jefferson, do Ferrão.
RelâmpagoHouve jogadores que se destacaram apenas em parte do campeonato. Caso por exemplo de Denilson, do Boa Viagem. De repente, o homem surgiu tomando conta de tudo, dando show de bola. Incrível. /// Guto, do Fortaleza, fez apresentações limitadas. Mas, quando desencabulou, brilhou intensamente. /// Bambam poderia ter produzido mais.
Desequilíbrio
Outro que não brilhou tanto no campeonato, mas de certa época para cá vem desequilibrando mesmo é Wanderley. Foi assim diante do Paraná. Foi assim diante do Guarany de Sobral. Foi assim diante do Ceará.
RecuperaçãoO Icasa está bem na Copa do Brasil. Recompôs a imagem vitoriosa exatamente nesta competição nacional. Hoje, diante do Vasco em São Januário, pode alcançar bom resultado. Basta não se intimidar e jogar como o fez fora de casa diante da Portuguesa e do Confiança.
CampanhaO Verdão do Cariri já aprontou duas surpresas. Na primeira fase da Copa, eliminou nos pênaltis a Portuguesa em pleno Canindé, São Paulo. E, na segunda fase da competição, fez bonito também: ganhou de virada do Confiança dentre de Sergipe. Ótimos resultados.
Sem voltaO Vasco tem feito boa campanha na Copa do Brasil. Nas duas rodadas, não permitiu sequer o jogo de volta. Bateu no Flamengo do Piauí (4 a 1 ) dentro de Teresina e meteu 3 a 0 no Central em Caruaru, Pernambuco. Diferença: o Vasco fez apenas dois jogos; o Icasa fez quatro. Vamos ver o que o Icasa pode aprontar logo mais.