Matéria-634187

Frases simples

De Zé Teodoro: ´Temos chances de reverter essa situação´. De Mirandinha: ´Não ganhamos nada´. Frases simples que resumem o pensamento correto de cada um. As coisas ficaram complicadas para o Ceará. O alvinegro terá de ganhar no tempo normal e ganhar na prorrogação para evitar o tri do Leão. O Fortaleza está melhor, com mais ritmo e opções de banco. Moral do Leão em alta já pelo que vem fazendo na Copa do Brasil e no ´Estadual´. Todas essas coisas, quando realizadas ao mesmo tempo, dão mais confiança ao grupo. O Ceará agora terá se superar o negativo impacto da derrota e afastar a idéia de que o período sem jogos oficiais travou o time. Alguém terá de assumir a liderança alvinegra em campo. Papel para Geraldo, que ficou devendo no jogo passado. Por enquanto, como disseram os treinadores: ´Não ganhamos nada e ´Temos chances de reverter essa situação´. Frases simples, que dizem tudo.

Repercussão

Que poderá representar para o Fortaleza o resultado do jogo de amanhã diante do Flamengo em Volta Redonda? Depende. Se uma vitória, aí ninguém segurará o tricolor; se derrota, dependerá do placar e das circunstâncias. Portanto, é esperar para ver.

Desgaste

O Flamengo tem decisão com o Botafogo no domingo. Não terá qualquer vantagem porque houve empate no primeiro jogo (2 a 2). Diante do Fortaleza irá o Mengo para o desgaste ou poupará parte do grupo? Há quem diga que a prioridade será a decisão carioca. Será?

Administração

Quero crer que possa acontecer administração de resultado, ou seja, se houver placar definido, o time que tiver a vantagem (Fortaleza ou Flamengo) cuidará de administrar a situação, poupando jogadores. Não acredito que algum dos times já entre poupando energias.

Goleiros

Adilson realmente não experimenta boa fase. Mas, mesmo com alguns senões, é capaz de a todos surpreender com defesas espetaculares. Muitos críticos entendem que estaria na hora de um ´banco´. Ora amigos, ´banco´ no último jogo não faz sentido. Mereceu ´banco´, mas agora é tarde. Tem que ir com ele mesmo.

Repercussão

A péssima arbitragem de Eugênio Simon no primeiro clássico decisivo cearense teve repercussão nacional. Para quem, como Simon, já foi festejado com um dos melhores do país, deve ter sido constrangedor ver os lances pela tv, máxime o pênalti em que Edu caiu sozinho. Foi cômico.

Eficiência

Há coisas incríveis no futebol. Eusébio no banco. Álvaro em campo. Com a contusão deste ainda no primeiro tempo do jogo com o Ceará, Eusébio entrou e fez bonito: marcou, subiu, batalhou. Correu o campo todo. Ótimo. Mais opção para o Miranda.

Versátil

Opinião quase unânime: escalação de Arlindo Maracanã logo de início no próximo jogo. A princípio, tudo muito fácil. Mas, na prática, não tão fácil assim. No lugar de quem: Gaibu, Chicão, Geraldo ou Vidal? Arlindo é versátil e cabe em qualquer posição.

Sucesso

Um sucesso o depoimento de Vilanova ao Memofut, sábado passado. Presentes Saraiva Júnior, Cristiano Santos, Mozart, Pacoti, Humberto Beviláqua, Eugênio Fonseca, Zé Renato Sátiro, Airton Fontenele, Elizabeth Fontenele e desportistas em geral. Tudo gravado em vídeo. É a memória do futebol.

Fenômeno

Ronaldo Nazário novamente recuperado. Seus gols pelo Corinthians na fase decisiva paulista não deixam dúvida disso. Fenômeno mesmo. Resta saber agora quando Dunga o chamará para outra vez integrar a Seleção Brasileira. Pelo que há mostrado, já, já vestirá a amarelinha...

Braço

Na Fórmula-1 de hoje, vale mais o carro ou o piloto? Pelo visto, o carro. No ano passado, J.Button não tinha a mínima chance, pois os bons eram Lews Hamilton e Massa. Hoje, Button, com carro bom, dá show e lidera. Prefiro o tempo em que o braço decidia mais. Época do notável Jim Clark. Este, sim, ´braço´ puro.

"Não estou surpreso. O Ronaldo sempre foi sinônimo de superação".
Orlando Silva, após ver os gols de Ronaldo Nazário
Ministro do Esporte