Dois na Copa
Velha história do gol fora de casa. Eterna preocupação. Estava tudo bem com 2 a 0 para o Fortaleza sobre o Paraná. Aí, aos 13 minutos do segundo tempo, Danielzinho, no meio de Sílvio e Edson, roubou a bola e diminuiu para 2 a 1. Pronto, mudou o panorama para o jogo de hoje em Curitiba. Empate serve. Mas, se acontecer gol do Leão, aliviará tensões. Wanderley escalado na frente. Ele foi o melhor do Fortaleza na vitória que deu o título do turno ao Leão. Esperança. Já na outra frente da Copa, o Icasa de Juazeiro. Verdão em fase de retomada. É difícil avaliar time em transição. O novo técnico, Flávio Araújo, estreou exatamente no empate com o Confiança, adversário de hoje. O Icasa tem parte do grupo que disputou o ´estadual´ e foi rebaixado: Ari, Joãozinho, Jonas, João Neto, Esquerdinha, Serginho, Léozinho, Isaac, dentre outros. No Confiança, a irrequieta figura do técnico Luís Carlos Cruz. Imprevisível
CoerênciaFaz muito tempo não vejo o Castelão superlotado nos dois anéis. Geralmente, o anel de cima lota, mas ficam muitos claros no anel inferior, mesmo em jogos decisivos. Mas agora, já que os preços dos ingressos não foram majorados, é possível prever uma superlotação de verdade e não a fictícia que preenche apenas um anel.
O técnicoMirandinha foi o melhor técnico do segundo turno, não apenas pela conquista do título tricolor, mas pelo que soube superar. Quando Casemiro Mior foi demitido, restou uma dúvida: Miranda seria ou não efetivado. Houve resistência. Arriscaram nos resultados. Mirandinha topou o desafio. Estabeleceu-se bem. Suportou as pressões. Ajustou o time. Está na decisão.
RespostaMuitos torcedores entendem que treinador não tem o direito de responder as manifestações da torcida. Mirandinha respondeu. Poderia ter evitado. Seria mais prudente. Quero crer que ele avaliará melhor situações semelhantes que possam acontecer.
Lado emocionalÉ preciso também que a torcida entenda uma coisa: treinador é um ser normal como qualquer outro, com todas as reações inerentes ao homem. Não tem coração de ferro nem alma de pedra. Reage e interage. Dependendo da emoção do momento pode responder ou não. Ótimo se conseguir silenciar.
SérioAnalisei bem a declaração do volante Michel, destaque do Ceará. Ele expressou seu otimismo, falando sobre a seriedade com que o Ceará tem se preparado, visando à decisão do título 2009. Falou com tanta convicção que transmitiu à torcida o sentimento de que falta de jogos oficiais será superada pelo trabalho. Bela entrevista.
ConfiançaUm dos motivos da confiança alvinegra decorre do fato de ser exatamente este grupo o mesmo que, sob o comando de Zé Teodoro, foi campeão do primeiro turno. Ora, se conseguiu assim o título do turno, por que então não poderá sacramentá-lo no momento próprio?
GrupoAs ´peças´ vencedoras estão todas lá: Adilson, Boiadeiro, Fabrício, Erivelton, Fábio Vidal, Michel, Chicão, Alex Gaibu, Geraldo, Sérgio Alves, Misael, Alberto, além de Arlindo Maracanã, que veio depois. Um time tão respeitado quanto o do Fortaleza. Superar a falta de ritmo é a missão. O time tem valores. Gente que sabe trabalhar em jogos de decisão.
Artilheiro mesmoMarcelo Nicácio, fora do jogo de hoje, foi a contratação que mais deu retorno. Chegou depois e começou a luta pela artilharia. Hoje já é o líder isolado com 12 gols. E mais: em todos os jogos de definição, lá estava a marca de seu talento. E, quando não jogou, caso de domingo passado, sua ausência foi muito sentida.
RecordandoO Memofut/CE, entidade voltada para a preservação da memória do futebol cearense, ouvirá sábado próximo, dia 25, o ex-jogador e ex-árbitro Luís Vieira Vilanova, um dos mais importantes nomes do futebol cearense. Será a partir de 15h30 no auditório do CPQT (Rua Padre Francisco Pinto, 114, próximo ao PV). Vilanova foi campeão cearense pelo América em 1966 (lateral-esquerdo). Mostrou futebol qualificado no Ferroviário e Santa Cruz de Recife, onde ganhou títulos. Após encerrar a carreira, Vilanova ingressou no quadro de árbitros, onde ganhou o respeito de todos por seu estilo próprio de dirigir com acerto partidas de futebol. Vila é um dos maiores nomes da arbitragem cearense. Os organizadores Cristiano Santos e Saraiva Júnior gravarão vídeo com o Vila e com os demais presentes.
"Se vem resultado positivo, falam que é melhor; se vem negativo, falam que é pior".
Fábio Vidal, sobre as condições físicas do time sem jogos oficiais
Ala do Ceará