Avaliação
Segundo turno terminará amanhã no Castelão. Avaliando o que houve até aqui, podemos dizer que houve momentos de entusiasmo e momentos de retração. Dois times não renderam o esperado: Icasa e Horizonte. Motivo simples: pela brilhante campanha que fizeram em 2008, esperava-se deles melhores desempenhos ainda. Mas ambos tropeçaram na mesma pedra: perderam bons valores e não cuidaram de fazer reposições do mesmo nível. Daí os contratempos que experimentaram. Maranguape brilhou no turno inicial, mas no segundo fraquejou na reta final. Boa Viagem estabeleceu-se como grata surpresa do turno derradeiro, chegando a disputar com o Fortaleza uma vaga na decisão. Time de Danilo Augusto reagiu bem. Guarany e Fortaleza estão aí na briga. E o Ceará, superadas as turbulências, espera seu adversário na decisão do campeonato. Como o alvinegro está ´parado´, teme a falta de ritmo.
NovamenteO Ferroviário mais uma vez deixou frustrada a sua torcida. Houve momentos em que revelou o mais vistoso e criativo futebol dentre os concorrentes. Ernandes, Diego, Guto e Léo Jaime em estado de graça. Graça que sumiu justo na hora da definição. Incrível.
Notas & notasSegundo turno valeu para Denilson, do Boa Viagem. Agora no Fortaleza, Denilson terá a oportunidade de mostrar numa vitrine maior a boa qualidade do seu futebol. /// Não cometei o jogo de ontem, Guarany x Fortaleza, porque o ´Jogada´ fechou antes do término da partida.
AnotaçõesEnquanto o Fortaleza cumpria compromisso em Sobral, o técnico Zé Teodoro certamente cuidou de fazer todas as observações sobre a produção tricolor como, por exemplo, postura tática e suas variações. Aliás, observação já feita também quando o Leão enfrentou o Paraná.
FocoDe momento, a despeito de contratações já realizadas para a Série B do Campeonato Brasileiro, o foco do Ceará está concentrado mesmo na decisão do certame estadual. A ação do superintendente do clube, Castelinho Camurça, contornando delicadas situações, demonstra que Evandro Leitão terá ambiente de paz em Porangabuçu.
QualidadesSer representante do Ceará junto à FCF exige moderação do ocupante do cargo. Mas não confundir isso com pusilanimidade. O representante alvinegro terá de mostrar liderança e posições firmes. É o que a torcida espera de Edmilson Maciel.
SufocoItapipoca e Quixadá padeceram momentos de grande sofreguidão sob a ameaça de rebaixamento. O Ita até que aliviou pouco antes do último jogo, mas o Quixinha quase mata o Valmir Araújo. Escapou, mas só Deus sabe como. O golaço de Lequinha o livrou do rebaixamento.
Mulheres atletasDe Marilene (marilenalima46@hotmail.com): ´Gostaria muito de ver uma matéria sobre o futebol feminino, em especial com as meninas do Fortaleza. Elas estão começando agora e precisam de patrocínio. São umas guerreiras. Por favor, dê essa força para nós, mulheres atletas´. Perfeito.
MensagemDe Carlos Henrique Rodrigues (carlos_lima1964@yahoo.com.br): ´Desde janeiro estou residindo em Brasília-DF. Fiquei triste com a perda do Paulo Rodrigues. Talentos como ele realmente fazem muita falta. Meus pêsames a família´.
HomenagemMeu saudoso amigo de aviação desportiva, piloto Maurocélio, será nome de rua em Sobral. A Rua Maurocélio Rocha Pontes, na Princesa do Norte, vai do Aeroporto ao Derby Club. A colocação das placas terá solenidade dia 21, terça-feira próxima, defronte à Faculdade de Medicina.
Final paulista
Quatro jogadores que disputarão a fase final do Campeonato Paulista atuaram no futebol cearense: Sandro (ex-Ceará) pela Palmeiras; Bosco (ex-Fortaleza) pelo São Paulo; Jorge Henrique (ex-Ceará) pelo Corinthians; e Germano (ex-Ceará) pelo Santos. Há muito o goleiro Bosco merecia essa oportunidades.
"Quando o trabalho é repetitivo, você tem resultado. Venho trabalhando muito finalização".
Rodrigo Pimpão, comentando sua boa fase
Atacante do Vasco da Gama